Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Horizon Chase - Análise

Estúdio Brasileiro recupera o espírito de clássicos como Lotus Challenge.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
É uma homenagem que todos deveriam jogar e não é propriamente "mais um" casual para mobile. Alma retro, aspecto moderno.

Lembro-me quando tinha cerca de 10 anos e ia até casa de amigos para jogar algumas das pérolas da altura. Apesar de a MegaDrive ser a minha consola e me dar os jogos que adorava, existiam alguns trabalhos fascinantes que apenas podia jogar no PC. O caso de jogos como Lotus Turbo Challenge 3 com o qual passei muitas manhãs a jogar durante as férias de Verão. Jamais esqueci a diversão que tive com aquele jogo e apesar de olhando para trás ser do mais básico que podia haver, na altura era fascinante. Mesmo os simples controlos e os gráficos bastavam para deixar qualquer um rendido e maravilhado ao poder que o PC conseguia apresentar. Desde então, ficou guardado no baú das memórias de onde é, ocasionalmente, retirado. Cada vez com menos frequência já que depois de OutRun Online Arcade em 2009 não voltou a surgir nada assim tão relevante no estilo.

Cerca de 6 anos depois, temos a malta do Brasileiro Aquiris Game Studio a dar espectáculo ao mundo. Depois dos fãs terem ficado meios perdidos sem saber para onde se virar, presos às máquinas retro que tanto adoram, o estúdio decidiu homenagear os clássicos dos clássicos e ao mesmo tempo mostrar que esse tão nostálgico sabor retro pode ser usufruído na mais evoluída das máquinas: um smartphone. O resultado dessa paixão pelos encantos de outrora surge na forma de Horizon Chase - World Tour: um título que parece ter sido feito nos anos 80 mas com tudo o que precisa para se manter actual, fresco e interessante. É uma poderosa combinação que vão querer ter disponível sempre que desejarem.

O propósito do estúdio é simples, recuperar a sensação/gameplay dos clássicos dos nossos tempos de menino com uma componente visual mais actualizada. Feito de uma forma que capta na perfeição as experiências que recordamos, sempre focados em respeitar a sua inspiração, mas de uma forma que permite sentir-se relevante e válido para as gerações mais recentes. Quer isto dizer que temos uma carta de amor aos fãs do retro gaming que vão vibrar a cada curva mas também uma estrutura que poderá sentir-se familiar a todos os que não resistem a ter uma experiência mobile.

Essa carta de amor começa desde logo pelos gráficos. Numa tentativa de contextualizar graficamente Horizon Chase com as suas inspirações, Top Gear, Rush e Out Run são outras das óbvias referências, temos algo que poderia muito bem ter sido feito na era 16-bits mas com uma estética, efeitos e elementos que mostram bem que é um título realizado em 2015. As cores exageradas, a subtileza de alguns efeito e a própria dinâmica/fluidez das corridas mostram que é um jogo actual que temos nas mãos. O estúdio disse-nos que teria uma alma retro num corpo moderno e essa é mesmo a melhor forma de descrever Horizon Chase.

Quando começamos temos apenas um carro, uma clara referência a um Ferrari que podem ter visto em Out Run. Como o nome indica, teremos percursos em todo o mundo mas ao começar na Califórnia, asseguramos que o sol e o bom tempo de Los Angeles ou São Francisco nos transportam para ambientes de festa e alegria. Cada cidade, ou zona, tem três pistas que temos que completar. Recolher combustível ou moedas permite que a pontuação aumente (no caso da gasolina até que terminem a prova) mas ficar em primeiro é o objectivo, nem sempre à primeira sabemos.

Ao terminarmos as três provas em primeiro, não só ganhamos a possibilidade de melhorar os veículos como também desbloqueamos uma área secreta naquele local. Isto permite correr para ter novo carro ou mais melhorias. Horizon Chase é um jogo estilo retro mas sabe bem como são feitos os jogos mobile actuais e a sua estrutura está desenhada para ser acessível de imediato. As pistas variam em tamanho mas jamais se tornam aborrecidas devido à elevada velocidade a que tudo corre. Os controlos e o gameplay simples permitem que jamais arrisque tornar-se aborrecido ou desnecessariamente complicado. Novamente, respeita imenso os jogos que o inspiram.

"Seria impossível não assinalarmos a chegada de Horizon Chase e congratular o estúdio Brasileiro que nos trouxe esta onda de nostalgia. "

Assim que terminarem com resultados satisfatórios cada cidade nesse local, ficam prontos para viajar para outro local e conhecer mais cidades bem conhecidas de todo o mundo. As corridas tornam-se mais difíceis e o gameplay rapidamente é assimilado pelo jogador. Alguns pequenos conceitos fáceis de aprender e pronto. Apenas é preciso ter em conta que embater na traseira de outro carro é altamente penalizador, que as curvas estão banhadas de manteiga e que o travão só mesmo em graus superiores de exigência.

Ver no Youtube

Para os que usam comandos especiais, via MFI, o jogo tem suporte para alguns deles e caso queiram, existe formas alternativas de controlar os carros. Pessoalmente usei sempre a forma base pois é a que mais cómoda se tornou. Horizon Chase pode enganar e parecer mais um, no meio de tantos que são lançados semanalmente, mas é bem mais do que isso. Essa tal paixão que esteve na sua origem sente-se em cada momento enquanto mantém um tom actual.

Já falei dos visuais e de como envergam em pleno todo aquele espírito retro mas também tenho que elogiar a banda sonora. Horizon Chase é mesmo um produto como poucos ou nenhum no formato mobile. A forma como respeita os clássicos que motivaram a sua criação vai a níveis de dedicação fascinantes. O estúdio Brasileiro foi ao ponto de recorrer a Barry Leitch, o responsável pelas bandas sonoras de jogos na série Lotus e Top Gear, ou seja, quem trabalhou nos originais, está aqui presente, assegurando um nível de autenticidade incrível e uma poderosa atmosfera.

Seria impossível não assinalarmos a chegada de Horizon Chase e congratular o estúdio Brasileiro que nos trouxe esta onda de nostalgia. Um jogo cuja simplicidade encaixa bem no seu propósito, uma vez que recupera a sensação de títulos de uma era em que os controlos eram mais simples, mas cujos visuais actualizados e banda sonora encaixam na perfeição. O Aquiris está de parabéns e desde já deixo aqui um bem haja por me terem feito relembrar momentos tão preciosos e divertidos. É óbvio que caberá a cada um decidir se vale a pena dar €2.99 por um "mero" jogo para smartphone mas Horizon Chase nada tem de banal. O respeito, conhecimento, e dedicação que aqui é mostrada aos clássicos dos anos 80 e 90 são fascinantes.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Horizon Chase

iOS, PS4, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários