Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Skylanders SuperChargers - Análise

A prenda de Natal ideal para a criançada?

O novo Skylanders é um excelente jogo para crianças gravemente prejudicado pela necessidade de se comprar mais figuras para aproveitar tudo.

Quando parecia que a Activision estava a ficar sem ideias para Skylanders, fomos surpreendidos com SuperChargers, o novo jogo de figuras coleccionáveis que coloca veículos à mistura. Já em Trap Team tínhamos presenciado uma forma de tentar escapar à fórmula original da série, com a introdução de armadilhas que permitiam capturar criaturas inimigas e depois usá-las em combate, mas apesar da novidade, a fórmula continuava muito parecida com a dos primeiros jogos.

Skylanders: SuperChargers veio trazer algo verdadeiramente novo. Com a chegada dos veículos há secções nos níveis nunca antes vistas nos jogos anteriores, que por sinal são muito divertidas. Convenientemente para Activision, os veículos são uma nova forma de encorajar os fãs a gastar mais dinheiro em figuras coleccionáveis. É possível chegar ao final do jogo apenas com o veículo que vem incluído na caixa, mas para completar tudo, é mesmo necessário gastar mais dinheiro.

Este modelo de ter comprar mais figuras para desbloquear tudo acompanha Skylanders desde o primeiro jogo. Antes era preciso adquirir figuras de outros elementos para aceder a áreas secundárias que encontrávamos durante os níveis. Em SuperChargers temos que comprar veículos de diferentes elementos. Neste momento existem veículos de sete elementos, mas as secções secundárias que encontrei nos níveis eram sempre para veículos aéreos e aquáticos.

O Starter Pack inclui o novo portal, duas figuras e um veículo.

Cada novo veículo custa 16.99 euros em Portugal, pelo que se quiserem completar todos os níveis a 100 porcento precisam de gastar quase 34 euros adicionais ao jogo, que custa 74.99 euros com o pack do portal, veículo e duas figuras (nota: o novo portal não é obrigatório, podem usar o do ano passado). Ainda assim, isto não basta para aceder a todos os conteúdos. Existem desafios para veículos de cada elemento, e mais desafios para cada uma das novas figuras e o seu respectivo veículo. No final, são precisos centenas de euros para ter acesso a tudo.

Esta é dura realidade de todos os jogos que envolvam o transporte de figuras para dentro dos jogos. Da perspectiva de um adulto, é apenas um pretexto para bloquear algumas coisas e ganhar mais dinheiro para além da venda do jogo. Mas para os mais novos, as figuras e veículos são coisas com as quais podem brincar mesmo quando não estão a jogar. Não são apenas um mero DLC disfarçado, além de que ter uma figura e poder transportá-la para o jogo faz parte da magia de Skylanders, o que torna o modelo do jogo num benefício e malefício em simultâneo.

Com esta questão fora do caminho, posso finalmente falar sobre o jogo em si. Skylanders: SuperChargers é um jogo excelente, especialmente para crianças, mas capaz de agradar também aos adultos. Apesar do portal e das figuras o distinguirem de outros jogos, no fundo trata-se de um jogo de aventura com uma estrutura tradicional de progressão por níveis. Os níveis são simples, mas bem desenhados, com uma alternância constante entre secções de plataformas, combates e puzzles. Pelo meio há também várias ocasiões para jogar Skystones, um jogo de cartas no estilo de Hearthstone e Magic: The Gathering mas mais simplificado. Outra vantagem é que todas as missões da história podem ser jogadas em modo cooperativo.

Uma das partes mais divertidas é jogar com vários Skylanders. Cada criatura tem três ataques / habilidades únicas e vai ficando mais poderosa à medida que sobe ganha experiência e sobe de nível. Embora a embalagem tenha apenas duas figuras, todas as figuras lançadas para os jogos anteriores são compatíveis. Como as informações são guardadas dentro da figura, isto significa que podem jogar desde o primeiro minuto com o vosso Skylander favorito sem nenhuma perda de progresso. Uma forma de adicionar o vosso toque pessoal e engraçado aos Skylanders são os chapéus, que dão vários bónus às estatísticas da figura. Os chapéus são, normalmente, uma das recompensas nas máquinas de roleta que encontramos a explorar os níveis. Algumas estão bem escondidas.

Cover image for YouTube videoOfficial Trailer: Rise of the Sky Eater l Skylanders Superchargers l Skylanders

Diferente dos Skylanders, os veículos não sobem de nível, mas é possível melhorá-los aumentando a defesa e ataque. Também podemos personalizá-los com novas partes que vamos ganhando ao longo da aventura e modificar assim as suas estatísticas. Os veículos só podem ser invocados em partes específicas dos níveis. Nestas partes Skylanders passa de um jogo de aventura para um jogo de condução arcade no espírito de Mario Kart. Aqui temos que nos desviar de vários obstáculos na pista, disparar contra os veículos adversários e apanhar as preciosas moedas para comprar melhorias para o nosso veículo.

De realçar que a parte da condução é explorada mais a fundo nos modos online. O modo de corridas online tem suporte para quatro jogadores (os restantes quatro veículos são controlados pela IA) e as influências de Mario Kart estão à vista. Nas pistas encontramos várias caixas com power-ups, saltos para aceder a caminhos alternativos, e plataformas especiais que dão um aumento de velocidade repentino ao nosso veículo. Não é tão bom como o jogo da Nintendo, mas é de facto muito divertido e uma mais valia a existência de um modo como este.

"É estranho comprar um jogo apenas para depois verificar que existem imensos conteúdos bloqueados."

Embora este modo de corridas seja uma excelente adição, mais uma vez o jogo relembram-nos que temos de gastar mais dinheiro. Uma grande parte das pistas estão bloqueadas pois são para veículos áreas ou aquáticos. Como só temos o veículo terráqueo que veio na embalagem, muitas pistas ficam automaticamente bloqueadas. É estranho comprar um jogo apenas para depois verificar que existem imensos conteúdos bloqueados. Isto torna-se ainda mais complicado na mente de uma criança, que apenas quer jogar e se divertir, mas em certas partes está impedida de tal pois é necessário pagar mais para jogar.

O problema nem está no modelo de comprar figuras, mas sim na agressividade com que está implementando. Das duas uma: ou embalagem trazia as figuras e veículos para aceder a todos conteúdos no disco, ou então deveria ser permitido o acesso a certos Skylanders e veículos mesmo sem terem as respectivas figuras. Ao impor que cada Skylander e veículo sejam desbloqueados apenas com a compra de novas figuras, a Activision está propositadamente a limiar a variedade e diversão do jogo, colocando os lucros num patamar mais elevado do que a experiência do consumidor.

É triste ver um jogo deste calibre ser prejudicado pela vontade de faturar ainda mais. A história faz delirar os mais novos, as personagens são hilariantes e têm uma caracterização excelente, a jogabilidade, apesar de simples, está muito polida e divertida, e há vários incentivos para continuar a jogar depois de chegar ao fim da história, como quests diárias e aumentar o nível do portal para desbloquear vários bónus. Não restam dúvidas quanto à qualidade de Skylanders: SuperChargers, mas se quiserem aproveitar ao máximo, terão que estar dispostos a ir além dos 74 euros iniciais. Se estão a considerar este jogo como uma prenda de Natal para os vossos filhos, sobrinhos ou qualquer outra criança, devem estar cientes deste último ponto.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Skylanders SuperChargers

iOS, PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, Nintendo Wii U, Nintendo Wii, Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários