Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Jogar Tetris pode afastar-te das drogas, comida e sexo

Uma recente investigação australiana usa o jogo como terapia.

Quem é que nunca jogou Tetris durante várias horas? No entanto desconhecia-se que o jogo também pode tratar de problemas como a dependência de drogas.

Um grupo de psicólogos australianos descobriu recentemente que o jogo pode ser uma ferramenta para lidar com comportamentos aditivos de diferentes índoles. Os investigadores propõem uma terapia onde um paciente jogue Tetris durante 3 minutos para que controle a sua adição às drogas, sexo, sono ou tabaco.

No estudo, que foi publicado pela revista Addictive Behaviors, estiveram envolvidos 31 investigadores, 15 deles jogaram diariamente durante 3 minutos e posteriormente foram submetidos a um questionário.

Segundo os resultados da investigação, os comportamentos aditivos baixaram 14% depois de terem jogado Tetris. Ao que parece jogar a um título interessante a nível visual ajuda a ocupar o processo mental que envolve a imaginação, e que por isso é difícil pensar noutras coisas ao mesmo tempo.

"Esta é a primeira vez que se demonstra que a interferência cognitiva visual pode ser utilizada para reduzir o desejo de consumir substâncias ou fazer actividades nocivas," pode-se ler no artigo publicado.

Alexey Pajitnov, o inventor do Tetris.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Tetris

PS3, Nintendo 3DS

Tetris Blitz

Android, iOS

See 7 more

Tetris DS

Nintendo DS

Tetris Evolution

Xbox 360

Tetris Party

Nintendo Wii

Tetris Party Deluxe

Nintendo Wii, Nintendo DS

Tetris Splash

Xbox 360

Tetris Ultimate

PS4, Xbox One, PlayStation Vita, PC, Nintendo 3DS

Tetris Worlds

Nintendo GBA, Nintendo GameCube, PS2, Xbox

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários