Escritor dos livros The Witcher diz que os jogos lhe roubaram vendas

Não se interessa nada pelos videojogos.

Numa conversa com o Waypoint, Andrzej Sapkowski, escritor dos livros The Witcher que inspiraram os videojogos da CD Projekt RED, confessou não ter qualquer carinho pelos videojogos e diz que estes lhe roubaram vendas de livros.

Andrzej Sapkowski não parece gostar nada dos videojogos enquanto meio narrativo, e diz ter perdido vendas de livros graças aos videojogos, que tornou populares através do seu trabalho e não ao inverso.

"A crença, espalhada principalmente pela CDPR, que os jogos me tornaram popular fora da Polónia é completamente falsa," disse o autor dos livros na saga The Witcher.

"Eu tornei os jogos populares. Todas as minhas traduções no Ocidente - incluindo em Inglês - foram publicadas antes do primeiro jogo," diz Sapkowski. Isto é algo com o qual os fãs da série provavelmente vão discordar.

The Witcher foi lançado para PC em Outubro de 2006 e o primeiro livro da saga The Witcher publicado em Inglês foi The Last Wish em 2007, enquanto a primeira novela escrita, Blood of Elves, recebeu uma versão em Inglês em 2008.

Sapkowski vai mais longe e diz ainda que, "Existem mais pessoas que jogaram os jogos porque leram os livros. São contas minhas, mas não tenho a certeza. Nunca fiz estudos sobre isso."

O autor dos livros The Witcher diz que, ao contrário do que a maioria acredita, o número de leitores que os jogos lhe deram e o número de leitores que lhe foi roubado é basicamente o mesmo.

Apenas o dinheiro que ganha com os videojogos lhe interessa, algo que não tem problemas em admitir, e diz que os jogos lhe estragaram o seu mercado pois os autores que conhece pensam que apenas escreve adaptações para jogos.

No entanto, Dmitry Glukhovsky, escritor dos livros Metro, considera que Sapkowski está completamente errado e que é um sacana arrogante, agradecendo à 4A Games e aos jogos Metro o aumento da sua popularidade.

Glukhovsky diz que os jogos ajudaram as suas obras a tornarem-se mais populares fora da Europa de Leste e que graças ao esforço colaborativo com a 4AGames, conseguiu mudar para melhor o rumo do seu universo.

Enquanto fã dos videojogos, tiveste vontade de ler os livros da série The Witcher ou descobriste primeiro os livros?

Publicidade

Salta para os comentários (52)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

PS5 e Xbox Series X confirmadas para o Tokyo Game Show

Japoneses vão experimentar jogos de nova geração.

Promoções PS Store em sucessos do Japão

Centenas de jogos japoneses em desconto.

Sony cancela presença na GDC 2020 devido ao coronavírus

Facebook também cancelou e mudará os seus planos.

Xenoblade Chronicles Definitive Edition classificado na Coreia

Nintendo poderia anunciar a data em breve.

Também no site...

Comentários (52)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários