Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Resident Evil 7 recorre à fotogrametria para criar modelos realistas

Capcom confirma que o jogo terá monstros / zombies.

A Capcom está a utilizar uma técnica conhecida como fotogrametria para criar os modelos das personagens e diversos objectos de Resident Evil 7. Esta técnica era comummente usada para fins de cartografia, mas a Capcom decidiu usá-la para criar modelos realistas das personagens.

Estas informações foram reveladas numa apresentação da Capcom na CEDEC (Computer Entertainment Developers Conference). Na apresentação a Capcom revelou mais detalhes de Resident Evil 7, principalmente sobre o processo de desenvolvimento. As informações foram publicadas pelo IGN Japan e traduzidas pelo NeoGAF.

O processo começa com uma série de fotografias rápidas de uma pessoa ou objecto. As fotografias, tiradas de vários ângulos, permitem ao computador criar um modelo e as texturas com base nas fotografias. Feito isto, cabe aos artistas modificar e acrescentar detalhes ao modelo.

As razões para recorrer à fotogrametria são a qualidade dos modelos criados, a rapidez do processo e os baixos custos. A Capcom tem intenções de aplicar a técnica noutros projectos, visto ter criado um estúdio de Scan 3D com mais de 100 tipos diferentes de câmeras. Curiosamente, esta técnica já foi aplicada em Umbrella Corps, mas de forma limitada devido ao Unity Engine.

A Capcom também deu a entender que Resident Evil 7 terá algum tipo de zombies ou monstros com forma humana, referindo que seria difícil aplicar a fotogrametria para criar monstros que não tivessem uma forma humana. Aliás, olhando para as fotografias dos modelos de Resident Evil 7, dá para perceber que apesar da aparência humana, existe algum tipo de monstruosidade escondida.

Resident Evil 7 está em produção desde Janeiro de 2014, embora o desenvolvimento do conceito tenha sido iniciado em 2013. A decisão de suportar o PlayStation VR surgiu em Novembro de 2014. O lançamento está previsto para Janeiro de 2017 para PC, PS4 e Xbox One,

Vejam em baixo uma série de imagens que mostra como foi criada a personagem Jack Baker, também conhecido como Family Man.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Resident Evil 7: Biohazard

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários