Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Mafia 3 - Comparação gráfica entre PS4 e Xbox One

O Digital Foundry mostra as duas versões.

Mafia 3 é um dos grandes lançamentos de Outubro mas o estado do jogo no lançamento está a causar problemas a alguns jogadores. Mesmo após uma actualização de 6GB, muitos jogadores queixam-se de má inteligência artificial, problemas gráfico e congelamentos no jogo. Para descobrir como está a performance e qualidade gráfica do jogo na Xbox One e PlayStation 4, o Digital Foundry decidiu investigar.

O novo jogo da Hangar 13 utilizar cutscenes pré-renderizadas para contar a história, e apesar da boa qualidade com poucos artefactos, torna a experiência estranha. Num momento estamos a passear pela cidade debaixo de chuva torrencial, graças ao clima dinâmico, e quando começa uma cutscene vemos os personagens banhados por uma belo sol. Torna o jogo inconsistente mas pelo menos o motor de iluminação consegue surpreender com a sua qualidade.

Ver no Youtube

Infelizmente, o mundo de Mafia 3 enverga um aspecto geral que mais parece que estamos perante um jogo da PS3 ou Xbox 360. Os momentos espectaculares são raros e na maioria do tempo temos uma cidade cheia de nevoeiro para cobrir o óbvio pop-in. E a isto temos ainda que adicionar a presença de bugs que se podem tornar incomodativos: como cair para dentro do cenário, por exemplo, juntamente com outras coisas mais simples mas que retiram brilho ao jogo.

Mafia 3 corre a 900p na Xbox One e a 1080p na PlayStation 4 mas apesar desta diferença, ambas sofrem com um nível similar de pixel-crawl devido a uma passagem ineficaz da anti-aliasing. Em termos de qualidade visual, as duas versões estão muito similares e podem esperar o mesmo nível de qualidade nas texturas, sombras e iluminação volumétrica. A Hangar 13 conseguiu uma sensação de paridade, além da diferença na resolução, que torna a versão PS4 ligeiramente mais nítida.

Em termos de performance, o rácio de fotogramas está a 30fps nas duas máquinas e até consegue manter-se estável na maioria das missões. No entanto, o ritmo de fotogramas é altamente variável, criando uma sensação de trepidação. Ao longo da nossa sessão de jogo, sentimos que a versão PS4 tem maior tendência a perder fotogramas. Em alguns momentos, com maiores transparências ou mais acção, a consola Sony poderá cair para 24fps e a sensação não é nada agradável.

Se estiverem em posição de escolher entre as duas versões, será uma questão de uma resolução nativa ligeiramente superior na PS4, e uma performance mais estável na Xbox One.

Read this next