Retro-compatibilidade é factor na compra para a Xbox One?

Quando pretendes adquirir um novo jogo.

A Microsoft tem feito um excelente trabalho com a retro-compatibilidade Xbox 360 na sua mais recente Xbox One. Depois de vários clássicos que serviram como apoio a alguns importantes lançamentos em 2015, especialmente com a série Gears of War em apoio à Ultimate Edition do primeiro, a Microsoft continua a utilizar esta funcionalidade da consola para reforçar o valor dos jogos na sua plataforma.

Enquanto algumas companhias estão a trabalhar com a Microsoft para tornar clássicos Xbox 360 compatíveis com a Xbox One, como o caso de Red Dead Redemption ou Tekken Tag Tournament 2, outras começam já a introduzir a funcionalidade nos seus incentivos à reserva pré-lançamento.

Apesar de Quantum Break ter perdido a exclusividade Xbox One, os jogadores com a consola ficaram a saber que ao reservar esta versão teriam direito à versão Windows 10 gratuitamente e ainda a aos dois jogos Alan Wake da Xbox 360. Quer isto dizer que ao comprarem Quantum Brake para a Xbox One, recebem Alan Wake com os dois pacotes de conteúdos adicionais, e ainda Alan Wake's American Nightmare, que recentemente se tornou compatível com a consola mais recente.

No dia 5 de Abril, quando Quantum Break chegar às lojas, poderás adquirir Alan Wake e Alan Wake's American Nightmare juntamente com a mais recente propriedade intelectual da Remedy Entertainment. Isto significa que poderás ter numa só plataforma, e pelo preço de um jogo, dois fantásticos trabalhos deste talentoso estúdio. A possibilidade de numa só consola desfrutar do catálogo de um estúdio para duas consolas é interessante e muitos podem pela primeira vez ganhar acesso a jogos de grande qualidade.

1
As reservas pré-lançamentos começaram a usar a retro-compatibilidade como destaque.

No entanto, Quantum Break não é um caso isolado, não é o único a beneficiar desta postura da Microsoft. A dona da Xbox One juntou-se a outras companhias, como a Bandai Namco, e está a oferecer Dark Souls para a Xbox 360 a todos os que reservarem a versão Xbox One de Dark Souls 3, que estará disponível na Xbox One no dia 12 de Abril. Além de reforçar o valor proposto pelo jogo, é uma bela forma de aprofundar o contacto do comprador com a série que gosta ou que pretende descobrir.

Para uma série que desafia tanto os jogadores e despertará imenso a curiosidade de novatos, afinal de contas basta relembrar o efeito de Bloodborne que contagiou imensos novos jogadores a pesquisarem sobre a série, este é um extra altamente interessante. Ao contrário de outras plataformas, os fãs não precisam comprar outro jogo da série e nem precisam ir buscar a consola mais velha, ficam com tudo numa só.

Como a Microsoft está a apostar na retro-compatibilidade como meio de valorizar as reservas, outras companhias estão já a aderir à proposta e não é só a Bandai Namco. Depois de oferecer Fallout 3 aos que compraram Fallout 4 na Xbox One, a Bethesda volta a recorrer a este incentivo para Doom, oferecendo os originais a quem reservar a edição digital da Xbox One.

Será de prever que a Microsoft continue com esta filosofia de reforçar o valor dos títulos na sua plataforma e procure dar mais conteúdos ao jogador pelo seu dinheiro. No futuro teremos mais companhias a trabalhar em incentivos similares para os seus títulos, e consoante a Microsoft aumenta a lista de jogos retro-compatíveis, mais jogadores terão acesso ao fantástico catálogo da consola anterior na sua mais recente.

A questão aqui é se a retro-compatibilidade é um factor que têm em consideração na hora da compra? Se estes incentivos às reservas vos entusiasmam e se, no caso de terem a possibilidade, escolhem antes a versão Xbox One ao invés da versão PC ou PlayStation 4, para beneficiar destes extras?

Publicidade

Salta para os comentários (68)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (68)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários