Satoru Iwata foi vital para o lançamento de Pokémon no Ocidente

O presidente da Pokémon Company falou do trabalho de Iwata.

Se não fosse o esforço de Satoru Iwata, os jogos de Pokémon nunca teria sido lançados fora do Japão, isto segundo Tsunekazu Ishihara, presidente da The Pokémon Company International.

Ishihara falou com o 4Gamer, e mencionou que em 1998, Pokémon Red e Pokémon Green já se encontravam no mercado a fazer sucesso, e a produtora Game Freak teria decidido passar para as seguintes iterações da franquia, Pokémon Gold e Pokémon Silver, já que a equipa era tão pequena que não tinha forma de fazer algum tipo de port, e muito menos uma localização com muito texto em inglês.

A Nintendo e a Game Freak lançaram Pokémon Red e Pokémon Green para o Game Bou no Japão em 1996, e durante o desenvolvimento do jogo, o estúdio nunca pensou levá-lo para fora do Japão. "A ideia de levá-lo para países fora do Japão nem sequer nos ocorreu," confessou Ishihara.

Mas em 1998 Pokémon já era um fenómeno no Japão, razão suficiente para que o presidente da Nintendo da altura, Hiroshi Yamauchi, pedisse à Game Freak para lançar os jogos no ocidente, ao mesmo tempo que o estúdio estava a trabalhar em Pokémon Gold e Pokémon Silver.

"Naquela altura só vimos uma opção possível, e decidimos focar a nossa atenção em Gold e Silver, em vez de uma versão em inglês, e pensávamos 'o desenvolvimento para o estrangeiro é apenas um sonho dentro de um sonho', e desistimos dessa ideia," explicou Ishihara. "Mas foi aí que um homem levantou a sua mão, o presidente da HAL Laboratory, Iwata".

Satoru Iwata entrou na HAL Laboratory em 1982, e em 1993 já era presidente da companhia, mas no fundo ele continuava a ser um programador. Ishihara explicou que Iwata analisou todo o código fonte de Red e Green para começar a traçar um caminho para fazer uma versão estrangeira dos jogos. Para além disso, durante uma entrevista de Iwata Ask publicada em 2010, Ishihara assinalou que Iwata também criou as ferramentas de compressão para o código de gráficos de Pokémon, permitindo levar o sistema de combates de Red e Green para Pokémon Stadium da Nintendo 64.

Desta forma Iwata funcionou como intermediário entre a Game Freak e a Nintendo. Com isto as versões em inglês de Pokémon Red e Pokémon Green chegaram ao ocidente como Pokémon Red e Pokémon Blue em Setembro de 1998 para o Game Boy.

Satoru Iwata uniu-se à Nintendo no ano 2000, e substituiu Yamauchi como presidente em 2002. Ele esteve à frente da companhia até aos 55 anos, após a sua morte no passado dia 11 de Julho.

Publicidade

Salta para os comentários (9)

Jogos em destaque neste artigo

Sobre o Autor

Luís Alves

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Conteúdos relacionados

Final Fantasy 7 Remake chegará mais cedo às lojas

Actualização: Data em Portugal será respeitada.

Novo wallpaper de Cyberpunk 2077 mostra rixa no metro

Já alteramos o nosso fundo de ecrã.

NieR Replicant ver. 1.22474487139 anunciado

Remaster do original para PC, PS4 e Xbox One.

Final Fantasy 7 Remake já está nas mãos dos jogadores

Apesar da Square Enix ter dito que existiriam problemas de stock.

Também no site...

Comentários (9)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários