Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Uma grande parte Mass Effect Andromeda foi desenvolvida em 18 meses

Revelada a história do que aconteceu nos bastidores.

Mass Effect Andromeda era um dos jogos mais aguardados de 2017, mas acabou por ser uma desilusão para os fãs.

Agora, o Kotaku revelou vários problemas no desenvolvimento que levaram a que o jogo não tivesse a qualidade desejado. Ao longo de três meses, o site falou com vários produtores do jogo, que concordaram em revelar o que aconteceu nos bastidores desde que permanecessem anónimos.

Embora a fase de pré-produção tenha sido iniciada em 2013, um dos produtores conta que a maioria do trabalho foi feita 18 meses antes do lançamento, ou seja em menos de dois anos. A ideia inicial para Andromeda era apostar na exploração, um aspecto no qual o primeiro jogo da série falhou.

O conceito passava por explorar centenas de planetas, que seria gerados com base no algoritmo, o mesmo método de No Man's Sky. No papel, o conceito parece excelente, mas implementar uma história da Bioware espalhada por centenas de planetas acabou por ser um desafio. Para além disto, a maioria da equipa não sabia, nem tinha os recursos, para criar mundos de elevada qualidade com base em algoritmo.

Mas este não foi o único obstáculo encontrado pela equipa. Ficou definido que Mass Effect Andromeda seria desenvolvido no Frostbite, o motor de jogo desenvolvido pela DICE, a produtora de Battlefield. Apesar de ser um motor impressionante, não foi criado para jogos como Mass Effect, e portanto, a equipa da Bioware teve que fazer várias alterações ao motor.

Ver no Youtube

Inicialmente o Frostbite não tinha sequer sistemas para gerir os companheiros da vossa. Curiosamente, o motor também não tem um sistema de animação. Mais tarde, um sistema de animação chamado ANT foi adicionado, mas uma das fontes referiu que foi uma correcção feita com "fita-cola" (isto explica os problemas de animação faciais).

A junta ao caos, membros importantes da equipa saíram antes da produção terminar. Casey Hudson saiu da Bioware em 2014 e, pouco depois, Gérard Lehiany, o director incial de Andromeda, também abandonou a produtora. O substituto foi Mac Walters, o escritor de Mass Effect, que quando assumiu a posição, apostou numa nova visão.

Em 2015 o conceito de ter centenas de planetas foi descartado devido às dificuldades técnicas e, inevitavelmente, a escala de Mass Effect Andromeda foi reduzida. No entanto, já nesta fase, o combate, o multijogador e a condução estavam sólidas, aspectos que foram elogiados na versão final de Andromeda.

O resto da história já conhecida. Mass Effect Andromeda foi lançado em Março e foi considerado pela maioria como uma desilusão. Como consequência, a equipa da Bioware Montreal foi reduzida e muitos foram encaminhados para EA Motive. Quanto à série Mass Effect, foi colocada na prateleira.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Mass Effect: Andromeda

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários