Uncharted 4 na PS4 Pro - Fica muito melhor?

O Digital Foundry responde à pergunta.

O Digital Foundry continua a testar diversos jogos na PlayStation 4 Pro, e agora é a vez de Uncharted 4: O Fim de um Ladrão, uma obra fantástica da Naughty Dog que figura como um dos jogos mais impressionantes em termos tecnológicos. Os seus visuais luxuosos são bons candidatos para formar um belo par com o poder adicional na consola mais poderosa, e então está na hora de ver o que a Naughty Dog fez, comparando o jogo a correr na PS4 normal e PS4 Pro ao mesmo tempo, usando um só comando.

Desde os primeiros instantes é possível ver uma melhor qualidade de imagem, Uncharted 4 corre a 1080p na PS4 enquanto na PS4 Pro corre a 1440p. Comparado com outros jogos na Pro, Uncharted 4 não está entre os outros que optam por uma resolução na extremidade mais alta, mas o que vemos é na mesma impressionante. O jogo da Naughty Dog demonstra o quão importante pode ser a anti-aliasing temporal, o que lhe permite manter uma qualidade de imagem de grande qualidade, seja qual for a resolução a que corre. Uncharted 4 corre com uma imagem muito limpa graças à ausência de artefactos temporais.

"As mudanças não são tão significativas, mas as novidades fazem com que Uncharted 4 esteja melhor do que quando o jogaram em Maio."

Mas porque decidiram ficar-se por 1440p e não escolher 1800p com checkboard? Acreditamos que isto é resultado do motor de jogo, pois Uncharted 4 corre com renderização complexa de materiais e iluminação, entre outras coisas, o jogo deve utilizar um G-buffer de grande escala, o que exige muita largura de banda da memória. Utilizar um renderizador totalmente diferido como este, os requisitos para a largura de banda da memória são muito maiores, o que torna complicado alcançar resoluções superiores com boa performance. Puxar acima de 1440p provavelmente resultaria em tais problemas.

No entanto, 1440p é um na mesma um bom aumento sobre 1080p e a qualidade de imagem é boa. No entanto, além da resolução superior, não existe muito mais que diferencie o jogo a correr na consola normal e na Pro. O jogo foi altamente optimizado para a PS4 Normal, o que sugere que a Naughty Dog não teve nem tempo ou pessoal para trabalhar em melhorias maiores. Provavelmente será na expansão da história que iremos ver uma maior diferença na qualidade visual entre as duas consolas.

Antes de passarmos ao multijogador, vamos à performance. Depois do que vimos em The Last of Us, é bom notar que Uncharted 4 é diferente, e a performance mantém uns 30fps sólidos. Graças ao belo motion blur e qualidade das animações, o jogo mantém um aspecto fantástico e a performance aguenta-se, mas existem quedas ocasionais. Em cenas mais intensas, repletas de efeitos alpha, o rácio de fotogramas pode ter dificuldades em manter-se a 30fps, mas isso acontece nas duas consolas de igual forma. O mais importante é que estas quedas são muito raras, e em 90% do tempo, Uncharted 4 mantém os 30fps.

O multijogador corre a 900p60 na PlayStation 4 normal, mas na Pro corre a 1080p60 com um aumento na qualidade de imagem e um rácio de fotogramas muito estável, o que é importante nesta vertente, e apesar de sofrer com quedas abaixo do alvo, o mesmo acontece quando jogar Uncharted 4 na PS4 Normal. Se jogarem o multi, vão beneficiar de uma experiência mais estável numa resolução superior

Algo que podem considerar com um belo extra são os tempos de carregamento reduzidos. Ao carregar o mesmo nível em simultâneo nas duas consolas, a PS4 Pro pode carregar o nível 10 segundos mais rápido do que na consola normal. A diferença nem sempre é tão grande, mas é um pequeno benefício que os jogadores na Pro podem agradecer.

Salta para os comentários (20)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Rumor: Ghost of Tsushima a caminho do PC?

Capa do jogo remove referência "Only on PlayStation".

Digital Foundry | Star Wars Jedi: Fallen Order - Patch aperfeiçoado da PS5/Xbox Series - todas as atualizações testadas

Uma nova versão nativa da aplicação vs. o patch de retrocompatibilidade existente.

Cyberpunk 2077 volta à PS Store com preço mais baixo

Sony não recomenda a compra para a PlayStation 4.

Death Stranding: Director's Cut com mecânicas furtivas

Jogo já foi classificado e é exclusivo PlayStation 5.

Também no site...

Cross-play de Overwatch já está disponível

Em todas as plataformas; PC, Xbox, PlayStation e Nintendo Switch.

Sony quer vender mais de 22.6 milhões de PS5 no próximo ano fiscal

Quer bater record da PlayStation 1 que dura há 24 anos.

Rumor: Ghost of Tsushima a caminho do PC?

Capa do jogo remove referência "Only on PlayStation".

Comentários (20)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários