A PlayStation Vita pode não ser das plataformas mais populares e apesar de frequentemente ser encarada como uma portátil para a qual não existem jogos, é casa para incríveis e fascinantes jogos. A portátil de segunda geração da Sony foi lançada em 2012 e ao aproximar-se do seu quarto aniversário, é uma máquina cujo único pecado será o de não se ter afirmado entre as massas. Os títulos que nela são lançados rendem-lhe o estatuto de paraíso dos indies e nichos, desprovida dos produtos AAA que tantos consumidores PlayStation exigiam para a sua portátil.

A PlayStation Vita veio ao mundo numa altura em que a Nintendo 3DS tropeçava perante as falhas da sua própria companhia, que precisou de algum tempo para rever a sua estratégia, e foi desde logo recebida com grande antecipação. Quem não se lembra do "NGP: Nintendo Got Pawned"? Na realidade, apesar da câmara, do ecrã táctil e do giroscópio, além do poder em si, a PlayStation Vita não conseguiu transformar os seus dotes em argumentos válidos capazes de motivar os principais estúdios a desenvolver especificamente para ela. Com a forma tão intensa com que se consomem os conteúdos nesta actualidade, até parece que passaram muito mais do que três anos e a Vita tornou-se numa plataforma que pode passar ao lado da maioria. No entanto, é possível ser adquirida a preços em conta e o seu catálogo conta com bons jogos que não devem perder.

Aqui seleccionamos dez dos jogos que mais qualidade e brio apresentam a esta plataforma, jogos que de alguma forma conseguem destacar-se dos demais. Existem muito mais do que apenas dez jogos recomendáveis na Vita mas sendo uma lista temos que cumprir pelas regras e estas ditam que temos apenas este número de jogos a escolher.

Caso algum lançamento mais recente chegue e conquiste direito a reclamar o seu espaço nesta lista, ela será actualizada.

Persona 4: Golden:

Lançado originalmente na PlayStation 2, Persona 4 é um JRPG tão poderoso que no reino do estilo e sabedoria ditaram que teria direito a uma versão PlayStation Vita, chamada Persona 4: Golden. Em Fevereiro de 2013 chegou finalmente à Europa e ganhamos um dos mais incríveis e deliciosos títulos que poderíamos ter. É uma versão expandida do original na qual temos mais conteúdos, gameplay refinado, novas personagens, novos links sociais e ainda novos personas. É um dos mais fascinantes JRPGs dos últimos 20 anos e acreditamos que qualquer um ficará fascinado em poder jogar Persona 4 em qualquer lado.

É altamente aconselhado para quem quer valorizar os seus € já que pode ser adquirido por um preço em conta via PSN e pode durar entre 80 a 100 horas. Mesmo assim ainda podem ficar a pensar que não fizeram tudo. A banda sonora de Shoji Meguro é inacreditável, o enredo em torno do Midnight Channel do mais sombrio e cativante que jamais encontramos num JRPG, o sistema de combate vicia e promove o jogador a ficar melhor, a gestão da equipa e dos personas vai agarrar os jogadores e quando dermos por ela estamos a investir horas atrás de horas nas actividades sociais. Persona 4: Golden é sem dúvida um dos grandes títulos da Vita.

Claro que se não gostares de perder tanto tempo em torno do mesmo jogo, se a ideia de entrar num mundo para uma experiência com tanta atenção ao detalhe que te faz sentir quase obsessivo-compulsivo não te fascina então Persona 4: Golden não será para ti. Longas sessões de jogo na portátil podem assustar-te e a verdade é que este jogo ceifa horas como uma coisa louca por isso tens que ter em atenção. É especialmente dedicado aos adeptos dos JRPGs que se querem sentir glorificados.

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Mais artigos pelo Bruno Galvão

Comentários (66)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Jack Tretton acredita que a PlayStation Vita chegou muito tarde

Numa altura em que o mundo passou para os dispositivos móveis.

Sony está confiante na expansão da PS Vita no Japão

Companhia não confirma se haverá uma sucessora.

Conhece um protótipo da PS Vita

Muito diferente da versão final da consola portátil.