Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Waku Waku 7: um jogo de luta exótico

Mauru, Fernandez ou Politank-Z como personagens bestiais.

A SNK é casa de algumas das mais populares séries de "fighting games", tendo inclusive sido determinante no processo de evolução do conceito, juntamente com o emblemático Street Fighter da Capcom. Fatal Fury, Garou Mark of the Wolves, Last Blade e The King of Fighters serão talvez os jogos mais conhecidos do grande público, enquanto que outras produções permanecem numa posição menos visível, embora não signifique jogos menos interessantes, como sucede com Waku Waku 7, um peculiar "fighting game" lançado para as arcades e para a Neo Geo AES em 1996, pela mão da Sunsoft.

Até essa data a Sunsoft não detinha um historial nas máquinas da SNK particularmente estrondoso. Galaxy Fight, o seu único título publicado um ano antes de Waku Waku 7, não foi particularmente brilhante, carecendo de elementos, designadamente ao nível da jogabilidade e das personagens, para uma experiência mais robusta. Não sendo embora um mau jogo, torna-se bastante previsível e pouco apelo gerou entre a comunidade de entusiastas.

Todas as personagens podem libertar um golpe exclusivo e devastador através do Harahara.

Com Waku Waku 7, a Sunsoft arriscou mais, mas as dúvidas ainda permaneceram entre muitos fãs, especialmente pelo roster reduzido de personagens: sete, que emprestam nome ao jogo. Enquanto que The King of Fighters ganhava mais lutadores, a produtora japonesa optou por fazer das poucas personagens disponíveis um conjunto algo carismático, socorrendo-se da popular arte manga para lhes dar vida, em cenários um pouco limitados mas muito coloridos.

Apesar da escassez de personagens, os seus golpes básicos e combinações são bastante aprazíveis e mais diversificados que a linha de movimentos primários implementada em Galaxy Fight. Servindo-se de uma paleta de cores altamente colorida e repleta de cores contrastantes, o exagero típico da manga torna-se algo contagiante desde o instante que as personagens dialogam entre si através dos famosos balões. Como se isso não fosse suficiente, os produtores adicionaram personagens únicas como o animal gigante Mauru (capaz de lembrar Totoro no filme animado da Ghibli), com a simpática Mugi às costas, mas também o robô Politank-Z. Estas duas serão talvez as mais contrastantes, dado que Arina ou Rai são mais do tipo comum. Pelo meio acrescem personagens suplementares que não se encontram desbloqueadas de início, como o saco de boxe evocativo da personagem Ryu, da Capcom.

Ver no Youtube

"Apesar da escassez de personagens, os seus golpes básicos e combinações são bastante aprazíveis e mais diversificados que a linha de movimentos primários implementada em Galaxy Fight"

Os cenários, não sendo abundantes ou particularmente inspirados como os The Last Blade ou Garou Mark of the Wolves, inscrevem-se muito bem na temática anime e manga sobre a qual pende a arte do jogo, formando um todo bastante coeso, juntamente com uma trilha sonora com algumas faixas emblemáticas como a canção para o cenário de Arina.

Depois do lançamento de Waku Waku 7 nas arcades e AES em 1996 (para o Japão e Estados Unidos), a SNK só voltou a publicar o jogo para a Saturn, numa versão exclusiva para o Japão, voltando ao jogo anos depois numa versão para a Virtual Console da Wii, mas novamente limitada ao território nipónico. Com este lançamento ocidental, pode ser para muitos uma oportunidade para experimentar um "fighting game" algo invulgar, não necessariamente um clássico da Neo Geo porque no género dos jogos de luta encontram melhores opções, com mais personagens e mecânicas de combate superiores, embora seja verdade que a estética deste jogo é especial. A presença das versões japonesa e americana possibilita o desenrolar da narrativa em inglês. Não é que a história seja emblemática, mas sempre ficam a conhecer as motivações das personagens.

Ver no Youtube

Em termos de experiência, a fluidez de Waku Waku 7 é talvez o ponto mais relevante a seu favor. O jogo está quase "arcade perfect", sem abrandamentos, embora contenha outros problemas, como algumas falhas no som e cores esbatidas, uma falha que se estende aos restantes jogos da SNK. A Hamster Corporation prometeu uma resposta a este problema, mas até ao momento ainda não foi lançado qualquer patch adequado a corrigir as falhas. Waku Waku 7 é um jogo interessante e o vosso investimento nele, se não o jogaram até hoje, passa sobretudo pela dimensão exótica das personagens e colagem ao anime/manga.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários