Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Os segredos místicos de Uncharted 4

Naughty Dog fala ainda de veículos e mapas de jogo em Paris

A SCEE sabia que não poderia de forma alguma deixar Uncharted 4 de fora do Paris Games Week e assim foi, a próxima aventura de Nathan Drake está presente aqui em Paris. Como expectável, o foco foi para o modo multi-jogador, até porque não tarda nada teremos a chegada da beta, disponível a todos os que compraram a recente Nathan Drake Collection. O trailer apresentado por Christophe Balestra, um dos pais do Naughty Dog, na conferência da Sony, mostrou pela primeira vez o multi, tão aguardado nesta sequela, e apesar do alto entusiasmo que gerou na multidão, ficaram imensas questões. Muitas mais que respostas.

No trailer vimos os personagens de Uncharted 4 a operar quase como uma equipa, na qual cada membro ostentava habilidades específicas e até sobrenaturais. Sim, quando Elena age como se tivesse saído de um inFamous, ficamos logo a coçar a cabeça mas actualmente já nada surpreende. Sam, Sully, Drake, Chloe e Elena de Uncharted trocam mimos com mercenários ao bom estilo da série mas ainda antes dessa combustão e antes de Drake invocar uma enorme estátua que ataca os inimigos, vimos Sam recuperar energia com a assistência de Elena.

Para perceber mais do que se está a passar, estivemos numa sessão à porta fechada com o Naughty Dog para descobrir mais informações sobre o multi-jogador de Uncharted 4. Ao contrário do que ficou sugerido, não vimos nenhum modo cooperativo mas sim elementos do gameplay que se estreiam agora no competitivo de Uncharted.

Ver no Youtube

Primeiro foi explicado que este multi nasce da experiência amealhada no desenvolvimento de Uncharted 2, Uncharted 3 e The Last of Us. Foi confirmado que o multijogador irá correr a 900p60 devido à necessidade de conseguirem controlos com resposta rápida, enquanto a campanha corre a 1080p30 devido às necessidades cinematográficas. O Naughty Dog explicou desde logo os Místicos, itens que poderemos comprar, que nos permitem recorrer a habilidades únicas. O Wrath of El Dorado vem do primeiro Uncharted e assim que utilizado, o item liberta espectros que atacam de imediato os inimigos.

Foi o momento com que o trailer do evento terminou e uma das maiores surpresas que gerou comentários entre a audiência. Foi a melhor forma de introduzir os místicos na mente dos jogadores, tanto pelo acontecimento arrojado que introduzem como pelo impacto em si no equilíbrio dos combates. Nada será igual apesar de tanto ser semelhante. Isto porque os místicos irão incutir uma nova dinâmica no universo multi da série.

Exemplo disso é outro dos Místicos, a Pedra Cintamani de Uncharted 2, que permite que os amigos que tenham tombado possam ser recuperados, chamado de downstate, graças ao regresso da mecânica em que os jogadores ficam no chão, por tempo limitado, a pedir ajuda depois de serem abatidos. Spirit of the Djin vem de Uncharted 3, permite tele-transporte e ainda evita que tombem com dois socos, precisam de três para isso, mas não podem utilizar o sistema de chover. É um exemplo de como o estúdio procurou imprimir equilíbrio ao gameplay para que os místicos não banalizem a experiência.

"Foi confirmado que o multijogador irá correr a 900p60 devido à necessidade de conseguirem controlos com resposta rápida"

Na beta teremos acesso aos cinco itens místicos, todos os que estarão presentes no jogo completo e são universais, não estão restritos por classes. O Naughty Dog fez ainda questão de confirmar que Uncharted 4 não terá micro-transações para obter místicos ou companheiros mais cedo. A fórmula fica então assim apimentada com estes itens sobrenaturais que pertencem ao mundo de Uncharted mas essa não foi a única mecânica nova que vimos no trailer.

Os side-kicks são a outra principal novidade de Uncharted 4 e prometem incutir personalidade e distinção ao gameplay. Estes side-kicks são companheiros que podemos comprar e que depois nos ajudam no multi, que tal como os Místicos, quando comprados com dinheiro in-game amealhado a jogar, são equipados automaticamente. Dependendo do companheiro que invocamos, eles ajudam-nos por algum tempo interagindo com os adversários de formas diferentes. Existem outros que nos ressuscitam, e os amigos, e que se focam nas tácticas defensivas, tudo depende do estilo de jogo de quem joga e das habilidades que considera serem mais úteis.

O Hunter foi um dos exemplos apresentados entre estes companheiros. O Hunter agarra os inimigos e deixa-os à mercê dos nossos ataques, tudo para que as combinações entre as diversas ações sejam ainda maiores. Foi dado o exemplo do Hunter que agarra um inimigo para nos lançarmos de corda e enfiar um valente soco no adversário. Outro companheiro que vimos foi o Brute, lento mas com incrível poder para arrumar a casa. No trailer é possível ver um Hunter a desviar-se das balas para agarrar o adversário, foi possível ver Elena a devolver a saúde a Sam e foi explicado que alguns companheiros ou místicos mudam as opções (o exemplo foi um místico que não permitia entrar em cover enquanto activo, como já referido).

"Os side-kicks são a outra principal novidade de Uncharted 4"

O Naughty Dog não revelou os modos de jogo que teremos no jogo final mas confirmou que na beta apenas teremos o Team Deathmatch. Agora que começa a promoção da beta, e cada vez mais próximos do lançamento, o estúdio acredita que esta é a hora de exemplificar como as mecânicas que usam a corda foram implementadas não só para permitir que este modo espelhe as novidades inseridas na campanha de Uncharted 4 mas também para dinamizar uma experiência que os fãs já conhecem há muito.

Cada equipa terá um máximo de 5 jogadores e de momento ainda não está estabelecido quantos modos de jogo estarão no jogo completo. Ao longo dos oito mapas que teremos no multi de Uncharted 4, todos novos e nenhum deles recuperado dos anteriores, existirá ainda a possibilidade de podermos jogar com veículos. Esta funcionalidade não estará presente no lançamento mas poderá ser implementada no futuro.

Beneficiando do motor gráfico do estúdio, esta parece ser a versão mais rápida e feroz do multi de Uncharted. Claro que estamos perante sequências previamente planeadas mas conhecendo o talento deste estúdio, é fácil acreditar que tudo irá correr como apresentado. Estamos curiosos para ver se o multi de Uncharted 4 conseguirá ser um novo pilar e referência na marca Playstation, especialmente porque estas novidades apanharam todos desprevenidos e mostram vontade de arriscar.

Para o futuro ficou a possibilidade deste ser o último jogo Uncharted do Naughty Dog, sugerindo que a série não termina aqui mas que passará para outros estúdios.

Read this next