Everybody's Golf - uma ilha só para o golfe.

Três anos depois do anúncio, as primeiras impressões do teste online.

Anunciado em 2014 como exclusivo para a PlayStation 4, Everybody's Golf tem lançamento previsto para o final do próximo mês de Agosto. Trata-se de uma série já com uma longa história e sedimentação, tanto nas consolas domésticas como portáteis da Sony. Foi por isso com alguma expectativa e interesse que nos debruçamos na beta online que decorreu este fim de semana. A Sony enviou convites para os média, entre os quais o Eurogamer Portugal, uma oportunidade para o primeiro contacto com os relvados limpos e coloridos criados pela Clap Hanz. Ao longo de três dias os servidores sujeitaram-se aos primeiros testes, com resultados positivos, tendo em conta que não sentimos grandes dificuldades na ligação à rede.

A componente multiplayer online é o elemento nuclear desta experiência, aberta a todos os jogadores, através de torneios exclusivamente online. O jogo aproxima-se de forma galopante de um MMO do género golf. Inicialmente, criamos a nossa personagem, elegendo sexo, definindo atributos físicos e escolhendo roupas. As opções são suficientemente elásticas, contemplando múltiplos resultados através de um editor amplo e recheado de coisas que podemos personalizar como relógio, braçadeira para o suor e cor das sapatilhas.

Finda a fase inicial, que essencialmente compreende o editor e a recepção de boas vindas, entramos no jogo propriamente dito, escolhendo um campo onde vão começar a competir. Controlamos a nossa personagem como se estivéssemos num role play. Podemos estabelecer diálogo com os npc's, circular livremente e escolher um trajecto de buracos para começar a competir. Ao mesmo tempo vemos outros jogadores a realizar o mesmo, competindo pelas tabelas de liderança. Podemos começar por ordem, pelo acesso ao primeiro buraco e daí em diante.

1
Muitos modos não estão presentes no teste online.

Estes espaços são suficientemente grandes e bem caracterizados, embora o grau de detalhe não seja muito elevado. É relativamente normal nos mmo's mas esperávamos um pouco mais de produção e arte gráfica. Contudo, em termos de eficácia na conjugação das cores e estética básica, com um estilo e design apelativos, Everybody's Golf não desaponta.

Na versão final haverá muito para fazer, ocupando o tempo até com mais actividades para lá do golfe, como a pesca ou conduzir mesmo um daqueles jeep's quando temos que nos deslocar para um buraco distante. Nesta versão pudemos disputar partidas e participar em torneios em diferentes campos, sendo relevante sublinhar os diferentes items que podemos encontrar se nos dedicarmos à exploração.

Se não forem muito de conversar com outros jogadores ou npc's e o vosso forte for a prática do golfe, o melhor é mesmo começar por um dos buracos, de acordo com um trajecto pré-definido. Ao fim de 9 ou 18 buracos transitam para um torneio, onde competem com outros jogadores num sistema de tabela de liderança, ganhando prémios e objectos, podendo equipar alguns deles.

A prática do golfe é bastante simples e acessível, embora com regras e suficientes elementos a considerar, nomeadamente a força do vento, a inclinação do terreno, os bancos de areia, as zonas de maior vegetação e a inclinação do terreno. Os tacos deverão ser escolhidos em função da força que pretendem imprimir na tacada, tendo em conta a distância até ao buraco. Existem formas de imprimir velocidade e efeitos na bola, mas para isso terão que possuir o equipamento adequado e imprimir uma série de toques no comando em momentos específicos.

A evolução da personagem e do club depende da prestação obtida nos torneios e em provas de preparação. Subindo de nível adquirem capacidade para jogar de forma mais eficiente em torneios de maior dificuldade, recorrendo a melhores técnicas, especialmente ao nível da rotação da bola. O jogo contempla outras opções, como as "turf wars", desafios para duas equipas de oito jogadores, na tentativa de descobrir qual a primeira equipa a realizar o maior número de pontos. Descobrir o mérito e funcionalidade destas e outras opções em pouco mais de dois dias de beta online é um tanto complicado. Preferimos aguardar pela versão final por forma a descobrir que impacto geram num jogo de golfe formado em mundo aberto.

Publicidade

Salta para os comentários (0)

Sobre o Autor

Vítor Alexandre

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (0)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários