Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Champions of Anteria - Passámos algumas horas com este promissor jogo da Ubisoft

RPG de ação ou estratégia em tempo real?

Durante 2014 o jogo Kingdoms of Anteria foi cancelado depois da sua Beta fechada ter recebido mau feedback. Após isso, a equipa da Mihnea Dragoman decidiu voltar com o projeto atrás para que este fosse refeito quase na sua totalidade. Para isso a equipa decidiu re-desenhar o jogo quase desde o 0, livrando-se de muitas características dos seus antecessores da s´wrie "The Settlers".

O jogo tem como conceito inicial um mundo de fantasia onde o visual é virado para o cómico estilo "cartoon", super colorido e agradável. O seu gameplay é mais similar ao estilo de RPG de ação, mas usa ao mesmo tempo um sistema de estratégia. Todos os combates e missões são feitos visto de cima como um RTS, mas a sua jogabilidade junto com alguns mapas fez parecer que estava a jogar com um herói do Warcraft 3.

Em Champions of Anteria, existem cinco elementos básicos no jogo que se sobrepõem em roda, sendo estes:
Fogo > Metal > Natureza > Eletricidade > Água 
e sucessivamente por esta ordem, o anterior vence o próximo.

Cada personagem tem as suas habilidades e com o passar dos níveis poderá desbloquear ainda mais, mas estas terão que ser equipadas e usadas estrategicamente. Em cada batalha o jogar por vezes terá que parar a batalha para que possa decidir os próximos passos com melhor precisão e estratégia.

O facto de que o ambiente irá ajudar nas lutas, este sistema durante as missões demonstra que Champions of Anteria poderá parecer um jogo fácil de pegar, mas difícil de dominar.

No inicio de cada combate, o jogador poderá parar o tempo para decidir a melhor estratégia para derrotar o inimigo

Apesar das modificações que o conceito do jogo recebeu desde 2014, Champions of Anteria não descartou completamente o sistema de gestão de aldeia. Para que possamos equipar os nossos heróis com melhores armas, armaduras e items, há que conseguir recursos diariamente. E para isto obviamente precisamos de ferreiros e alquimistas, entre outra mão de obra.
 Para isso é preciso expandir o território e é aí onde as missões com os heróis entram para conquistar toda a terra de Anteria e proteger a aldeia a todo o custo. O jogo recolhe os recursos automaticamente, o que é uma boa maneira de poupar tempo aos jogadores que estão mais virados para a conquista do que a gestão do seu território.

A cada nível que a aldeia ganha, o nosso edifício principal também evolui, ganhamos outros edifícios para construir e podemos popular mais um pouco do território conquistado.

Para começar a construir em mais territórios será preciso mais níveis e para os ganhar será preciso cumprir missões que felizmente são de uma maneira não linear. Ou seja, o jogo não te obriga a seguir uma linha defensiva, o próprio jogador poderá escolher para que lado quer começar a sua conquista. É um sistema sólido mas poderá futuramente ser melhorado.

A introdução à história é feita de maneira cómica e simples. Nas terras de Anteria é coberta de bandidos e tribos hostis, até que um dia três viajantes chegam a uma vila em ruínas e decidem então reconstrui-la e expandi-la. Cada um desses 3 viajantes tem uma breve descrição e história que é contada de uma maneira muito breve com imagens animadas e de uma maneira bem disposta.

Cada personagem jogável de Champions of Anteria tem o seu visual feito de maneira a combinar com o seu tipo de habilidades, elemento e personalidade como por exemplo Baltasar que é um pistoleiro que usa o elemento de fogo e mostra uma personalidade um pouco convencida.

Ver no Youtube

A experiência de Champions of Anteria poderá ser uma totalmente diferente da serie "The Settlers", mas não deixará de ter aquela pequena semelhança. Mas só o tempo dirá se poderemos entre tanto ver um jogo ainda mais polido tanto em termos de gameplay como graficamente quando este estiver disponível no dia 30 de Agosto.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Sérgio Luz avatar

Sérgio Luz

Redator

Um grande aficionado por RPGs e por todo o tipo de jogos que o PC abrange sejam MMOs ou MOBAs. Adora jogos que tenham histórias complexas e bem construídas, não deixando de lado jogos tais como Kingdom Hearts, Final Fantasy e Persona.
Comentários