Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Street Fighter V - Guia Básico

Dicas para iniciares os teus combates de rua.

Street Fighter V está quase a chegar e apesar de uma parte do elenco ser constituído por personagens que bem conheces, alguns deles podem estar diferentes, com golpes novos, ou totalmente alterados. Em mais um jogo da icónica série da Capcom, terá que ser o jogador a investir tempo nestes combates de rua para descobrir qual o personagem que mais gosta, com qual se diverte mais e, talvez mais importante, qual o personagem que se encaixa na sua maneira de combater. Street Fighter V reduz o número de personagens à nossa disposição mas ao mesmo tempo procura reforçar a solidez do seu gameplay. Através de novas mecânicas de jogo, de novos especiais incríveis e de novos personagens, Street Fighter V é um novo marco na história desta série.

Street Fighter V terá 16 personagens no lançamento, 4 delas novas, mais 6 adicionais que chegam ao longo de 2016 como conteúdo adicional que poderás adquirir. Em tudo o que fazes neste Street Fighter V, irás ganhar "Fight Money", moeda in-game que te permite comprar conteúdos que vais desbloqueando. Se não quiseres perder tempo, podes adquirir com euros reais mas isso caberá a cada um decidir.

De diversas maneiras, Street Fighter V parece ter reduzido a complexidade e loucura, em relação ao que vimos em Street Fighter IV. Para alguns, os movimentos podem estar mais lentos e poderá ficar a sensação que cada personagem já não ostenta um número tão complexo de golpes. No entanto, isto não significa que não existe profundidade pois ela está lá presente para desafiar todos os jogadores a dominarem novamente os seus personagens favoritos.

Uma das maiores novidades é o V-System, uma mecânica de jogo comum a todos os personagens mas que os torna mais específicos. Apesar do sistema ser comum a todos, cada personagem executa uma acção singular, contextualizada com a sua arte marcial ou estilo de combate. Tal como para as Critical Arts, esta mecânica apresenta três barras que quando preenchidas permitem diferentes possibilidades. Existem três maneiras de utilizar o V-System:

Acções comuns a todos e básicas do V-System:

  • Pressionar Soco e Pontapé forte ao mesmo tempo - Personagem fica mais forte por tempo limitado
  • Pressionar soco e pontapé médio ao mesmo tempo - Executa uma acção específica de cada um
  • (Em Defesa) Pressionar Frente + três botões de soco ao mesmo tempo - Permite contra-ataque

Existem alguns personagens, como Nash, que aprofundam ainda mais o leque de opções à sua disposição no V-System mas estes três movimentos são os básicos. São movimentos que vais precisar ter em conta pois são ferramentas que podem mudar por completo o combate. Imagina que recorres ao V-System para aumentar o dano temporariamente, aplicar um combo à maneira e acabas com uma Critical Art de dano reforçado! O teu adversário vai ficar de queixo caído ao olhar para o adversário.

Enquanto a acção executada com os botões médio, e parte importante da estratégia de cada personagem, não precisa de barra V-System para ser executada, se quiseres maior poder por tempo limitado precisas de duas barras e o movimento de contra-ataque precisa de uma barra deste V-system.

A barra V-System a vermelho e a barra Critical Arts a Azul. Repara que alguns personagens apenas têm duas barras V-System, como Mika, outros têm 3, como Zangief.

Street Fighter V será lançado na Europa no próximo dia 16 de Fevereiro e até lá iremos actualizar este guia. Consoante o fizermos, iremos actualizar para que fiques a par das nossas dicas.

Lista de personagens

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Street Fighter V

PS4, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários