Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Harada acredita que a produção de jogos japoneses continua morta

Produtor de Tekken considera que antigamente a indústria nipónica era do melhor.

Com lançamentos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Resident Evil 7: Biohazard, NieR: Automata, Final Fantasy XV e Nioh, muitos acreditam que o presente e o futuro parecem promissores para os produtores japoneses, que durante vários anos ficaram na sombra dos estúdios ocidentais, no entanto há pessoas que pensam que as coisas não mudaram. Uma delas é Katsuhiro Harada, produtor de Tekken 7, que falou sobre o assunto em entrevista com o Finder.

Ao ser questionado sobre o estado dos videojogos nipónicos, Harada assinalou que foi um dos primeiros a acredita que o desenvolvimento japonês tinha chegado ao seu fim, e não mudou de opinião desde então. O produtor reconheceu que as coisas melhoraram , mas dúvida que isso seja suficiente para competir com o mundo ocidental.

"Fui uma das primeiras pessoas, por volta dos anos 90, a dizer que a produção de jogos japoneses tinha terminado e realmente não mudei de opinião. Há uns quantos sucessos como mencionaste, mas houve tempos em que o Japão era visto como o melhor no desenvolvimento de jogos. Depois as coisas pioraram, e apesar de agora ser melhor do que há uns anos, na verdade não mudou muito. Comparado com os Estados Unidos, ali tens mais produtores e tens mais recursos. A escala de visão e produção são coisas com que o Japão não pode competir," mencionou ele.

Harada sublinhou que há alguns tipos de jogos que só os japoneses sabem fazer bem, mas dúvida que isso seja suficiente para que voltem a estar no topo. "Essa é a nossa postura. Acredito que poderás dizer que se trata de uma opinião realista. Não estamos muito acima, mas também não estamos muito abaixo," concluiu.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Tekken 7

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários