Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Everybody's Golf - uma ilha só para o golfe.

Três anos depois do anúncio, as primeiras impressões do teste online.

Anunciado em 2014 como exclusivo para a PlayStation 4, Everybody's Golf tem lançamento previsto para o final do próximo mês de Agosto. Trata-se de uma série já com uma longa história e sedimentação, tanto nas consolas domésticas como portáteis da Sony. Foi por isso com alguma expectativa e interesse que nos debruçamos na beta online que decorreu este fim de semana. A Sony enviou convites para os média, entre os quais o Eurogamer Portugal, uma oportunidade para o primeiro contacto com os relvados limpos e coloridos criados pela Clap Hanz. Ao longo de três dias os servidores sujeitaram-se aos primeiros testes, com resultados positivos, tendo em conta que não sentimos grandes dificuldades na ligação à rede.

A componente multiplayer online é o elemento nuclear desta experiência, aberta a todos os jogadores, através de torneios exclusivamente online. O jogo aproxima-se de forma galopante de um MMO do género golf. Inicialmente, criamos a nossa personagem, elegendo sexo, definindo atributos físicos e escolhendo roupas. As opções são suficientemente elásticas, contemplando múltiplos resultados através de um editor amplo e recheado de coisas que podemos personalizar como relógio, braçadeira para o suor e cor das sapatilhas.

Finda a fase inicial, que essencialmente compreende o editor e a recepção de boas vindas, entramos no jogo propriamente dito, escolhendo um campo onde vão começar a competir. Controlamos a nossa personagem como se estivéssemos num role play. Podemos estabelecer diálogo com os npc's, circular livremente e escolher um trajecto de buracos para começar a competir. Ao mesmo tempo vemos outros jogadores a realizar o mesmo, competindo pelas tabelas de liderança. Podemos começar por ordem, pelo acesso ao primeiro buraco e daí em diante.

Muitos modos não estão presentes no teste online.

Estes espaços são suficientemente grandes e bem caracterizados, embora o grau de detalhe não seja muito elevado. É relativamente normal nos mmo's mas esperávamos um pouco mais de produção e arte gráfica. Contudo, em termos de eficácia na conjugação das cores e estética básica, com um estilo e design apelativos, Everybody's Golf não desaponta.

Na versão final haverá muito para fazer, ocupando o tempo até com mais actividades para lá do golfe, como a pesca ou conduzir mesmo um daqueles jeep's quando temos que nos deslocar para um buraco distante. Nesta versão pudemos disputar partidas e participar em torneios em diferentes campos, sendo relevante sublinhar os diferentes items que podemos encontrar se nos dedicarmos à exploração.

Se não forem muito de conversar com outros jogadores ou npc's e o vosso forte for a prática do golfe, o melhor é mesmo começar por um dos buracos, de acordo com um trajecto pré-definido. Ao fim de 9 ou 18 buracos transitam para um torneio, onde competem com outros jogadores num sistema de tabela de liderança, ganhando prémios e objectos, podendo equipar alguns deles.

Cover image for YouTube videoNEW Everybody's Golf na PlayStation 4 - 1080p Gameplay

A prática do golfe é bastante simples e acessível, embora com regras e suficientes elementos a considerar, nomeadamente a força do vento, a inclinação do terreno, os bancos de areia, as zonas de maior vegetação e a inclinação do terreno. Os tacos deverão ser escolhidos em função da força que pretendem imprimir na tacada, tendo em conta a distância até ao buraco. Existem formas de imprimir velocidade e efeitos na bola, mas para isso terão que possuir o equipamento adequado e imprimir uma série de toques no comando em momentos específicos.

A evolução da personagem e do club depende da prestação obtida nos torneios e em provas de preparação. Subindo de nível adquirem capacidade para jogar de forma mais eficiente em torneios de maior dificuldade, recorrendo a melhores técnicas, especialmente ao nível da rotação da bola. O jogo contempla outras opções, como as "turf wars", desafios para duas equipas de oito jogadores, na tentativa de descobrir qual a primeira equipa a realizar o maior número de pontos. Descobrir o mérito e funcionalidade destas e outras opções em pouco mais de dois dias de beta online é um tanto complicado. Preferimos aguardar pela versão final por forma a descobrir que impacto geram num jogo de golfe formado em mundo aberto.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
PS4
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários