Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Membros do ISIS utilizam o chat da PlayStation 4 para comunicar entre si

Isto segundo o ministro do interior belga Jan Jambon.

Os trágicos atentados terroristas em Paris reivindicados pelo ISIS abalaram a Europa e todo o mundo ocidental, e nas últimas horas os governos continuam a fazer os possíveis para garantir a segurança dos seus cidadãos e para evitar mais derramamento de sangue.

O ministro do Interior Belga, Jan Jambon, declarou que os membros do ISIS utilizam o chat da PlayStation 4 para comunicar entre si.

De acordo com as palavras de Jambon, a PlayStation Network é uma comunidade virtual onde os terroristas do Estado Islâmico não só são capazes de comunicar através do chat, como também podem passar as respectivas mensagens de forma despercebida em jogos onde se pode jogar e usar o chat em equipa. Circunstância esta que torna difícil de identificar algumas potenciais ameaças reais.

O caso mais mediático remonta a maio deste ano, quando um menino austríaco de origem turca foi condenado a dois anos de prisão pelo tribunal de Sankt Poelten, nomeadamente por este ter feito um download na sua PlayStation de um esquema para construir uma bomba verdadeira. O juiz descobriu que o rapaz de 14 anos tinha entrado em contacto com militantes do ISIS localizados em território Sírio.

Em suma, fica claro que os governantes devem permanecer vigilantes em duas frentes: o perigo de ataques reais e tangíveis, mas também nas redes de comunicação virtual mais densas, que são um terreno fértil para a difusão de mensagens propagandistas, bem como para a planificação de atentados.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários