Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

NBA 2K16 - Análise

Liderança incontestável.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
O mais completo, autêntico e realista jogo de basquetebol. Detém todas as incidências da NBA, mas requer esforço para tirar melhor proveito.

É uma das maiores certezas. Qualquer conhecedor dos jogos de desporto, em particular do basquetebol e do segmento dedicado à NBA, sabe que NBA 2K é sinónimo de qualidade. Vem sendo assim, sem tirar nem pôr, desde o original. Por mais que outras produtoras e editoras se esforcem no sentido de contrariar a tendência para o domínio da 2K Sports, o vencedor é sempre o mesmo. Quando Peter Moore anunciou em 1999 a aquisição dos direitos da franquia NBA 2K para a Dreamcast, em exclusivo - e que valeu à SEGA a distribuição do jogo - estava ainda a uma significativa distancia de colher todo o sucesso de uma liderança incontestável, apesar do excelente parto de NBA 2K, 2K1 e 2K2, os três jogos lançados na saudosa e última plataforma da SEGA.

A qualidade imprimida nos primeiros jogos foi de tal forma patente e quase sem paralelo ou réplica no segmento dedicado, que ao fim de alguns anos NBA 2K ganhou uma vantagem que mais nenhuma outra editora foi capaz de anular. NBA 2K passeia e exibe qualidade mas continua a ser um produto de uma dedicação extrema da Visual Concepts, a produtora a cargo das 17 versões lançadas e de um grande investimento por parte da 2K Sports, que ciente da riqueza do mercado norte-americano e do impacto da NBA em todo o mundo, continua a fazer desta série uma das suas mais importantes bandeiras.

É surpreendente como apesar de todos estes anos de produções anuais, a NBA 2K prossegue como uma das melhores séries dentro do género desportivo. Há mesmo quem arrisque: o que seria se a 2K Sports abrisse um novo segmento dedicado aos jogos de futebol? O empenho na criação de uma experiência que toca no realismo em toda a extensão, apostando em modelos incríveis dos jogadores e uma definição da experiência a roçar muitas vezes a perfeição, com comentários, antevisões e uma abordagem tão sólida e genuína, põe-nos a sonhar sobre até onde um estúdio como a Visual Concepts poderia ir se investissem a sério no futebol. Provavelmente não é do interesse da editora mudar de filão ou abrir uma iniciativa mais arriscada, quando outros concorrentes disputam ferozmente e com grandes investimentos o centro da sala de estar. Se NBA 2K é a melhor experiência de basquetebol, porque não torná-la ainda melhor?

A jogabilidade mais avançada garante uma experiência mais genuína mas teria sido desejável um segmento interactivo das técnicas em vez de vídeos explicativos.

Acredito ser esse o desafio e sobretudo o que move a Visual Concepts. Todos os anos conseguem encontrar novos conteúdos e, mais do que isso, acomodá-los da melhor forma no centro da experiência. NBA 2K16 é o espelho dessa evolução gradual e sustentada. Trazendo melhorias, aprimorando aspectos e uma melhor navegação na nova geração, o título para este ano da NBA atinge um patamar de excelência em quase todos os domínios do jogo. É impressionante percorrermos os menus e não sairmos dali, ao fim de alguns minutos, arrebatados com a vastidão do que é o desporto e o impacto da NBA, não só da NBA, mas do universo basquetebol, com equipas internacionais, de outras gerações e envolvendo mais lendas da modalidade.

"ao fim de alguns anos NBA 2K ganhou uma vantagem que mais nenhuma outra editora foi capaz de anular"

A primeira tarefa a realizar é a criação do vosso jogador. O editor é bastante alargado e contempla não só as possibilidades normais de edição: rosto, altura, estatura, tatuagens, como outros pormenores. Se quiserem ir um pouco mais adiante poderão até usar uma imagem vossa para passar à modelação do rosto (através do Kinect), conseguindo um efeito mais realista, genuíno e exclusivo. Também podem criar e desenhar as sapatilhas conforme o vosso interesse, sem esquecer o My Park, basicamente um recinto ao ar livre a partir de três cidades modelo. É importante este passo inicial já que terá reflexos quando derem início ao modo carreira e passarem a jogar com o vosso jogador

Estando acostumados às experiências anteriores, os jogadores veteranos e fãs da série não terão problemas na adaptação ao estilo de jogo. A jogabilidade apurada, precisamente no sistema avançado criado para a actual edição, essa sim poderá assustar alguns jogadores. Claro que num nível entre o básico e o intermédio, qualquer um é capaz de desempenhar facilmente movimentos nucleares, tais como passes para um jogador mais distante, lançamentos, roubos de bola, bloqueios e afundanços. A existência de vídeos demonstrativos explica muito bem todos os passos a dar. Na dúvida, poderão até pausar o vídeo e memorizar os comandos exibidos conjuntamente.

A encontrar a melhor forma para ultrapassar a defesa.

Até há pouco tempo a realização dos "alley-oops" era quase um dado adquirido. Desta vez existe mais equilíbrio na aproximação entre os jogadores e o sistema "pick'n roll" que basicamente nos deixa desenvolver uma estratégia ofensiva de modo a isolar um atacante ou quebrar a hegemonia defensiva, também foi alvo de alterações. Não é muito fácil executar à primeira estes movimentos, mas algumas sessões de treino são suficientes para ficarem acostumados às mecânicas. A partir daqui conseguimos desbloquear mais facilmente o sector defensivo do adversário mas também maximizar a satisfação, com jogadas dignas de repetição e passagem para um eventual top-ten.

"Não é fácil começar a jogar NBA 2K16 dando uso à componente avançada dos comandos"

Parece ter sido removida aquela tendência que favorecia o lançamento certeiro realizado por atletas como LeBron James. Pelo menos não é tão fácil torná-los como os melhores marcadores ou naqueles que podem decidir as partidas, como sucedia anteriormente. O sistema "double team", usado para defender, é eficiente na intercepção dos passes inteligentes do adversário. Temos que lançar um segundo jogador, aquele mais próximo do adversário para atalhar imediatamente, dando sequência a um contra-golpe, com consequências devastadoras. A adaptação não é fácil mas é um processo extremamente gratificante depois de apreendido. O sistema "OTF (on the fly) aumenta as opções defensivas, entre as quais a troca de jogadores.

Não é fácil começar a jogar NBA 2K16 dando uso à componente avançada dos comandos e se não forem persistentes poderão passar um bocado ao lado daquele lado mágico da NBA, mas dominá-la torna o jogo muito mais estimulante e aprofunda a experiência a um grau de diversão incrível e um pouco mais equilibrado. Existem vídeos demonstrativos e podem sempre usar a opção de treino para praticar os movimentos antes de passarem aos desafios a valer. A inteligência artificial garante bons desafios e um adversário equilibrado no ataque e defesa, ainda que use e abuse dos lançamentos de 3 pontos certeiros, situação que deverão corrigir com uma oposição imediata dos vossos atletas e bloqueio no passador.

Ambiente impressionante.

Uma das grandes apostas da Visual Concepts para esta edição é a introdução de novas animações, visando um comportamento mais realista dos atletas, assim como dos bancos dos suplentes, treinadores, mascotes, audiência nas bancadas e as tradicionais claques que preenchem o tempo durante o desconto pedido por uma das equipas. Desde o original que NBA 2K sempre se destacou por uns fantásticos visuais, emprestando efeitos muito realistas quanto à atmosfera, e dos mais impressionantes num jogo de categoria desportiva, mas esta edição '16 vai um pouco mais adiante, assemelhando-se bastante a uma transmissão desportiva. Mesmo à distância identificamos os jogadores mais reconhecidos, percebemos os seus movimentos, o dribbl, os passes e até a deslocação corporal. O suor exala pela pele ao fim de uns minutos de jogo e as suas expressões e rostos estão muito bem conseguidos, embora o caso dos irmãos Gasol seja uma excepção, não assinalável mas que poderia merecer uma apresentação melhor conseguida. Noutros atletas parece que foi colada uma pele sobre um rosto ao qual parece não corresponder. Ainda neste quadro das imperfeições, regista-se também certos movimentos repentinos e posições do pescoço algo robóticas. Isto é visível em meras fracções de segundo e apenas ocasionalmente porque a solidez das animações está lá e em termos visuais esta é a edição que mais se destaca nesta matéria.

"No que toca aos modos de jogo, o destaque vai naturalmente para o modo carreira"

Outro ponto que impressiona e que vai ao encontro da autenticidade da experiência é a antevisão ao jogo, com comentários em estúdio, de Ernie Johnson, Shaquille O'Neal e Kenny Smith, sempre com novos comentários e alusão às jornadas, equipas, atletas. Depois esse trabalho prossegue com os repórteres já na arena, tanto na bancada (Kevin Harlan, Clark Kellog como junto dos atletas. É incrível a quantidade de informação que todos eles debitam, sem quase nunca se repetirem, tanto nas paragens de jogo, como nos intervalos, garantindo dados importantes sobre os atletas do momento. Depois ainda temos as entrevistas, as repetições, os comentários pós jogo, com uma profundidade incrível, quase sem comparação com o que sucede nos jogos de futebol.

Em termos de conteúdos, NBA 2K 16 está recheado de opções e possibilidades de exploração que podem muito bem perdurar ao longo da temporada. Todas as equipas da NBA estão presentes, ao mais alto nível oficial. Existem depois os clubes europeus. Foram acrescentadas mais equipas clássicas, como Dallas Mavericks, Boston Celtics e os LA Lakers de O'Neal e Bryant (temporada '00/'01), pelo que não faltam velhas guardas e lendas para (re)descobrir.

Daqui difícil é falhar.

No que toca aos modos de jogo, o destaque vai naturalmente para o modo carreira que conta com um argumento escrito e dirigido por Spike Lee, um realizador de cinema norte-americano, que já nos deu, por exemplo, Malcolm X. Livin'Da Dream, assim se chama a história que acompanhamos desde o começo da carreira, desde a entrada no colégio, depois a universidade, onde acontece a passagem pelos clubes de menor impacto, até às grandes equipas da NBA. Neste modo iremos controlar o atleta que criamos a partir do editor e temos pela frente uma série de desafios e um fio narrativo constante a partir de uma série de personagens que se interligam com o nosso jogador.

Os outros modos de jogo são uma herança dos títulos anteriores. Destaque para a opção 2K Pro-Am, que basicamente serve para criar uma equipa desde as fundações até aos jogadores. Da camisola aos logos e arena, tudo é personalizável, pelo que se percebe bem a dimensão e a profundidade que daqui resulta. A facilidade com que jogámos com outros jogadores e amigos permite criar equipas conjuntas e desafiá-los regularmente.

As outras opções de jogo são: My League, My GM e My Team. No caso da "League" poderão desafiar os amigos para um campeonato. Destaque para as constantes actualizações dos plantéis, especialmente no que toca à performance dos atletas. Até ao momento e já algum tempo após o lançamento os servidores têm dado conta do serviço, naquela que parece ser uma reviravolta perante as dificuldades patentes na edição 2K15.

Antevisão da partida.

Destaque para a boa colheita sonora, com três "sets" musicais, oriundos de três diferentes DJ's, nomeadamente: DJ Premier, DJ Mustard e DJ Khaled. A maior colecção musical até ao momento, com 50 temas, na qual também poderão encontrar músicas do género pop e rock.

NBA 2K16 prossegue imparável, apoia-se nos mesmos modos de jogo de edições anteriores, mas é esmagador no conteúdo. Como se isso não bastasse brinda-nos com uma atmosfera desportiva brilhantemente capturada, algo que deixará os fãs da NBA deliciados. Este é talvez o ponto que muitos interessados nesta experiência deverão ter em conta. Apesar da projecção internacional, vive muito orientado para o mercado norte-americano e para os grandes fãs desta modalidade. Caso não o sejam ou não acompanhem tanto as incidências deste périplo bem suado, terão mais alguma dificuldade na identificação com o produto. Além disso, com o novo modo avançado de comandos, não se afigura fácil digerir aquela jogabilidade, mas se forem persistentes e treinarem com regularidade, as proezas começam a sair. De resto, não há muito a acrescentar: NBA 2K16 é uma das mais seguras referências nos jogos de desporto e o rei na modalidade basquetebol.

Read this next