Os designers de Dead Space, Bean Wanat e Wright Bagwell, revelaram em entrevista que o jogo surgiu em grande parte pela inspiração que a equipa obteve de Resident Evil 4, tanto que se desviaram da ideia que tinham em mente originalmente: desenvolver System Shock 3.

"Originalmente estávamos focados na ideia de que talvez pudéssemos fazer System Shock 3. E poder ver os planos de Dead Space e dizer, 'Isto parece System Shock'", disse Wanat em entrevista ao PC Gamer.

No entanto, o desafio para os produtores era enorme, e é sempre difícil que um jogo de renome cumpra com as expectativas da comunidade. "Para fazermos um System Shock 3, teríamos uma tarefa monumental, para fazermos com que as pessoas ficassem felizes com uma sequela que não foi feita pela mesma equipa," disse.

"Quando saiu Resident Evil 4, estávamos impressionados," comentou Wanat. "Estávamos todos a jogar e dizíamos, 'Meu Deus, este jogo é realmente impressionante'. Estão a contar-te uma história, tem cinemáticas incríveis, o sistema de jogo corrige uma série de problemas para trazê-lo para o campo da acção, e ao mesmo tempo conseguindo manter aquela sensação de terror intenso. Foi essa incrível combinação e os inimigos serem incríveis".

Wanat chegou mesmo a admitir que Dead Space foi uma tentativa descarada de levar Resident Evil 4 para o espaço. "É óbvio que quando jogas Dead Space, olhas para o jogo e dizes, 'Parece que decidiram fazer um Resident Evil 4 no espaço,' e era isso que estávamos exactamente a fazer."

Por agora o estúdio por detrás da série Dead Space, a Visceral Games, está a trabalhar a par com Amu Hennig para desenvolver um jogo dentro do universo de Star Wars. Sobre um possível Dead Space 4, a produtora ainda não se pronunciou.

Publicidade

Sobre o Autor

Luís Alves

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Mais artigos pelo Luís Alves