No Man's Sky, um dos jogos mais aguardados de 2016, já está disponível nas lojas para a PlayStation 4 (amanhã ficará disponível a versão PC) e muitos foram a correr buscá-lo para começarem a sua aventura de exploração no universo. Acontece que não é um jogo em que o que temos de fazer a seguir é completamente evidente. Aliás, No Man's Sky dá liberdade ao jogador para progredir da forma que entender e ao ritmo desejado, contudo, existem coisas das quais só nos apercebemos mais adiante, depois de investirmos longas horas.

Portanto, se ainda estão no início do jogo ou ainda nem sequer começaram, temos algumas dicas para partilhar com vocês. As dicas são baseadas na nossa experiência pessoal com No Man's Sky, no entanto, se tiverem qualquer dica relevante a acrescentar às nossas, não hesitem em partilhar o vosso conhecimento na secção de comentários, até porque este é um jogo em que a partilha de descobertas faz parte da experiência.

No Man's Sky - Dicas para Iniciantes

Regista e/ou dá nomes a sistemas, planetas e espécies para receberes dinheiro - À medida que explorares o universo e encontrares novos sistemas e planetas (e nestes planetas vais encontrar espécies de animais e plantas), estes ficarão disponíveis para serem registados no menu. Carrega em "Options" no Dualshock 4 para acederes ao registo. Aqui podes escolher dar o nome que quiseres às tuas descobertas, mas para poupar tempo, podes registar as descobertas com o nome atribuído automaticamente pelo jogo. Por cada registo que faças recebes dinheiro (exemplo: o registo de cada sistema dá-te 5000 créditos). Acumulando os registos de várias horas de exploração, poderás receber uma boa quantia.

Aprende o funcionamento da Economia - O dinheiro é extremamente importante em No Man's Sky, visto que é a moeda de troca para comprares melhores naves, aumentares o inventário do teu fato e obteres multiferramentas melhor equipadas. A forma mais fácil de aumentares a tua fortuna é venderes recursos e itens que encontrares na exploração, mas claro, existem coisas que valem mais do que outras. O ouro, por exemplo, é um recurso que rende um bom valor em qualquer sistema, no entanto, o valor que recebes em cada sistema varia. Além de poderes vender os recursos nos pontos de comércio, podes fazer trocas com os mercenários que vais encontrando nas estações espaciais. Existem mercenários que te podem oferecer muito mais por um recurso do que os pontos de comércio. No nosso caso, já encontramos mercenários a oferecer mais de 100% por um recurso do que a média da galáxia.

Faz uma boa gestão do inventário - A maior limitação de No Man's Sky é o espaço disponível no teu inventário. O espaço limitado impede-te de transportar uma grande quantidade de recursos. Além disto, tens que ter em conta que tudo o que tu fazes no jogo gasta recursos, por isso é importante teres sempre ao teu dispor recursos essenciais como Plutónio, Thaumium e Carbono. Estes recursos são importantes para reabasteceres o teu suporte de vida e os sistemas da tua nave. Algo a ter em conta é que qualquer nova tecnologia que implementes, seja no fato ou na nave, ocupará um slot no inventário, o que significa que terás menos espaço para transportar recursos.

Não tens que pagar para obter uma nova nave - Obter uma nave com um maior inventário é uma das maiores prioridades em No Man's Sky. Tal como referimos anteriormente, podes comprar uma nave a um mercenário, mas também podes encontrar uma nave abandonada! As naves abandonadas são uma das potenciais descobertas dos Signal Scanners (uns dispositivos comuns que emitem um feixe de luz laranja / vermelho). Para interagires com eles precisas do Chip de Bypass, que podes comprar ou fabricar depois de aprenderes a fórmula. Através do Signal Scanners podes captar transmissões, que por vezes podem ser sinais de socorro perdidos. Segue os sinais e poderás ser recompensado com uma nave abandonada (geralmente, estas naves precisam de recursos para ficarem operacionais, mas o espaço extra do inventário vale a pena).

Usa o Scan regularmente e explora bem os planetas - A ferramenta de Scan é extremamente útil, detectando todos os recursos que estão próximos. Ainda assim, mesmo com esta ferramenta, deves explorar bem os planetas, entrando em cavernas, onde normalmente se encontram recursos raros como Ouro e Alumínio, e mergulhar nos corpos de água, onde também poderás encontrar algumas surpresas e mais espécies para analisar e registar. Se encontrares todas as espécies de um planeta, receberás uma grande quantia de dinheiro, pelo que se tens tempo e paciência, vale a pena explorar ao máximo.

Aprende as línguas dos Aliens e ajuda-os - Ao longo da tua viagem pelo espaço vais encontrar raças de Aliens, no entanto, falam uma língua inicialmente incompreensível. Para compreenderes melhor as línguas dos Aliens, deves dirigir-te às pedras de conhecimento que se encontram em todos os planetas. Cada pedra ensina-te o significado de uma nova palavra. Quantas mais palavras aprenderes, melhor será a tua compreensão do discurso. Ocasionalmente também vais encontrar Aliens em apuros que te vão pedir ajuda. Se os ajudares, poderás receberes recompensas como novas tecnologias que te vão ajudar a explorar o universo.

Está atento aos teus sinais de vida - Se estiveres a explorar um planeta com uma atmosfera hostil, o teu sistema de suporte de vida estará sempre a diminuir. Além disso, existem planetas com outras condicionantes como muito calor, muito frio, elevados níveis de radiação e tempestades. Condicionantes como este limitam o tempo que podes explorar sem encontrares um abrigo. Mais tarde poderás melhorar o teu fato para teres mais resistências a planetas hostis, mas inicialmente terás que ter muito cuidado. Outra dica: a maioria das formas de vida são simpáticas, mas eventualmente vais encontrar animais que te atacam à primeira vista. Tem cuidado para não morreres!

"Existem planetas com outras condicionantes como muito calor, muito frio, elevados níveis de radiação e tempestades"

O que acontece se morrer? - Morrer não é comum em No Man's Sky. Aliás, depois de longas horas a explorar sistemas e planetas, apenas morremos uma vez. A nossa morte ocorreu depois de um ataque de três naves de piratas do espaço. Depois de morrermos aparecemos na estação espacial mais próxima. Os recursos que transportavam na nave ficaram no local da vossa morte, pelo que para os recuperarem terão que passar novamente pelo qual. Não sabemos o que acontece se morrerem novamente antes de recolherem os recursos, mas tal coisa será muito improvável de acontecer. Já agora, se quiserem escapar a um ataque de piratas: entrem na estação espacial ou aterrem no planeta mais próximo, se possível.

Aprecia as paisagens e joga como quiseres - Esta é a melhor dica para desfrutares ao máximo do jogo. Está atento à beleza de cada planeta e gasta o teu tempo da forma que quiseres. No Man's Sky tem, basicamente, três objectivos que aparecem logo no início: seguires o caminho do Atlas, explorares o universo e chegares ao centro da Galáxia. Podes seguir linearmente um caminho ou não. No nosso caso, estamos obcecados com o Atlas e os seus mistérios, mas o jogo não te obriga a nada. Este é um daqueles jogos para "se ir jogando". Jogar excessivamente por dia poderá levar à fadiga, já que No Man's Sky cai eventualmente numa rotina após algumas horas.

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Mais artigos pelo Jorge Loureiro