b
Shigeru Miyamoto, o génio por detrás de Mario.

Foi no dia 13 de setembro de 1985 que nasceu Super Mario, o carismático canalizador da Nintendo. Durante estes 30 anos os jogos de Super Mario conseguiram arrecadar vendas de 310 milhões e o personagem ganhou reconhecimento internacional, assim como o seu criador Shigeru Miyamoto.

Tudo começou no final dos anos 70, quando a Nintendo contratou um jovem chamado Shigeru Miyamoto, desenhador industrial e fã de manga. Com pouco tempo de casa a Nintendo encarregou-o do seu primeiro projecto, criar uma arcade para o público norte-americano.

A missão não era muito complicada porque a Nintendo contava com os direitos de usar o famoso personagem Popeye, que na época era muito popular. No entanto a Nintendo acabou por perder a licença e isso obrigou-lhes a pedirem aos seus funcionários que lhes dessem ideias para um jogo arcade.

"Pensei em ideias de jogos para que a companhia escolhesse a minha," contou Miyamoto. E assim começou a criação de Donkey Kong, que chegou aos salões de jogos em 1981. O jogo tinha o nome do seu inimigo, um gorila que também se tornaria muito famoso. O jogador controlava Jumpman, que era chamado internamente por Miyamoto como Mr. Video Game.

a
Donkey Kong.

Jumpman era um carpinteiro com uma barriguinha e um bigode que teria de salvar a sua amada Pauline das garras do gorila feroz. A arcade vendeu 60 mil unidades, batendo na primeira semana todos os recordes até à data.

"Descobri que aquilo era muito especial. Sentia-me como um artista de animação que usa pincéis e papel para criar mundos animados e apresentá-los ao público," explicou Miyamoto.

"Tive muita sorte que um personagem que mais tarde se chamou Mario nascesse nesse jogo e que criar videojogos se tornasse no meu papel permanente na companhia," assinalou ele.

Em 1985 Jumpman dava passos importantes para se tornar mais do que um personagem genérico. Começou a chamar-se Mario e passou a ser canalizador. Foi nesse momento que Mario passou a ser Mario. Os funcionários da Nintendo América foram os responsáveis pelo nome, mantendo o bigode como característica e necessário para ajudar a definir com tão poucos pixeis a sua cara.

"Quando lançámos Donkey Kong, este personagem não se chamava Mario. Ele era conhecido por Jumpman. Mas eu queria que este personagem aparecesse noutros jogos que poderia trabalhar no futuro, e por isso eu chamva-lhe de Mr. Video Game. Para além disso eu fiquei a saber que naquela época os empregados da Nintendo América chamavam-lhe de Mario por ser parecido com o proprietário do armazém que a Nintendo of America tinha contratado. Por isso e porque eu estava a pensar num italiano ao desenhar o personagem, decidi nomeá-lo oficialmente de Mario," explicou Miyamoto.

c

Quando lançaram o jogo arcade Mario Bros. foi a vez de aparecer o companheiro de Mario, Luigi. Definindo assim ainda mais a sua origem italiana.

Miyamoto queria captar um homem de idade média, com uma grande sentido de justiça e que não fosse bonito. Mas queria acima de tudo romper com os padrões da época. E assim foi, Mario foi protagonista de vários jogos que ajudaram a definir os padrões da indústria, como o movimento do personagem com liberdade em todo o ecrã, a introdução do scroll lateral, mundos tridimensionais, entre tantas outras inovações.

O sucesso foi tal que Super Mario chegou a superar a popularidade do Rato Mickey. E os jogos da série principal (sem contar com as sub séries Mario Kart, Paper Mario, Mario vs. Donkey Kong, etc.) venderam mais de 310 milhões de unidades em todo o mundo.

Neste momento Shigeru Miyamoto é um dos criadores de videojogos mais conhecidos do mundo e foi reconhecido internacionalmente com o mais variados galardões, sendo considerado pela revista Time como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo.

Para fechar com chave de ouro estes trinta anos, a Nintendo acabou de lançar nas lojas de todo o mundo Super Mario Maker.

Publicidade

Jogos em destaque neste artigo

Sobre o Autor

Luís Alves

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Mais artigos pelo Luís Alves

Comentários (23)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

New Super Mario Bros. 2 - Análise

Máquina de cunhar moedas.

New Super Mario Bros. U - Análise

Super Mario em alta definição.

New Super Mario Bros. Wii

Festa em família!

Super Mario 3D Land - Análise

Viagens na minha terra.

Super Mario 3D World - Análise

A Nintendo tirou gatos da cartola.