Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Vê o protótipo da Nintendo PlayStation a funcionar

Conseguiram que a consola corresse jogos no leitor de CD.

Uma das grandes surpresas de 2016 foi que, praticamente do nada, apareceu um protótipo da Nintendo PlayStation. Depois de vários anos no esquecimento, como seria de esperar, a mítica consola já não funcionava. O que sabíamos na altura é que nem tudo estava perdido, e agora passados vários meses um talentoso engenheiro conseguiu repará-la.

O responsável pela façanha foi Ben Heck, engenheiro perito em modding de hardware e que tem um famoso canal no YouTube. Num vídeo que publicou hoje, o YouTuber destacou que o seu trabalho de mais de 18 meses chegou ao fim depois do CD-ROM ter misteriosamente começado a enviar dados para a consola. "Ontem estava a trabalhar nela, e o CD-ROM nem seque detectava o disco. Voltei esta manhã, mexi um pouco nos cabos e preparei-me para trabalhar, e de repente tudo funcionava...", mencionou Heck.

Depois de rever algumas coisas e de ter feito os ajustes necessários, Heck experimentou jogos homebrew no CD para testar a consola. Primeiro foi Super Boss Gaiden jogo em que surgiram mensagens de erro, depois foi Magic Floor, que apresentou alguns erros gráficos que posteriormente foram corrigidos. Isso significa que é tudo uma questão de tempo até os programadores saberem como funciona o hardware para que possam começar a fazer coisas para ele.

Em baixo podes ver a consola em acção.

Ver no Youtube

De referir que o facto da Nintendo PlayStation funcionar não é mais do que um interessante detalhe histórico. A verdade é que não há nenhum software oficial para a consola, e para além disso oferece muito pouco poder adicional ao de uma Super Nintendo.

Para aqueles que andam mais desatentos. A Nintendo PlayStation é uma consola em que a Sony e a Nintendo colaboraram em meados dos anos 90, a qual nunca viu a luz do dia devido às duas companhias não terem chegado a um acordo. Isto marcou o futuro da indústria, uma vez que a Nintendo decidiu aliar-se com a Philips para criarem o CD-i e a Sony criou a PlayStation.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários