É uma boa altura para regressar a Pokémon na 3DS

Pokémon GO trouxe de volta a febre da série.

Pokémon GO ressuscitou e alastrou a febre de Pokémon por todo o mundo, contagiando até aqueles que nunca viram o desenho animado nem jogaram os títulos das portáteis. Embora o efeito tenha sido positivo e inicialmente o jogo de smartphones divirta, a realidade é que eventualmente se torna repetitivo e limitado, deixando-nos com sede de algo com mais substância. Felizmente podemos sempre revisitar os jogos da série para a DS / 3DS, e no meio desta febre gerada por Pokémon GO, foi isso que decidi fazer.

A altura nunca foi tão oportuna para voltar aos antigos jogos da série. Em primeiro lugar existe a já referida febre de Pokémon, o que suscita vontade de jogar. E em segundo lugar, o lançamento de Pokémon Sun & Moon está perto, pelo que podem começar a apanhar e a preparar a transferência dos Pokémon para o novo jogo, isto se desejarem completar a Pokédex. Mais do que isto, regressar aos jogos anteriores também nos deixa fazer uma retrospectiva da série e verificar como, pouco-a-pouco, os jogos foram introduzindo pequenas novidades.

Neste momento a minha atenção está mais virada para Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire. Embora tenha investido algumas dezenas de horas quando foram lançados, fiquei com a sensação de que os explorei em pleno e decidi aproveitar esta súbita vontade de jogar Pokémon para voltar. Uma das minhas mecânicas favoritas é a DéxNav, que torna o acto de procurar e de apanhar Pokémon muito mais entusiasmante. Por vezes, existem Pokémon a espreitar da vegetação e outros tipos de terreno, e nestas ocasiões, a DéxNav diz-nos a habilidade deste Pokémon, o seu primeiro ataque, o nível a que se encontra, e ainda o seu potencial (número de IVs no máximo).

"Pokémon GO ressuscitou e alastrou a febre de Pokémon por todo o mundo"

Através da DéxNav também é possível recorrer a uma técnica chamada "chaining", que se realizada da forma correcta, permite encontrar Pokémon cada vez melhores, isto é, com habilidades e ataques mais raros, e de nível mais elevado. O regresso da DéxNav ainda não está confirmado para Pokémon Sun & Moon, mas é uma das melhores adições já feitas à série nos últimos tempos e faria sentido que voltasse, quer seja no seu estado actual ou numa versão melhorada.

Entretanto também arranjei uma cópia usada de Pokémon Pearl (tinha preferência pela versão Platinum, mas é mais rara e por isso consideravelmente mais cara), visto que a quarta geração foi a única que saltei à frente e estava curioso para a conhecer. Ainda não avancei muito e apenas conquistei dois ginásios, mas parece-me um Pokémon mais tradicional do que os mais recentes. O problema destes jogos mais antigos é que não há forma de os transportar directamente para os mais recentes. Primeiro precisava de passar os Pokémon para Black & White (e para isso precisaria de outra DS / 3DS) e depois recorrer ao Pokétransporter para os transportar para o Pokémon Bank, e daí para Pokémon X & Y e Omega Ruby & Alpha Sapphire.

Se nunca jogaram Pokémon, também é uma boa altura para ficar a conhecer a série. Caso tenham uma DS ou 3DS, é relativamente fácil encontrar cópias usadas a preços convidativos. Qualquer jogo é bom para começar, já que a Game Freak tem sempre o cuidado de explicar as mecânicas base logo no início e a dificuldade é acessível. O que poderá ser mais complicado é ficar a conhecer todos os Pokémon, já que neste momento são mais de 700 (contando com as várias evoluções e formas). De qualquer forma, qualquer um dos jogos anteriores é uma melhor proposta do que Pokémon GO. O jogo desenvolvido pela Niantic tem imenso potencial, mas na sua actual forma, não passa de uma versão extremamente despida.

Publicidade

Salta para os comentários (12)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (12)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários