Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

É uma boa altura para regressar a Pokémon na 3DS

Pokémon GO trouxe de volta a febre da série.

Pokémon GO ressuscitou e alastrou a febre de Pokémon por todo o mundo, contagiando até aqueles que nunca viram o desenho animado nem jogaram os títulos das portáteis. Embora o efeito tenha sido positivo e inicialmente o jogo de smartphones divirta, a realidade é que eventualmente se torna repetitivo e limitado, deixando-nos com sede de algo com mais substância. Felizmente podemos sempre revisitar os jogos da série para a DS / 3DS, e no meio desta febre gerada por Pokémon GO, foi isso que decidi fazer.

A altura nunca foi tão oportuna para voltar aos antigos jogos da série. Em primeiro lugar existe a já referida febre de Pokémon, o que suscita vontade de jogar. E em segundo lugar, o lançamento de Pokémon Sun & Moon está perto, pelo que podem começar a apanhar e a preparar a transferência dos Pokémon para o novo jogo, isto se desejarem completar a Pokédex. Mais do que isto, regressar aos jogos anteriores também nos deixa fazer uma retrospectiva da série e verificar como, pouco-a-pouco, os jogos foram introduzindo pequenas novidades.

Neste momento a minha atenção está mais virada para Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire. Embora tenha investido algumas dezenas de horas quando foram lançados, fiquei com a sensação de que os explorei em pleno e decidi aproveitar esta súbita vontade de jogar Pokémon para voltar. Uma das minhas mecânicas favoritas é a DéxNav, que torna o acto de procurar e de apanhar Pokémon muito mais entusiasmante. Por vezes, existem Pokémon a espreitar da vegetação e outros tipos de terreno, e nestas ocasiões, a DéxNav diz-nos a habilidade deste Pokémon, o seu primeiro ataque, o nível a que se encontra, e ainda o seu potencial (número de IVs no máximo).

"Pokémon GO ressuscitou e alastrou a febre de Pokémon por todo o mundo"

Através da DéxNav também é possível recorrer a uma técnica chamada "chaining", que se realizada da forma correcta, permite encontrar Pokémon cada vez melhores, isto é, com habilidades e ataques mais raros, e de nível mais elevado. O regresso da DéxNav ainda não está confirmado para Pokémon Sun & Moon, mas é uma das melhores adições já feitas à série nos últimos tempos e faria sentido que voltasse, quer seja no seu estado actual ou numa versão melhorada.

Ver no Youtube

Entretanto também arranjei uma cópia usada de Pokémon Pearl (tinha preferência pela versão Platinum, mas é mais rara e por isso consideravelmente mais cara), visto que a quarta geração foi a única que saltei à frente e estava curioso para a conhecer. Ainda não avancei muito e apenas conquistei dois ginásios, mas parece-me um Pokémon mais tradicional do que os mais recentes. O problema destes jogos mais antigos é que não há forma de os transportar directamente para os mais recentes. Primeiro precisava de passar os Pokémon para Black & White (e para isso precisaria de outra DS / 3DS) e depois recorrer ao Pokétransporter para os transportar para o Pokémon Bank, e daí para Pokémon X & Y e Omega Ruby & Alpha Sapphire.

Se nunca jogaram Pokémon, também é uma boa altura para ficar a conhecer a série. Caso tenham uma DS ou 3DS, é relativamente fácil encontrar cópias usadas a preços convidativos. Qualquer jogo é bom para começar, já que a Game Freak tem sempre o cuidado de explicar as mecânicas base logo no início e a dificuldade é acessível. O que poderá ser mais complicado é ficar a conhecer todos os Pokémon, já que neste momento são mais de 700 (contando com as várias evoluções e formas). De qualquer forma, qualquer um dos jogos anteriores é uma melhor proposta do que Pokémon GO. O jogo desenvolvido pela Niantic tem imenso potencial, mas na sua actual forma, não passa de uma versão extremamente despida.

Read this next