Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Inti Creates destaca a facilidade de programar na Switch

E diz que está quase a par da PlayStation 4.

Recentemente o CEO da Inti creates, Takuya Aizu, participou no evento Tokyo Sandbox e durante a sua conferência revelou alguns detalhes sobre a facilidade de programação na Switch, algo que puseram à prova com a versão de Blaster Master Zero para a nova consola da Nintendo.

Em primeiro, Aizu contou um pouco da história da versão Switch de Blaster Master Zero e da sua primeira abordagem com a programação na nova consola da Nintendo. Ele revelou que na E3 2015 a Sunsoft (produtora original da série Blaster Master) tentou aproximar-se da Nintendo para lançar um jogo da franquia, mas a companhia nipónica não estava interessada. No entanto depois de uma pequena reunião realizada numa zona de comidas, a Inti Creates ofereceu-se para fazer a versão remasterizada de Blaster Master e a Nintendo aceitou.

Foi em Outubro de 2016 que a Inti Creates adquiriu os kits de desenvolvimento da Switch uma vez que estavam interessados em publicar jogos na consola e o projecto de Blaster Master Zero na 3DS já estava a 50%, por isso decidiram que fariam uma adaptação para a nova consola da Nintendo. O trabalho com os kits de desenvolvimento da Switch foi tão rápido que em Dezembro de 2016 já tinham uma versão preliminar do jogo a correr na consola e isso permitiu que fosse um jogo de lançamento no dia 3 de Março de 2017.

Sobre esse tema, Takuya Aizu sublinhou o quão simples foi trabalhar na Switch: "É extremamente fácil desenvolver para a Nintendo Switch e esse é o primeiro passo se quiseres trabalhar nela. Sim, desenvolver jogos para a Switch é muito simples, e o Nintendo Developer Portal é o primeiro do seu género. É uma interface de utilizador muito simples e que te faz sentir que a Nintendo, finalmente, está a aproximar-se em termos de desenvolvimento da PS4".

Por fim ele destacou as mudanças que a Nintendo levou a cabo para melhorar a relação com os estúdios first-party e as facilidades oferecidas para programar na Switch. Aizu contou que anteriormente teriam que realizar muitos passos em Quioto enquanto que na Nintendo of Europe bastava fazer tudo online, hoje tudo isso é mais fácil. Como se isso não bastasse, agora os produtores podem adquirir todo o equipamento necessário para criar jogos na Switch por 441 dólares, algo que motivou vários estúdios a apresentar os seus jogos para a nova consola da Nintendo.

Read this next