Pokémon Go é um novo nível de invasão diz Oliver Stone

Realizador diz estar preocupado com o mundo.

Apesar de Pokémon Go se ter tornado numa autêntica euforia que varre todo o mundo, são muitos os que não acham piada nenhuma à aplicação mobile da Niantic para iOS e Android, expressando preocupação com os comportamentos revelados por quem se entregou ao jogo.

Entre eles está Oliver Stone, famoso realizador que está a promover o seu novo filme "Snowden" na San Diego Comic-Com 2016, que considera Pokémon Go como mais um passo na invasão de privacidade por parte de grandes companhias como a Google. Questionado por um fã sobre os seus pensamentos em relação à aplicação mobile, Stone não teve quaisquer problemas em revelar o quanto não a acha apelativa.

"Nunca ninguém viu, na história do mundo, algo como a Google, nunca. É o negócio com maior ritmo de crescimento de sempre, e investiram uma enorme quantidade de dinheiro no que é a vigilância, que é a mineração de dados. Eles estão a aplicar a mineração de dados a todas as pessoas nesta sala para informações sobre o que compras, o que gostas e acima de tudo, os teus comportamentos. Pokémon Go insere-se nisso," disse Stone.

"Irás ver uma nova forma de sociedade robô," acrescentou Stone, "onde eles saberão como te queres comportar e irão criar o modelo que se enquadra com o teu comportamento e vão-te alimentar isso. É o que chamam de totalitarismo."

Inicialmente, a Niantic foi criticada por pedir e ganhar acesso a informações privadas dos utilizadores de Pokémon Go, como dados pessoais e emails, mas disse que se tratou de um erro já corrigido. Stone acredita que é mais um passo no que chama de "capitalismo de vigilância" e não revela grande optimismo para o estado do mundo.

Salta para os comentários (14)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (14)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários