Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

LEGO Marvel's Avengers - Antevisão

Uma grande surpresa para o início de 2016.

É perfeitamente compreensível que neste momento já não se sintam entusiasmados com um jogo da Lego. Todos os anos surge pelo menos um jogo novo (às vezes até mais) baseado numa fórmula pré-estabelecida há vários anos. Apesar da fórmula ser claramente a mesma, cada jogo consegue apresentar particularidades que o tornam numa experiência diferente. Neste aspecto, a TT Games tem feito um excelente trabalho, e Lego Marvel Avengers é mais uma prova da atenção que este estúdio presta aos detalhes, prestando um fan-service do melhor que há.

Embora já a TT Games já nos tenha dado um jogo Lego baseado no universo de super-heróis da Marvel, esta versão dos Avengers é baseada nos seis filmes mais recentes da Marvel. Apenas foram lançados até agora dois filmes dos Avengers, mas a ocasião foi aproveitada para incluir a história de Captain America: The First Avenger, Iron Man 3, Thor: The Dark World, e Captain America: The Winter Soldier, que estão inseridos na mesma narrativa contínua. Seis filmes representam bastantes conteúdos para incluir num jogo, mas a TT Games não se ficou por aqui e foi muito além, trazendo muitas personagens que só apareceram nas bandas desenhadas, como o Fin Fang Foom e o Devil Dinosaur.

Hulkbuster vs Stanbuster (reparem no pormenor do lápis)

Nas versões das consolas caseiras, o número de personagens jogáveis excede 150. Nesta lista estão incluídas todas as caras familiares e ainda muitas caras estranhas (a não ser que tenham um profundo conhecimento do universo Avengers). A juntar a isto temos personagens, como o Iron Man, que apresenta várias versões graças ao seu leque extensivo de fatos diferentes. Estes fatos não são apenas cosméticos, cada um possui habilidades diferentes. Um pormenor delicioso são as animações humoristas na troca de fatos, que vão vão despertar um sorriso nos fãs. Tal como nos filmes, Stan Lee, o criador de várias personagens icónicas da Marvel, também estará presente nos jogos e terá várias versões, nomeadamente o Stan-Buster (uma versão do Hulkbuster).

Nesta apresentação, que decorreu em Londres e na qual participamos a convite da Warner Bros, tivemos acesso a uma demo do início do jogo, que começa com a sequência inicial do filme Avengers: Age of Ultron, na qual o grupo de super-heróis combate num cenário gelado contra as forças da Hydra. Apesar da natureza de brincadeira que tradicionalmente os jogos Lego apresentam, as sequências de acção estão muito bem retratadas. Pelo que vi, diria até que este será um jogo mais cinematográfico que os restantes, não apenas pela forma como as sequência de acção foram tratadas mas também porque as vozes das personagens são as mesmas do cinema. Alguns dos actores gravaram até falas adicionais especialmente para este jogo.

Para a TT Games, Lego Marvel Avengers é uma oportunidade para expandir o que fizeram com Lego Marvel Super Heroes. O primeiro passo foi adicionar mais personagens, e de seguida, melhorar aquelas que já estavam presentes. Dá para prever que Hulk será uma das personagens favoritas. É incrivelmente poderoso nos combates, desfazendo várias figuras Lego com um só golpe, e consegue dar grandes saltos contínuos, o ideal para percorrer e explorar os vários locais em mundo-aberto. Por outro lado, também existem outras personagens com a habilidade de voar a elevadas velocidades (o Iron-Man é apenas um entre muitos), o que é igualmente excelente para a exploração.

No total serão sete os espaços em mundo-aberto que poderão visitar em Lego Marvel Avengers, isto nas versões para as consolas caseiras. O destaque desta apresentação foi para a cidade de Nova-Iorque, onde poderão visitar o edifício dos Avengers e o Helicarrier da Shield, mas existirão outros locais que apareceram nos filmes como Asgard, a mansão de Tony Stark em Malibu, e a cidade de Washington. Nestes locais vão encontrar diversas missões secundárias. Podem ainda a qualquer momento solicitar um dos muitos veículos jogáveis, como por exemplo, a mota do Captain America.

A jogabilidade mantém-se simplicista e bastante acessível, no entanto, a adaptação que a TT Games fez dos super-poderes das personagens para o jogo é louvável. A cada momento existem sempre duas personagens no ecrã, entre as quais podem alternar livremente, tanto no combate como na resolução de puzzles. Tal como já se tornou habitual nos jogos Lego, existem puzzles que não podem ser solucionados imediatamente. Logo na sequência inicial encontramos um sítio que para ser desbloqueado requer que voltemos lá uma segunda vez com uma personagem com poderes psíquicos. E isto é apenas a ponta do Icerbergue, já que os desbloqueáveis e colecionáveis costumam ser mais do que muitos nestes jogos.

Uma das novidades nos combates é a possibilidade de juntar os poderes de duas personagens diferentes num ataque combinado. Quando juntam o Captain America com o Thor, o primeiro segura fortemente no seu escudo indestrutível enquanto o herói de Asgard dá uma potente martelada, causando uma grande onda de choque. Outra possível combinação surge com Hulk e o Iron Man, na qual o primeiro roda rapidamente o segundo enquanto este dispara lasers das suas mãos. Estas são apenas algumas das muitas combinações possíveis. Também vimos que há certas personagens que conseguem montar o Devil Dinosaur. O combate, apesar de simples, é bastante satisfatório. É divertido, e como existem tantas personagens para experimentar, têm diversidade garantida até ao final do jogo.

Cover image for YouTube videoLEGO Marvel's Avengers - NYCC Trailer (1080p)

As versões para a PlayStation 4 e Xbox One serão claramente as melhores, todavia, aquilo que a TT Games conseguiu alcançar com as versões para as consolas portáteis é impressionante. Pela primeira vez, as versões portáteis para a PS Vita e Nintendo 3DS (estas versões serão idênticas, com a excepção dos gráficos de menor resolução da consola da Nintendo) terão as mesmas funcionalidades que as versões das consolas caseiras. Nas portáteis haverá menos conteúdos, nomeadamente um número menor de personagens jogáveis (ainda assim, serão mais de 100), mas tirando isto, quem optar por estas versões, não ficará a perder em mais nenhum aspecto. Aliás, as versões portáteis até têm conteúdos exclusivos, como uma versão nocturna de Nova Iorque e a versão mostrada desta cidade no primeiro filme dos Avengers, no meio da invasão dos aliens.

"Não estávamos à espera de ficar tão surpreendidos"

Outro feito impressionante nas versões PS Vita e 3DS foi manter a escala da cidade de Nova-Iorque. A escala é exactamente a mesma das versões PS4, Xbox One, e Wii U, a diferença está na quantidade de objectos que vemos no Horizonte, que foi bastante reduzida nas versões portáteis. De resto, as diferenças não são muitas. A jogabilidade é idêntica, podem conduzir vários veículos, e escolher um dos diversos fatos do Iron Man. Resta dizer que as versões portáteis, além de versões exclusivas dos níveis, também terão missões que não vão aparecer nas outras versões.

Apesar da lista de personagens exceder 150, uma ausência notável é a de Spider-Man, que por acaso estava presente em LEGO Marvel Super Heroes, o jogo anterior. Se acompanham as notícias das bandas desenhadas e dos filmes planeados pela Marvel, então sabem o aranhiço está confirmado para Captain America: Civil War, o próximo filme do Marvel Cinematic Universe. O problema é que até há pouco tempo o Spider-Man não fazia parte dos Avengers (isto é, no que diz respeito aos filmes), e sendo este jogo baseado nos seis filmes referidos nos parágrafos anteriores, não havia razões para incluí-lo. Ainda assim, os produtores não excluíram a possibilidade do super-herói ser adicionado como parte de um dos DLCs do Season Pass.

As impressões que obtivemos do tempo que passamos a jogar e do que nos foi mostrado pelos produtores são muito positivas. Não estávamos à espera de ficar tão surpreendidos, mas a realidade é que a TT Games está a fazer um excelente trabalho com os Avengers. Os fãs terão muitos conteúdos para se deliciarem. Há muita acção mas também o já esperado humor dos jogos LEGO. Acima de tudo, sobressai o respeito e carinho com que a TT Games tratou a propriedade. A atenção a todos os pormenores provam que este é um jogo feito especialmente para os maiores fãs de Avengers. Ainda assim, quem apenas viu os filmes, também tem aqui muitos conteúdos para se divertir. Resta agora aguardar ansiosamente pelo lançamento a 29 de Janeiro.

As despesas da viagem e estadia em Londres foram pagas pela Warner Bros.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

LEGO Marvel’s Avengers

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PlayStation Vita, Nintendo Wii U, PC, Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários