Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Destiny: Vale a pena voltar depois da actualização de Abril?

A Prison of Elders está de volta.

Após vários meses sem novos conteúdos relevantes, a Bungie finalmente respondeu à sede dos jogadores de Destiny com a actualização de Abril, que ficou disponível na semana passada. Os novos conteúdos também são uma forma indirecta de tentar reconquistar os jogadores que entretanto partiram para The Division, o jogo da Ubisoft do mesmo estilo de Destiny que foi lançado no início de Março. Esta é a maior adição de conteúdos ao jogo desde o lançamento da expansão The Taken King em Setembro do ano passado, mas será que vale mesmo a pena voltar a jogar Destiny? É isso que tentamos descobrir desde a semana passada, experimentando o que a actualização de Abril para oferecer.

Para começar, novos conteúdos não são propriamente as melhores palavras para descrever a actualização de Abril. O que a Bungie fez foi reaproveitar uma grande parte dos conteúdos que ficaram para trás, nomeadamente a Prison of Elders, a grande novidade de expansão House of Wolves mas que perdeu a relevância após a chegada de The Taken King. A actualização de Abril trouxe também uma nova missão e strike, mas novamente, a palavra "nova" tem que ser colocada entre aspas. A nova missão é extremamente curta, não durando mais do que dois minutos. E quanto à "nova" strike, não passa de uma reciclagem da missão Shrine of Oryx, que já existe desde o lançamento do jogo em 2014. O que a Bungie fez foi simples: pegou nesta missão, adicionou inimigos Taken, e colocou um novo boss chamado Malok, que se tornou no líder dos Taken depois da derrota de Oryx.

As novas armaduraes têm efeitos luminosos em cada peça.

Fora isto, resta a Prison of Elders, um modo arena que regressou com dois níveis de dificuldade (260 e 320 de Light). Nestas novas dificuldades há a hipótese de encontrarmos inimigos e bosses Taken, que são novidade na Prison of Elders. A renovada Prison of Elders tem apenas três rondas de inimigos, mas esta é uma mudança positiva. As versões antigas têm cinco rondas (ou seis no caso da versão mais difícil), no entanto, o estilo deste modo torna-o rapidamente repetitivo, pelo que menos rondas reduz o cansaço dos jogadores. A redução de rondas também tornam a Prison of Elders mais apropriada para o Elder's Sigil, um bounty semanal deste modo. Este Bounty tem dois objectivos: alcançar 30.000 pontos ao longo de três rondas, e acumular 90.000 pontos ao longo da semana (ou seja podem repetir a actividade quantas vezes quiserem para alcançarem a pontuação). Embora a Bungie tenha descrito o Elder's Sigil como um desafio, até agora tem sido bastante fácil atingi-lo. Portanto, está longe de ter o grau de dificuldade de uma Raid (muito longe mesmo).

Apesar de não ser propriamente novidade, foi divertido regressar à Prison of Elders, mas tal como referi acima, esta actividade torna-se cansativa e não tem o mesmo valor de repetição das Raids. Não obstante, existem recompensas que tornam a visita à Prison of Elders recompensadora. Ao completarem o Elder's Sigil recebem uma arma e uma peça de armadura com Light acima de 320, ajudando-vos a atingir o novo nível máximo de de 335 (antes da actualização era 320). Mas a Prison of Elders não é a única forma de atingirem o nível máximo de Light. A Bungie ouviu as críticas e com esta actualização passou a ser possível receber loot a nível máximo de várias fontes: das Strikes, da Nightfall, no Bounty Semanal do Crucible, e nos pacotes que recebem quando sobem o nível de uma facção. Ainda podem receber loot a mais de 320 de Light do Trials of Osiris e da Raid King's Fall, mas estas já não são as únicas formas de maximizar a vossa personagem.

"Os conteúdos da actualização de Abril servem para entreter durante algumas horas"

Em adição ao que já foi mencionado, as razões para voltar a jogar Destiny são as novas armaduras e armas, que agora podem ser personalizadas com efeitos luminosos. Nada disto afecta a jogabilidade, mas Destiny sempre teve desde o início uma componente estética e há jogadores que se orgulham de ter um Guardião bem vestido, pelo que esta é uma adição engraça. Há ainda novos shaders para ganhar, algumas armas do primeiro ano com o dano actualizado, e uma nova sniper exótica no caso das versões PlayStation. É verdade que esta actualização poucos conteúdos novos traz, mas há que ter em conta que é gratuita e que foi desenvolvida pela Live Team, uma equipa dedicada pela manutenção do jogo. A equipa principal da Bungie está neste momento a trabalhar na grande expansão paga que chegará mais adiante em 2016 e na sequela prevista para 2017.

O Archon Priest está de volta numa versão Taken.

Mais uma das novidades da actualização de Abril foi a renovação da Strike Winter's Run, cujo boss é o Archon Priest. Se jogaram Destiny durante o primeiro ano, então certamente estão familiarizados com esta Strike, já que era uma das mais populares. Agora existe uma versão Taken desta Strike, mas o problema é que não a podemos jogar quando queremos. Esta Strike está misturada na playlist das Vanguard Strikes a 260 de Light, e como as Strikes desta playlist aparecem aleatoriamente, jogar a versão renovada desta Strike é uma questão de sorte. É uma pena, até porque existem novas armas Taken que só dropam no boss desta Strike.

A actualização de Abril também serviu para a Bungie refinar alguns dos sistemas do jogo, nomeadamente o sistema de loot e o funcionamento da Infusion. O sistema de loot passou a ser verdadeiramente inteligente. Embora esta fosse uma das promessas para expansão The Taken King, só foi implementado em pleno agora. À medida que forem subindo de Light, vão ganhar equipamentos de nível superior, pelo que atingir o nível máximo de 335 é apenas uma questão de tempo. Adicionalmente, o sistema de Infusion ficou muito melhor. Este sistema permite que peguem num equipamento de Light superior e subam o nível de um equipamento inferior, no entanto, no passado perdia-se sempre alguns níveis de Light. Com o novo sistema de Infusion não há perda de níveis de Light. Por exemplo, se fizerem infusion de um equipamento de 320 de Light num equipamento de 3 de Light, este último ficará imediatamente a 320 de Light.

"A Bungie está a brincar perigosamente com o conceito de pay-to-win"

Como parte da actualização a Bungie adicionou os Sterling Treasures, que são pacotes de loot onde podem ganhar armaduras Taken, novas naves, os efeitos luminosos das armaduras, e itens que aumentam temporariamente a reputação ganha no Vanguard e Crucible (e quando sobem de nível, podem ganhar equipamentos até 335 de Light). Embora todos os jogadores possam ganhar três Sterling Treasures por semana ao completar determinadas actividades, a Bungie está a brincar perigosamente com o conceito de pay-to-win, permitindo que mais Sterling Treasures sejam comprados com dinheiro real (200 de Silver cada um) As armaduras provenientes do Sterling Treasure tem apenas 3 de Defesa, pelo que vão precisar de fazer Infusion se quiserem usá-las, no entanto, o problema está nos itens que aumentam a temporariamente a reputação ganha. Ou seja, comprando mais Sterling Treasures e recorrendo a estes itens, é possível progredir mais rápido.

Uma semana depois da chegada da actualização, já tenho vários amigos na minha lista com personagens a 335 Light, o novo nível máximo, pelo que rapidamente os mais dedicados devoraram todas as novidades da actualização. A actualização não é má de todo, e veio trazer um pouco de ar fresco aos fãs, mas com tantos lançamentos no horizonte, não tem argumentos fortes o suficientes para vos manter agarrados. As novidades servem para gastarem algumas horas por semana a jogar, pelo menos até atingirem o novo nível máximo e ganharem tudo aquilo que desejam, mas nada mais do que isso. Portanto, respondendo à questão colocada no início, será que vale a pena voltar a Destiny? Se estão com saudades, até porque The Division está a passar por um mau bocado neste momento, os conteúdos da actualização de Abril servem para entreter durante algumas horas, mas as grandes novidades, como uma nova Raid e novos locais para explorar, só chegarão com a próxima grande expansão.

Novo Sistema de Loot Infusion Sterling Treasure

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Destiny

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários