O ano de 2017 é fantástico para os fãs de corridas

De Mario Kart a Gran Turismo Sport, sem esquecer DiRT e Project CARS.

O ano de 2017 promete ser fantástico no que diz respeito a jogos de corridas, promete ser verdadeiramente incrível até. Além da quantidade (mais de 10 jogos de alto perfil ao longo do ano), temos ainda o regresso das grandes séries do género. Provavelmente será difícil encontrar um ano com um tão grande número de jogos de corrida em séries de renome. Project CARS, Need of Speed, Gran Turismo e DiRT estão todas de volta este ano, o que nos deixa empolgados a pensar nas emoções que vamos sentir atrás dos volantes virtuais que glorificam a nossa vida.

Seja qual for a tua série favorita, seja qual for o teu estilo favorito dentro deste género, existem propostas para todos. Desde Rally aos melhores simuladores de condução que procuram recriar a realidade até ao mais ínfimo detalhe, estão a caminho também jogos futuristas que desafiam a realidade. Há de tudo e só os nomes já nos deixam a suspirar.

Alguns jogos já se encontram disponíveis mas merecem na mesma uma menção, especialmente porque são divertidos e te podem manter entretido até mais emoções chegarem. Sem mais demoras, acompanha-nos para descobrir os grandes jogos de corridas de 2017:

Fast RMX - Já disponível (Switch)

Depois de Fast Racing Neo na Nintendo Wii U, a talentosa equipa na Shin'en Multimedia decidiu pegar no seu jogo, melhorá-lo e lançá-lo na Nintendo Switch como um dos títulos de lançamento. Este frenético jogo de corridas futuristas foi buscar inspirações a WipEout e F-Zero, tendo já conquistado o seu próprio espaço entre os adeptos da Nintendo. Como referido, já se encontra disponível, custa somente €19.99 e poderá ser o companheiro perfeito para a tua híbrida da Nintendo.

A sensação de velocidade é incrível, os gráficos vistosos e algumas mecânicas de jogo tornam-no ainda mais dinâmico (falamos da necessidade de alternar as cores para corresponder aos feixes de turbo nas pistas). Se na Wii U se destacou como um dos principais lançamentos na Nintendo eShop, na Switch é um destaque ainda maior.

Mario Kart 8 Deluxe - Já disponível (Switch)

Este é o mais recente furor da Nintendo, que está a bater recordes na série e que vendeu 1 milhão de unidades nos primeiros três dias à venda. Mario Kart 8 nasceu na Wii U mas a versão Deluxe para a Switch está a conseguir uma prestação espantosa para a casa de Mario. Líder nas tabelas de vendas de vários países, inclui todos os conteúdos lançados para o original e transforma a portabilidade da Switch num dos seus maiores trunfos. É um jogo de condução arcade, com cenários altamente coloridos, gameplay simples mas com profundidade suficiente para te desafiar.

Chegou às lojas no dia 28 de Abril, ainda é recente, e poderá ser uma das melhores propostas do ano no que diz respeito à condução arcade. Muitos preferem afastar-se dos simulares e optar pelos jogos de condução mais loucos, Mario Kart 8 Deluxe é um desses jogos. Feito para a família e com um melhor sabor ao lado de companhia, é um dos actuais destaques para a mais recente consola da Nintendo. Se não jogaste o original, é ainda mais interessante.

WipEout Omega Collection - 7 Junho (PS4)

A série WipEout tornou-se numa das principais da PlayStation e enquanto nenhum jogo novo é anunciado, esta WipEout Omega Collection promete intensificar o teu Verão. Se jogaste WipEout HD, Fury ou 2048, alguns dos mais recentes e mais aclamados jogos nesta série, sabes certamente o que te espera. Agora imagina jogar com gráficos actualizados, uma nova banda sonora e ainda melhorias específicas para a PlayStation 4 Pro. É o que te promete esta Collection, que correrá a 60fps para as corridas mais vertiginosas de sempre na tua PlayStation 4.

Qualquer jogador que adore a série WipEout lamenta a ausência de um título novo, mas o modo carreira feito a preceito e o novo modo Racebox (que te permite criar parâmetros específicos para as corridas) são bons incentivos para quer mais WipEout. Desde 2048 em 2012 na PS Vita que a série estava adormecida, agora é hora de voltar ao grande ecrã e reviver alguns dos melhores momentos.

DiRT 4 - 9 Junho (PS4, Xbox One, PC)

Se há companhia que não gosta de deixar os créditos por mãos alheias no que diz respeito aos jogos de corridas, é a Codemasters. Conhecidos e aclamados como mestres do Rally, desde os longínquos tempos da PSone, a Codemasters está de volta com a série DiRT e tem muito para provar. Primeiro terá de provar que o jogo está à altura das expectativas dos fãs, especialmente no sistema de condução, segundo terá de provar que as novidades têm valor, e terá também de provar que continua a saber fazer jogos que encantam os fãs e criam comunidades dedicadas.

As grandes novidades são o editor de pistas e criação de campeonatos, que te permitem criar com grande facilidade eventos que podem ser partilhados com os amigos. Não apenas pistas, poderás criar competições e jogar ao lado dos teus melhores rivais. Depois de um momento menos feliz, em que dividiu a opinião dos seus fãs, a série DiRT parece seguir por um percurso firme e convincente. Em Junho saberás exactamente o que te espera.

Micro Machines World Series - 23 Junho (PlayStation 4, Xbox One, PC)

A paixão e talento da Codemasters pela condução virtual é tanta que a companhia vai lançar dois jogos de condução no mesmo mês. No entanto, estas duas propostas não podiam ser mais distintas. Tão diferentes que os adeptos da Codemasters até podem sentir o desejo de adquirir ambas. Ainda assim, Micro Machines World Series parece partilhar de várias das filosofias inerentes à Codemasters: a vontade de criar jogos de condução divertidos, entusiasmantes, capazes de satisfazer todo o tipo de jogadores.

Relembrando jogos de condução arcade que vibraram nas eras 16 e 32-bits, Micro Machines World Series chega com a convicção que conquistará a criança que existe dentro de cada um de nós. Prometendo ser um jogo de condução simples para toda a família, este World Series apresentará modos competitivos, como as Batalhas, e apresentará os irreverentes percursos onde pequenos carros seguem por cenários que recriam locais reais.

RedOut - 25 Julho (PS4, Xbox One, Switch)

Como se Fast RMX e WipEout Omega Collection não fossem suficientes, os Italianos da 34BigThings acreditam que o seu jogo de condução arcade futurista é demasiado poderoso para se ficar pelo PC. Depois do lançamento no Steam em Setembro de 2016, os rasgados elogios que conquistaram motivou-os a lançarem versões PS4 e Xbox One, além da versão Switch que foi confirmada muito recentemente. É um jogo que busca inspiração em WipEout e F-Zero (tal como Fast RMX) e mostra os alunos numa tentativa de superar os mestres. É tão somente normal o sangue novo inspirar-se nos jogos que os apaixonaram por esta indústria.

Redout é um jogo de condução totalmente psicadélico. Além da velocidade, as cores e os percursos prometem deixar-te estonteado, semre à procura de melhor prestação. É um jogo que exige reflexos muito rápidos e que poderá servir melhor quem exige mais das suas experiências de corrida virtual.

F1 2017 - 25 Agosto (PS4, Xbox One, PC)

A paixão pela condução na Codemasters é mais do que incrível, é palpável. Isso é algo que devemos todos respeitar. Se um Micro Machines e um novo DiRT não chegam para prover a sua dedicação aos jogos de corridas, então acrescenta o novo F1 2017 e diz lá que isto não é impressionante? Conhecida pelo seu gameplay viciante e pela condução repleta de autenticidade, a Codemasters está pronta para a melhor temporada na Fórmula 1.

Entre ajustes e afinações ao multijogador, a Codemasters preparou um modo Campeonato tradicional, que servirá como alternativa ao compreensivo e cada vez mais profundo modo Carreira. A Codemasters quer englobar todos os lados desta competição mundial no seu jogo e este novo F1 2017 parece revelar uma equipa mais empenhada do que nunca.

Need for Speed: Payback - 10 novembro (PS4, Xbox One, PC)

A Ghost Games deu descanso à série Need for Speed em 2016, evitando o ciclo anual que tanta controvérsia despertou em várias das séries de renome. O Need for Speed de 2015 dividiu a comunidade e exigiu um maior esforço da Ghost Games na hora de preparar a sequela. Elementos como a personalização detalhada dos carros foi sobejamente elogiada mas outros elementos e mecânicas, como o always online ou a noite quase eterna deixaram outros tantos jogadores à beira de um ataque de nervos. Ao contrário do que seria de esperar numa série com tamanho legado, a vida não está fácil para Need for Speed.

A EA está a dar um grande ênfase ao enredo de Payback, sugerindo que tal como no reboot, o modo história será muito importante para toda a experiência: os jogadores vão conduzir ao volante com três personagens distintos, reunidos numa jornada por vingança contra a The House, um violento cartel que controla os casinos, os criminosos e os polícias da cidade. Antes de cada corrida, poderás apostar na tua própria sorte e se conseguires estar à altura da expectativa, podes subir a parada e aumentar o valor que ganhas no final. Se perderes, lá se vai o dinheiro.

WRC 7 - Outono 2017 (PS4, Xbox One, PC)

A BigBen Interactive aliou-se aos Franceses da Kylotonn para apresentar uma nova proposta para os apaixonados pelo Rally: WRC 7. Tal como muitas outras companhias que vivem com a emoção do desporto motorizado, o objectivo da Kylotonn é alcançar um nível incrível de autenticidade para que possas sentir que esta é a melhor condução da tua vida. Não basta ter um nome com um legado e uma comunidade de seguidores, é preciso fazer para merecer.

A Kylotonn arranca com um lema muito sólido: as regras da competição mudaram e também WRC terá de mudar. Para este novo título está prometida uma experiência ainda mais dinâmica, mais entusiasmante, mas acima de tudo mais fiel às sensações e emoções que os condutores sentem quando estão atrás do volante.

Project CARS 2 - 2017 (PS4, Xbox One, PC)

A Slightly Mad Studios é completamente apaixonada pela condução, pelos carros, e pelas emoções que sentimos quando estamos ao volante de um poderoso carro. Novamente em parceria com a Bandai Namco, a Slightly Mad promete provar que a loucura à qual o seu nome se refere é saudável e uma força extra para criar simuladores altamente convincentes. Gráficos mais impressionantes, mais veículos, mais opções de condução e personalização, e acima de tudo um título para os apaixonados pela condução é o que fica desde já prometido pela Slightly Mad Studios.

Project CARS 2 ainda não recebeu uma data oficial de lançamento, mas as mais recentes indicações apontam para Setembro. Poderá eventualmente chegar em Outubro e assinala definitivamente um final de ano apoteótico para os adeptos da condução virtual.

Gran Turismo Sport - 2017 (PS4)

Conhecido como o Verdadeiro Simulador, Gran Turismo Sport é aguardado com especial ansiedade pelos jogadores da PlayStation 4. A Polyphony Digital, liderada por Kazunori Yamaguchi, é conhecida pela sua atenção ao detalhe e paixão pela condução, algo que não impediu a série Gran Turismo de mergulhar na controvérsia. Acusa de datada por muitos, Gran Turismo Sport terá de provar que os 4 anos que passaram desde a chegada de Gran Turismo 6 ajudaram a série a evoluir. Mais ainda, terá de provar que é um jogo assente nesta exigente nova geração, no que diz respeito aos simuladores de condução.

Gran Turismo Sport precisa provar que é mais do que uma montra de carros, precisa ser o jogo à altura das exigências dos apaixonados fãs. Muito já se fez no género nesta geração e Gran Turismo ainda nem entrou nela, algo que deixa os fãs ainda mais entusiasmados para este final de ano.

Forza 7- Rumor (Xbox One)

De momento ainda não foi confirmado oficialmente, por isso mesmo está listado como um rumor, mas tudo indica que a Microsoft e a Turn 10 vão surpreender o mundo em Junho ao anunciar um novo jogo. Disponível no dia de lançamento da Xbox Project Scorpio, algo que ainda não sabemos quando será em concreto, para demonstrar a fenomenal condução da série a 4K, o suposto Forza 7 poderá levar ao delírio os apaixonados pela condução virtual. Será mesmo um final de ano inacreditável se for confirmado.

Além dos rumores que motivam os fãs a acreditar no seu anúncio em Junho, o Digital Foundry viu uma demo de Forza a correr na Xbox Scorpio, sugerindo que o motor já foi aprimorado para tirar proveito do poder adicional e que a Turn 10 já se encontra a trabalhar num novo jogo para tirar partido da consola.

1
Uma amostra de como poderá ser Forza 7 na Xbox Scorpio

O ano ainda vai a meio e já existem tantas coisas boas para jogar e muitas corridas pelas quais acelerar. No entanto, a segunda metade do ano promete ser ainda mais intensa. Quais os jogos de corridas que mais esperas?

Salta para os comentários (110)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (110)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários