Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon GO Plus - Análise

O acessório oficial da Nintendo para o popular jogo de smartphone.

Como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca, e o acessório oficial da Nintendo para Pokémon GO chegou finalmente às lojas. Embora a Nintendo tenha falhado a febre inicial de Pokémon, que se fez sentir nas ruas de Portugal entre Julho e Agosto, ainda existem jogadores extremamente dedicados ao jogo da Niantic que, diferente de quase todos os outros jogos, requer que saiam de casa e explorem o mundo real em busca de Pokéstops e Pokémon.

Se já tiveram contacto com Pokémon GO, então estão cientes que este é um jogo que requer que estejam sempre atentos ao ecrã do smartphone ou tablet enquanto caminham. Isto pode tornar-se um problema. Se estiverem a passear com outras pessoas, terão que ignorá-las se quiserem continuar a jogar. Também pode acontecer irem contra um obstáculo enquanto jogam pois é difícil estar com atenção ao que está à nossa frente. Se querem jogar Pokémon GO sem estas contra-partidas, isto é, sem a necessidade de olhar para o ecrã e sequer retirar o smartphone do bolso, então este acessório é aquilo que procuram.

Se ainda não estão a par, o Pokémon GO Plus é um pequeno acessório inspirado numa Pokébola que permite essencialmente apanhar as recompensas das Pokéstops e apanhar Pokémon carregando apenas no botão inserido no meio do dispositivo. A ligação é feita por Bluetooth e há compatibilidade com dispositivos iOS e Android. A instalação é simples. Liguem o Bluetooth do vosso dispositivo, cliquem no botão do Pokémon GO Plus e emparelhem os dois dispositivos. Depois basta iniciar a aplicação Pokémon GO e activar o Pokémon GO Plus nas definições. Deixem o jogo a correr, bloqueiem o ecrã do vosso dispositivo, e estão prontos para jogar Pokémon GO sem qualquer esforço.

Quando estiverem próximos de uma Pokéstop ou aparecer um Pokémon, o Pokémon GO Plus vibra e emite luz azul no caso da Pokéstop, ou verde no caso de um Pokémon. Para apanhar as recompensas da Pokéstop ou lançar uma Pokébola, apenas precisam de carregar no botão do dispositivo. Tal como acontece quando atirámos Pokébolas manualmente, não existem garantias de que o Pokémon vai ficar dentro da Pokébola. Se conseguir sair, o Pokémon GO Plus emite uma luz vermelha para vos avisar. Se por outro lado apanharem o Pokémon que acabou de aparecer, o dispositivo vibra novamente e emite várias cores.

O Pokémon GO Plus é um dispositivo simples e fácil de perceber. Também é extremamente pequeno e leve, pelo que o seu uso não causa transtorno, no entanto, visualmente é um tanto infantil. Embora existam fãs de Pokémon de todas as idades, nem todos querem andar com uma Pokébola agarrada ao bolso ou no pulso. A solução que encontrei foi colocar o acessório no bolso pequeno das calças, ficando assim coberto pela t-shirt. Uma possível solução seria a aposta da Nintendo em skins diferentes para o dispositivo, para que pudesse passar despercebido (apesar de ser pequeno, as cores vibrantes do Pokémon GO Plus chamam a atenção).

"O Pokémon GO Plus é um dispositivo simples e fácil de perceber"

Dentro da caixa vem incluída uma bracelete para que possam usar o dispositivo no pulso, mas o processo para prenderem o dispositivo à bracelete é um pouco complicado. Primeiro precisam de uma chave de pequenos parafusos para retirarem a parte traseira do Pokémon GO Plus. O passo seguinte é juntar a parte da frente do dispositivo à plataforma da bracelete e voltar a colocar o parafuso no sítio. O parafuso da bracelete é particularmente difícil de apertar visto que está escondido e numa posição pouco acessível.

Para aquilo que se propõe fazer, que é simplificar e facilitar o acto de jogar Pokémon GO, o acessório funciona às mil maravilhas. Há ainda a vantagem de se poupar imenso a bateria do smartphone. No meu caso, utilizei-o sobretudo enquanto passeava o cão, assim não tenho que parar constantemente sempre que encontro uma Pokéstop ou Pokémon, contudo, também pode ser usado para correr, a caminho da escola ou do trabalho, ou num passeio relaxado. Embora funcione como devido, existem compromissos. Não há forma de saber que Pokémon estão a apanhar ou acabaram de apanhar sem recorrerem ao smartphone. Também não há forma de saber quais são os Pokémon que estão perto de nós. E por último, parte da magia do jogo perde-se quando jogámos desta forma.

Pokémon GO já é um jogo extremamente mecanizado e com pouca variedade, mas resumir o acto de jogar a clicar num botão não é propriamente divertido. Obviamente que, podem continuar a jogar Pokémon GO da forma normal e reservar o Pokémon GO Plus para ocasiões especiais, mas nesse caso, parece um desperdício dar 39.99 euros por um dispositivo que apenas vamos usar algumas vezes. Mesmo para os jogadores mais dedicados, o preço é difícil de justificar, visto que o dispositivo é extremamente simples, pequeno, e os materiais de construção não são nada de especial.

Será que vale a pena investir no acessório Pokémon GO Plus? A resposta depende de cada um e do uso que lhe vão dar. O dispositivo funciona, faz o que é pretendido e simplifica / facilita o processo de jogar, ainda que isto retire alguma da magia do jogo. O preço parece-nos um pouco exagerado, mas se ficaram convencidos com os argumentos a favor do dispositivo, não vão ficar desiludidos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Pokémon Go

Android, iOS

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários