Digital Foundry: Dark Souls 3 PC vs. PS4

Melhorias gráficas? Performance melhor?

Estamos a um mero dia do lançamento de Dark Souls 3, a nova obra do From Software para PlayStation 4, PC e Xbox One. Para descobrir possíveis diferenças entre as versões, o Digital Foundry pegou na versão PS4 e comparou-a com a versão de computador, procurando quaisquer diferenças gráficas e melhorias na performance sobre a versão de consola.

Nada parece muito diferente na versão PC. Efeitos, iluminação e qualidade dos modelos estão idênticos à pré-definição High do PC e ambas as versões de consola estão muito similares. Ambas usam o equivalente a High para oclusão ambiental e a mesma definição para a solução interna do estúdio usada para a anti-aliasing. Mesmo olhando para as duas versões lado a lado, fica difícil encontrar diferenças mas existem três principais a ter em conta.

A maior diferença que os jogadores vão sentir desde logo e que marca a experiência, é a capacidade de correr o jogo a 60fps no PC. Olhando para a versão PS4 a 30fps, que sofre com soluços devido ao problema no ritmo de fotogramas, a versão PC pode tornar-se num contraste muito forte. O gameplay é muito mais suave e permite ver pela primeira vez o motor de Bloodborne a correr a 60fps. Tornou-se muito difícil regressar à versão PlayStation 4 depois de jogar a 60fps no PC.

A segunda diferença está no motion blur. Se a versão PS4 já apresenta uma versão superior do efeito visto na Xbox One, no PC conseguimos ir ainda mais longe. A terceira diferença são as sombras de maior qualidade, que estão com um aspecto superior ao que vemos na consola da Sony. Apesar das diferenças gráficas serem mínimas, é na performance que a versão PC sobe a parada.

Não nos podemos esquecer ainda de referir que esta é a melhor conversão feita pelo From Software das consolas para PC, muito acima do que conseguiu fazer com os seus anteriores trabalhos.

Salta para os comentários (19)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (19)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários