Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Microsoft não gostava do nome Halo

Jogo esteve quase para ser lançado sem multijogador.

A série Halo podia ter sido um pouco diferente daquilo que conhecemos agora e até podia ter tido outro nome. Através de um especial sobre a história da licença chamada "The Complete Untold History of Halo" que foi publicado no Waypoint, ficámos a conhecer algumas curiosidades sobre esta série que se tornou num ícone para a Microsoft.

O primeiro detalhe é que a Microsoft pensava que o nome Halo não tinha suficiente impacto para ser um sucesso comercial. "Diziam que não significava nada, que tinha que dizer algo às pessoas e que não era uma marca porque não estavas a vender ao público uma tecnologia especial rara, mas sim um jogo onde controlavas super soldados".

No processo a Microsoft chegou a planear vários nomes alternativos que não chegaram a bom porto onde os membros da equipa de desenvolvimento que viveram os começos da série referiram como "disputa constante" que chegou finalmente ao fim quando decidiram acrescentar o subtítulo "Combat Evolved".

"Numa dada altura decidimos aceitar acrescentar um subtítulo. Acreditávamos que era estúpido, mas no final aceitámos. Vieram com isso de Combat Evolved e pensámos que era a coisa mais tonta do mundo. Nem fornecia informação nem dizia nada. Até era gramaticamente estranho," explicaram os entrevistados.

Ver no Youtube

Outra curiosidade sobre a série, é que o Halo original quase que foi lançado no mercado sem o seu popular multijogador, que "esteve prestes a ser cancelado ate ao último momento de desenvolvimento".

Ed Fries, um dos fundadores da Xbox, também sublinhou que no desenvolvimento de Halo 2 viveram um momento especialmente tenso quando a Microsoft quis acelerar o lançamento do jogo apesar da Bungie necessitar de pelo menos mais um ano para terminá-lo.

"Lembro-me de estar numa reunião sobre Halo 2 onde se falou de adiá-lo um ano para oferecer o jogo que queríamos. Chegámos a votar e as opções eram deixar que a Bungie trabalhasse ou que o jogo fosse lançado um ano antes de estar pronto," comentou Fries.

Inicialmente as votações foram mais para a segunda opção, a de acelerar o desenvolvimento, ao que Fries respondeu que se isso acontecesse se demitiria. Esta atitude fez com a Microsoft concedesse mais uns meses ao desenvolvimento do projecto da Bungie que acabou por chegar à primeira Xbox.

Read this next