Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Puyo Puyo Tetris - Análise

Intensas batalhas.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
O crossover de puzzles mais divertido, rápido e desafiante. Imensos modos de jogo e um multiplayer online e local atractivo.

Puyo Puyo e Tetris há muito que têm uma história, embora Tetris seja o mais antigo (criado pelo russo Alexey Pajitnov, em 1984, com o apoio de Vadim Gerasimov), mas esta conjugação e história comum, num único título, é relativamente recente e remonta a 2014, quando a Sega editou o título aqui em análise apenas para o Japão, como jogo multiplataformas. Depois ascendeu à PlayStation 4 e mais recentemente ganhou localização para o ocidente, com versões para a PlayStation 4 e uma nova entrada para a Nintendo Switch, uma deriva mundial que muito se saúda.

O jogo é uma produção do Sonic Team, o estúdio da Sega que trabalhou não apenas nos clássicos Sonic mas também nos mais recentes. Elegendo cores vibrantes e uma estética fortemente japonesa ao bom estilo anime e manga, reconhece-se desde a capa até à passagem pelos menus que Puyo Puyo Tetris só podia ter sido fabricado no Japão. Tetris, com os seus famosos tetrominos (peças de 4 cubos) é um dos mais famosos "puzzle games", mundialmente conhecido e aclamado, enquanto que Puyo Puyo se circunscreve maioritariamente ao território nipónico, excepto quando em 2004 foi publicado no ocidente, Puyo Puyo Fever, nessa altura um jogo para vários sistemas mas que nunca ganhou a mesma popularidade de Tetris.

À semelhança de outros jogos de puzzle cujos conceitos giram em torno da queda de peças num espaço, como Columns ou Dr. Mario, em Puyo Puyo as aproximações são notórias. Mas em vez de cubos, diamantes ou cápsulas de medicamentos, o que temos em queda são puyos (ou blobs), umas criaturas com um par de olhos e formato arredondado, algo similar a um Slime de Dragon Quest, que devem ser encaixados de forma a que mais de quatro com a mesma cor rebentem, libertando espaço na base e enviando o "lixo" para o rival ou simplesmente para o fortalecer a pontuação na possibilidade de desfrutarem do jogo no modo individual.

Os principiantes beneficiam de um sistema de lições composto pelo básico e opções para os mais experimentados.

A força de Tetris é maior no ocidente e isso pode jogar a favor de muitos que agora têm a oportunidade de jogar este "crossover". Mas não significa que Puyo Puyo seja menos interessante ou mais difícil. É igualmente um engenhoso jogo de puzzles, com regras próprias e um sistema de eliminação de peças diferente, mas que depois de dominado torna a experiência muito mais interessante. Ambos os jogos visam uma finalidade comum, a eliminação das peças situadas na base, mas enquanto que em Tetris a tendência para criar combinações, fazendo o máximo de 4 linhas de cada vez, torna o jogo mais rápido e preciso, em Puyo pode ser mais frequente ver subir depressa o monte de peças amontoadas, embora haja nuances interessantes.

Em Tetris e Puyo é apresentada uma grelha lateral à área de jogo, na qual podem verificar as peças que são despejadas, através de uma ordem. Isso dá uma margem de manobra e antecipação que os observadores atentos terão em conta, mas sempre que encontrarem uma peça indesejada naquele instante e útil para um momento posterior, poderão colocá-la em suspenso, até que surja a oportunidade ideal para descer e encontrar o espaço certo entre as restantes peças alinhadas na base.

"Elegendo cores vibrantes e uma estética fortemente japonesa ao bom estilo anime e manga, reconhece-se desde a capa até à passagem pelos menus que Puyo Puyo Tetris só podia ter sido fabricado no Japão"

Num plano mais avançado é possível criar múltiplas combinações e até conseguir encaixes na última fracção de segundo, abrindo a janela para sucessivos combos que castigam os rivais, empurrando uma grande quantidade de lixo que imediatamente deixa o adversário sufocado e com pouca margem de manobra, dada a redução de espaço livre. Em Tetris, estas mecânicas adquirem mais relevância, dada a natureza das peças. Por via das dúvidas é importante visualizar o quadro composto por 3 níveis de lições, dos principiantes, até aos veteranos. No último grau de dificuldade, Tetris fica marcado pela rapidez e organização, algo bem patente quando defrontamos um adversário de carne e osso bem experimentado. Já Puyo oferece uma estrutura mais estratégica, uma abordagem que rapidamente nos obriga a reformular a forma como encaixamos as peças. Se quisermos Tetris é mais natural e acessível, enquanto que Puyo, sendo igualmente simples, apresenta um sistema um pouco mais sofisticado.

É no multiplayer até 4 jogadores que Puyo Puyo Tetris mais brilha.

De todo o modo, estamos perante um magnífico cruzamento de dois jogos de puzzles. A possibilidade de jogarmos em multiplayer nos dois campos revela até que ponto ambos conseguem coexistir e gerar um desafio cujo expoente acontece quando entramos nos modos de jogo que oferecem variantes e regras especiais, oferecendo não só partidas mais caóticas mas de grande intensidade, como sucede na opção Fusion. Na maior parte das opções e modos de jogo, os jogos são oferecidos de forma autónoma, a garantia de uma progressão algo normalizada.

Puyo Puyo Tetris detém imensos conteúdos e modos de jogo. Composto por múltiplos desafios, vários modos de jogo para uma experiência individual ou multiplayer até 4 jogadores (na Switch necessitam de dois comandos adicionais), uma componente online e um modo história que vale pelos múltiplos desafios que proporciona, servindo até de porta de entrada e treino para os principiantes. Interessante a criação de uma narrativa, mas a dada altura os extensos diálogos podem tornar-se deveras saturantes, podendo activar uma opção que passa à fase seguinte, directamente para os desafios. Os objectivos são muito diversificados e vão desde ganhar ao adversário em menos de um minuto até atingir uma pontuação específica. Em função do resultado atingido e em caso de prova superada podem obter uma, duas ou três estrelas, a pontuação máxima.

A opção solo arcade merece o acolhimento daqueles que pretendam um desafio individual ou contra vários rivais (até um máximo de 4) controlados pelo computador. Existem múltiplos modos de jogo e opções (Versus, Fusion, Swap, Party, Big Bang e Challenge), sendo que muitos destes desafios integram regras específicas e obedecem a nuances que modificam o núcleo da experiência. Individualmente são opções que geram um desafio significativo. Jogar contra o computador não é tão fácil como possam imaginar, mas tudo fica mais interessante quando podem dar uso aos mesmos modos de jogo mas com outros jogadores ligados à mesma consola ou cada um na sua através de ligação por via lan.

"Existem múltiplos modos de jogo e opções (Versus, Fusion, Swap, Party, Big Bang e Challenge)"

Cover image for YouTube videoThe Colorfully Crazy Game Modes of Puyo Puyo Tetris

Puyo Puyo Tetris é uma experiência que apesar de focada nos puzzles se mostra entra no quadro das melhores experiências multiplayer, embora não deixe de recompensar os utilizadores que optem por uma utilização individual, através de incentivos como novos arranjos musicais, "skins" para as peças e diferentes estéticas. O modo online funciona como uma via alternativa caso não consigam encontrem mais pessoas disponíveis para umas partidas. O online é composto por um modo livre, no qual até quatro jogadores competem dentro de vários modos de jogo, podendo optar por jogar para um ranking online, sendo que por cada vitória amealham pontos, enquanto que na derrota estes são subtraídos. As tabelas de liderança estão presentes, com rankings mundiais, assim como para o nosso país, uma tabela que mostra os 20 melhores.

Embora seja um jogo relativamente modesto em produção gráfica, tem como vantagem a sua arte e design, através de traços exagerados nas personagens, algo próximas de um anime e manga, tudo assente em grelhas bem elaboradas. O apelo visual do jogo é forte, no seguimento das experiências arcade que ao longo de gerações a Sega foi hábil em dar relevo. As cores contrastantes conjugam-se com uma música que fica no ouvido, enquanto que o design e a estética sobressaem definitivamente.

Poucos defeitos há a apontar a um jogo desta dimensão, com um preço fixo nos 39 euros e muito forte em conteúdos. A maior limitação de Puyo Puyo Tetris é que praticamente não inventa novas regras de dois jogos de puzzle conhecidos e o seu modo Fusion apesar do caos que proporciona é mais curioso como protótipo mas menos eficiente como desafio. Mesmo assim o jogo assegura imensos modos de jogo desafiantes e opções que estabelecem uma boa longevidade, principalmente no multiplayer online e local, assim como uma nova frescura que a Sega soube produzir. Sabe bem voltar a encontrar um jogo de Tetris que se mostra à altura do seu conceito eterno, mas é igualmente um prazer descobrir as singularidades de Puyo Puyo. Em boa hora a Sega decidiu localizar e lançar o jogo no ocidente, e assim ser alvo de um adequado reconhecimento.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Puyo Puyo Tetris

PS4, PS3, PlayStation Vita, Nintendo Wii U, PC, Nintendo 3DS, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários