O Digital Foundry continua a testar diversos jogos na PlayStation 4 Pro, e agora é a vez de Uncharted 4: O Fim de um Ladrão, uma obra fantástica da Naughty Dog que figura como um dos jogos mais impressionantes em termos tecnológicos. Os seus visuais luxuosos são bons candidatos para formar um belo par com o poder adicional na consola mais poderosa, e então está na hora de ver o que a Naughty Dog fez, comparando o jogo a correr na PS4 normal e PS4 Pro ao mesmo tempo, usando um só comando.

Desde os primeiros instantes é possível ver uma melhor qualidade de imagem, Uncharted 4 corre a 1080p na PS4 enquanto na PS4 Pro corre a 1440p. Comparado com outros jogos na Pro, Uncharted 4 não está entre os outros que optam por uma resolução na extremidade mais alta, mas o que vemos é na mesma impressionante. O jogo da Naughty Dog demonstra o quão importante pode ser a anti-aliasing temporal, o que lhe permite manter uma qualidade de imagem de grande qualidade, seja qual for a resolução a que corre. Uncharted 4 corre com uma imagem muito limpa graças à ausência de artefactos temporais.

"As mudanças não são tão significativas, mas as novidades fazem com que Uncharted 4 esteja melhor do que quando o jogaram em Maio."

Mas porque decidiram ficar-se por 1440p e não escolher 1800p com checkboard? Acreditamos que isto é resultado do motor de jogo, pois Uncharted 4 corre com renderização complexa de materiais e iluminação, entre outras coisas, o jogo deve utilizar um G-buffer de grande escala, o que exige muita largura de banda da memória. Utilizar um renderizador totalmente diferido como este, os requisitos para a largura de banda da memória são muito maiores, o que torna complicado alcançar resoluções superiores com boa performance. Puxar acima de 1440p provavelmente resultaria em tais problemas.

No entanto, 1440p é um na mesma um bom aumento sobre 1080p e a qualidade de imagem é boa. No entanto, além da resolução superior, não existe muito mais que diferencie o jogo a correr na consola normal e na Pro. O jogo foi altamente optimizado para a PS4 Normal, o que sugere que a Naughty Dog não teve nem tempo ou pessoal para trabalhar em melhorias maiores. Provavelmente será na expansão da história que iremos ver uma maior diferença na qualidade visual entre as duas consolas.

Antes de passarmos ao multijogador, vamos à performance. Depois do que vimos em The Last of Us, é bom notar que Uncharted 4 é diferente, e a performance mantém uns 30fps sólidos. Graças ao belo motion blur e qualidade das animações, o jogo mantém um aspecto fantástico e a performance aguenta-se, mas existem quedas ocasionais. Em cenas mais intensas, repletas de efeitos alpha, o rácio de fotogramas pode ter dificuldades em manter-se a 30fps, mas isso acontece nas duas consolas de igual forma. O mais importante é que estas quedas são muito raras, e em 90% do tempo, Uncharted 4 mantém os 30fps.

O multijogador corre a 900p60 na PlayStation 4 normal, mas na Pro corre a 1080p60 com um aumento na qualidade de imagem e um rácio de fotogramas muito estável, o que é importante nesta vertente, e apesar de sofrer com quedas abaixo do alvo, o mesmo acontece quando jogar Uncharted 4 na PS4 Normal. Se jogarem o multi, vão beneficiar de uma experiência mais estável numa resolução superior

Algo que podem considerar com um belo extra são os tempos de carregamento reduzidos. Ao carregar o mesmo nível em simultâneo nas duas consolas, a PS4 Pro pode carregar o nível 10 segundos mais rápido do que na consola normal. A diferença nem sempre é tão grande, mas é um pequeno benefício que os jogadores na Pro podem agradecer.

Publicidade

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Mais artigos pelo Bruno Galvão

Comentários (18)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Uncharted 4 - Guia para todas as notas e entradas no diário

Como obter 4 Troféus sem grandes problemas.

Uncharted 4 - Guia para os quebra-cabeças

Como obter o troféu "Testes e atribulações".

Uncharted 4 - Guia para o troféu "Dom da Palavra"

Como activar todas as conversas opcionais.

Filme de Uncharted já tem outro realizador

Dan Trachtenberg, o realizador de 10 Cloverfield Lane.

Últimas

Demon's Souls Remaster é possível, mas nas condições certas

Mas teria de ser feito por outro estúdio e com luz verde da Sony.

Square Enix regista o termo "HD-2D" usado em Octopath Traveler

Será que teremos mais jogos neste estilo visual?

A Switch foi a consola mais vendida em França em 2018

Mais de 2 milhões de unidades vendidas.

Far Cry: New Dawn aprofundou os elementos RPG

A Ubisoft reforçou a aposta nesta vertente.

Publicidade