Depois de passar imenso tempo com Rise of the Tomb Raider na Xbox One, PC, e Xbox 360 em 2015, o Digital Foundry não conseguiu evitar e investiu mais tempo na versão PlayStation 4 do jogo, que chegou esta semana às lojas. Sendo um dos mais belos jogos desta geração, Rise of the Tomb Raider apresenta ambientes lindos, cutscenes em tempo real espectaculares e iluminação fantástica. Para a versão na consola da Sony, a Crystal Dynamics voltou a pedir ajuda à Nixxes e agora é hora de saber como se compara com as outras versões.

Tal como na Xbox One, a versão PS4 corre a nativa 1080p com anti-aliasing pós-processamento que mais uma vez deixa a desejar. Uma solução AA temporal teria produzido resultados melhores mas a imagem continua muito nítida. Já o filtro de texturas faz o mínimo, não é muito problemático mas tal como na Xbox One, consegue surpreender com blur perceptível em ângulos oblíquos. O mais fascinante é que a versão Xbox 360 continua a apresentar melhor filtro de texturas que as versões Xbox One e PS4.

O motion blur de alta qualidade está presente nas duas consolas de nova geração, e o bug que fazia com que o efeito estivesse ausente em algumas cenas foi corrigido para a versão PS4. Apesar de ambos os jogos estarem muito aproximados em termos visuais, existem melhorias na versão mais recente. A primeira dessas melhorias é a oclusão ambiental, já que a versão PS4 apresenta a mesma solução que foi refinada para a versão PC sobre o que havia apresentado originalmente na Xbox One.

"Rise of the Tomb Raider corre muito estável a 1080p30 na PlayStation 4."

A segunda é a qualidade dos reflexos especulares, que foi adicionada à versão PC na sua primeira actualização. A solução vista na Xbox One causa muitos artefactos nas arestas em muitas cenas, causando a sensação de maior aliasing, enquanto na PS4 temos uma qualidade similar a very high do PC, que cria uma imagem mais limpa.

A terceira é a qualidade das cutscenes. Na Xbox One, as cutscenes correm 1440x1080 e na PS4 foram melhoradas para 1080 nativa e conseguem tornar-se mais refinadas em cenas de maior detalhe. Depois temos as sombras, e apesar das cascatas de sombras apresentarem o mesmo nível de qualidade, existem cenas em que a versão Xbox One apresenta sombras simplificadas, enquanto na PS4 temos algo mais ao encontro do refinamento visto na versão PC.

Quanto à performance, a nova versão opera a 30fps, tal como na Xbox One, mas aqui a v-sync está activada a todo o tempo. Isto permite que o jogo mantenha um rácio de fotogramas estável e muito sólido. No Vale Geotérmico, um dos locais mais exigentes do jogo, vemos a versão Xbox One a apresentar ligeiros slowdowns e screen-tearing, alcançando uma média de 28fps, enquanto na PS4 apenas foi encontrada uma pequena descida. Na Xbox One S, os problemas de performance são resolvidos e o rácio de fotogramas mantém-se consistente a todo o tempo, removendo quaisquer diferenças.

Rise of the Tomb Raider mantém uma performance muito firme a 1080p30 na PlayStation 4 e na Xbox One, mas algo que poderá desanimar os jogadores é a latência nos comandos e a exagerada zona morta. Isto é algo que infelizmente não foi corrigido para a versão PlayStation 4, que se sente exactamente como na versão Xbox One. Retira muita da diversão aos combates e torna a acção mais lenta do que deveria.

Dentro de um mês a PlayStation 4 Pro permitirá experimentar uma nova versão de Rise of the Tomb Raider e talvez a latência nos comandos seja corrigida.

Publicidade

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Mais artigos pelo Bruno Galvão

Comentários (14)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Rise of the Tomb Raider - Análise

Lara está de volta mas sem a ambição sugerida pelo nome.

PS4 Pro: especificações, jogos, data de lançamento, preço e tudo o que sabemos

As diferenças na melhoria 4K a meio da geração da Sony.

Rise of the Tomb Raider com grande desconto na PS4

É a promoção da semana na PS Store.

Barbie com boneca inspirada em Tomb Raider

Vem com uma picareta e curativos.

Publicidade