Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Jogámos o DLC final de Dark Souls III: Ringed City

Fará a vida negra aos fãs da série.

Praticamente um ano após o lançamento de Dark Souls III, o muito bem sucedido jogo da Bandai Namco que marcou o regresso de Idetaka Miyazaki ao cargo de director, chega o derradeiro conteúdo descarregável, o DLC que vai colocar um ponto final na terceira iteração da série Souls. É ao mesmo tempo um mundo novo numa última jornada. Em Ringed City encontraremos novos bosses, sempre temíveis como é habitual, novos inimigos com novas armas e magias, assim como novos items.

No Winter Level Up a Bandai Namco proporcionou um primeiro contacto o derradeiro conteúdo e o que temos a reter em primeira mão é uma mudança significativa no "design" do mapa, com uma cidade em queda, construída de forma vertical, permitindo a realização de inúmeros saltos de fé, algo que até aqui era quase impensável dar como uma veleidade. Parece seguro, por isso que os produtores estão dispostos a dar um último empurrão causando uma sensação de novidade. No entanto, a ruptura não é drástica e muitos dos elementos até aqui familiares permanecem, um reconhecimento que deixará os fãs mais agradados.

Contudo e talvez por não ter podido experimentar muito mais, fiquei com uma sensação algo reticente que só um contacto com o conteúdo final e com o devido tempo de contacto me poderá dar. Fiquei com a sensação de avançar muito rapidamente entre áreas, podendo mesmo nem enfrentar certos bosses, com imensos saltos de fé pelo meio, até desembocar numa área pantanosa e venenosa, que não só nos sujeita à exposição de um veneno mortal, como ainda, para desespero, somos sujeitos a um combate com um "boss" intermédio capaz de sobrevoar todo o espaço, lançando projécteis de fogo que não permitem grandes avanços.

Uma cidade em queda.

Estamos perante o fim da era do fogo e isso manifesta-se na dimensão artística da cidade em queda, como se a cidade, cortada ao meio, se posicionasse em direcção ao abismo, tombando sobre si mesma. Em termos de impacto e lore, é bestial. Ringed City convence-nos sob este prisma e o posicionamento dos inimigos, muitos deles à nossa frente pela primeira vez, projectam um desafio à medida da série Souls. Com imensos items à disposição e com um nível alto da personagem, percebe-se que terão de avançar para este DLC com a vossa personagem bem evoluída. Todavia, algumas situações mais caóticas e os amplos espaços, deixavam muitas vezes aberta a chance de fuga.

Estamos perante o fim da era do fogo e isso manifesta-se na dimensão artística da cidade em queda."

Os diferentes percursos geram encontros com diferentes inimigos. Nada disto é novo, mas fica reforçada a dimensão da área, que até ao pântano, uma secção mais intermédia, leva uma grande distância. A dificuldade desesperada com que enfrentamos este "boss" quase omnipresente é reforçada no veneno que atinge o herói quando mergulhamos nas águas pantanosas e na maldição que nos reduz a um monte de partículas quando encontramos um refúgio para os seus potentes projécteis luminosos, disparados como uma salva de raios laser.

Cover image for YouTube videoDark Souls III: The Ringed City - DLC Gameplay

Invulnerável a golpes de espada e demasiado longe para algumas magias, não será impossível encontrar a saída, quando recorremos ao equipamento certo e percebermos melhor os items que temos em posse. Haverá forma de o contornar e vencer, mas o seu peso neste momento, é drástico e acaba por tornar impossível o nosso avanço a partir dali. Talvez este seja um exemplo de novas ideias que a From Software implementa a fim de dar continuidade à série. Revitalizar os combates e proporcionar uma abordagem diferente, mas parece-nos que a direcção escolhida neste momento deixará muita gente a pensar sobre o a sua eficácia neste momento, para lá de um teste derradeiro.

Esperam-se bosses formidáveis.

Nesta parte acabamos por escavar um pouco a superfície do novo DLC. Há muito mais para descobrir e seguramente o resultado da apreciação do conteúdo na sua plena extensão poderá ser diferente ou confirmar as perspectivas que aqui ficam. A produtora promete "bosses" ainda mais formidáveis, em grande número, como uma dor de cabeça derradeira. Em termos cooperativos serão adicionados mais mapas PvP, em adição à Hollow Arena de Ashes of Ariandel. Todos os mapas estarão acessíveis para quem adquiriu um destes DLC's.

Ringed City perfila-se como a derradeira batalha na era do fogo e vai pôr um ponto final numa aventura que marcou a série. O mundo que temos neste conteúdo é fantástico, dotado de uma apresentação notável e bem pensada. Tudo tem um fim e este capítulo derradeiro não é uma simples jornada, mas um mundo mais exigente, repleto de batalhas épicas que tão cedo não serão apagadas da memória. Veremos, no final, se a direcção escolhida pelos produtores, em jeito de teste, se mostra como a mais adequada.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Dark Souls III

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários