Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sony fala sobre a retrocompatibilidade na PS4

Apesar de ser algo muito pedido pelos fãs, companhia acredita que teria pouco uso.

Os fãs da Xbox One estão contentes coma função de retrocompatibilidade que permite jogar títulos da Xbox 360, no entanto, os utilizadores da PlayStation 4 continuam a questionar se esta característica estará disponível na sua consola algum dia. Sobre o assunto Jim Ryan da Sony, comentou que a retrocompatibilidade é muito solicitada, mas pouco utilizada.

"Quando falámos da retrocompatibilidade, posso dizer que é uma dessas características que são muito solicitadas, mas que realmente não se usam muito," comentou Ryan em entrevista com a revista Time. "Isso, e estive recentemente num evento de Gran Turismo, onde tinham os jogos para PS1, PS2, PS3 e PS4, e os jogos para a PS1 e PS2 pareciam antigos, porque é que alguém jogaria a isso?"

De momento a companhia oferece outras opções para poderes jogar aos jogos mais antigos. O PlayStation Now, por exemplo, permite aceder a jogos da PlayStation 3 via streaming. Além disso, alguns clássicos da PlayStation 2 podem ser comprados através da Store da PlayStation 4.

Do lado da Xbox One, é possível jogar a mais de 300 jogos da Xbox 360 através da retrocompatibilidade, ou seja, tens a possibilidade de usar os teus jogos mais antigos na consola. Um catálogo de jogos que já é bastante assinalável.

Durante a E3 2015, quando a Microsoft anunciou o programa de retrocompatibilidade, Shuei Yoshida, presidente da Worldwide Studios e SIE, comentou que esta característica era interessante mas que no entanto não tinham interesse em implementá-la na PlayStation 4.

"A retrocompatibilidade é muito interessante, a tecnologia envolvida para consegui-la deve ser muito desafiante. Esse anúncio não muda nada. Não acredito que mude a nossa perspectiva. A PlayStation 4 não terá retrocompatibilidade," disse Yoshida naquele momento.

Read this next