John Romero: Os videojogos são a máxima expressão de arte

Acredita que no futuro os museus irão expor os videojogos.

a
John Romero - O pai de Doom e Quake.

O veterano designer de videojogos, John Romero, responsável por jogos como Quake e Doom, fez uma série de declarações onde criticou o estado actual da indústria e os jogos de acção na primeira pessoa.

Em relação ao eterno debate sobre a classificação dos videojogos como forma de arte e expressão, Romero não quis perder a oportunidade de dar a sua opinião. De facto, ele acredita que os jogos são a máxima expressão artística.

"Acredito profundamente nisso. Programar é uma forma de arte. Desenhar níveis é uma forma de arte. Modelar e animar também são. Escrever é uma forma de arte. Se colocarmos isso tudo junto, criamos uma espécie de forma de arte suprema, complexa e rica, especialmente se o fizeres bem. No futuro os museus estarão cheios de videojogos e as pessoas compreenderão que são realmente a forma de arte definitiva".

Em 2011 o governos dos Estados Unidos reconheceu os videojogos como forma de arte, algo que vão ao encontro da previsão de John Romeo.

Outra questão estava relacionada sobre a importância e a qualidade do género de acção na primeira pessoa e o facto de haver pressão com orçamentos e datas a cumprir para que esses jogos cheguem a tempo às lojas. Romero sublinhou o trabalho que houve por detrás de Destiny, que o classificou de inovador.

"É bom ver como os jogos de acção na primeira pessoa não estão em perigo de desaparecer Há muitos no mercado e outros tantos em produção. Na verdade, não vi muita inovação desde os anos noventa. À medida que os orçamentos vão aumentando os riscos tomados no design vão descendo. É bom ver um FPSMMO como Destiny no mercado, há muito tempo que aguardávamos por algo como este jogo".

Publicidade

Salta para os comentários (17)

Sobre o Autor

Luís Alves

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Conteúdos relacionados

Moon Knight e She-Hulk serão séries live action no Disney+

Bruce Banner deixou de ser o único Hulk.

Série The Mandalorian recebe primeiro trailer

Pedro Pascal protagoniza a série de Star Wars.

Cyberpunk 2077 estará no Tokyo Game Show

Spike Chunsoft promoverá o jogo da CD Projekt RED.

Também no site...

Comentários (17)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários