Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 - Antevisão

Serviço especial para os fãs.

Há mais de dez anos a fazer jogos da franquia Naruto: Ultimate Ninja, a CyberConnect 2 vai despedir-se com Ultimate Ninja Storm 4, para a PS4, Xbox One e PC no próximo Outono (a data ainda está por anunciar). Se há algo que os fãs de Naruto sempre apreciaram nos trabalhos deste estúdio japonês, é a fidelidade ao volume épico e pejado de efeitos especiais dos combates travados dentro deste universo. Jogos que sempre se destacaram pelo seu design e equiparação com o anime e manga, projectaram a personagem, o seu universo e narrativas a uma dimensão ímpar.

Daí que a antecipação ao derradeiro jogo da série se faça com expectativas positivas, naquele que poderá muito bem vir a ser o jogo definitivo da série, o mais completo. Com batalhas colossais, muitas transformações, ataques kung fu incríveis mas também abundantes quick time events por forma a aliviar os momentos de maior intensidade ofensiva, a recuperação desta escala épica dos combates, em jeito de revisão e passagem de testemunho parece funcionar bem.

A primeira fase da demonstração envolve um combate contra o exército de Ten Tails.

Isto ajuda a explicar porque a série é um verdadeiro sucesso mundial, com mais de 12 milhões de cópias de Naruto Storm vendidas em todo o mundo. Para Ultimate Ninja Storm 4 o objectivo não é menos ambicioso, uma vez que o jogo pretende recuperar toda a herança da série e elevá-la a um novo patamar gráfico e jogável nas consolas da nova geração. No evento Level Up, em Madrid, a Bandai Namco trouxe uma nova demonstração focada numa batalha de grandes dimensões, plena de efeitos visuais, com aquele traço típico de "cel-shading".

Nela, os três heróis Naruto, Sasuke e Sakura convocaram os respectivos espíritos, dos quais se destaca o sapo gigante Gamakichi, de Naruto, sobrando Katsuyu e a serpente Aoda. O adversário é o Ten Tails, com o seu exército de clones, contribuindo para um combate furioso. Sasuke e Sakura operam num contexto de assistência. Nesta fase e antes de enfrentar directamente Ten Tails, Gamakichi terá de enfrentar dezenas de inimigos, num formato que se assemelha bastante ao género Mosou, com uma barra que vai dando conta do progresso no terreno, quanto à aniquilação dos inimigos.

Os poderes gerados por Gamakichi são significativos. Desde shurikens até às golpadas letais desencadeadas pela katana, passando pelo esmagamento após um salto e carregamento em forma de "dash" sobre o exército à sua frente, sobram nesta fase bastantes acções que tornam a sequência mais interessante, com o medidor dos inimigos derrotados precisamente a dar conta do sucesso das investidas. Visualmente o jogo consegue sobressair, sobretudo à custa dos efeitos visuais, partículas e luminosidade, resultando num aspecto muito vivo, dinâmico e de elevada fluidez. Se Dragon Ball Xenoverse estabeleceu um novo patamar em termos de tratamento dentro das consolas da nova geração, este jogo parace muito mais em sintonia com a tradição e imagem da série, algo que deverá ser bem acolhido pelos fãs.

Existe um bom conjunto de movimentos, acompanhados por bons efeitos visuais.

A parte final da demonstração completa-se com a batalha final contra Ten Tails, aqui numa sequência mais interactiva, cinematográfica e com fortes "quick time events", lembrando facilmente o jogo Asura's Wrath, também produzido pela CyberConnect 2 e que não obstante a abundância destas técnicas mais artificiais, resultou numa produção valente e muito digna face ao objectivo traçado: entregar doses cavalares de acção. Ultimate Ninja Storm 4 segue as mesmas pisadas e não vai falhar neste quadro quase delirante e pleno de efeitos visuais, enquanto nos concentramos nos golpes certos para derrotar o oponente, embora as sequências não sejam demasiado complexas, longe disso. Até os novos jogadores não terão dificuldade na adaptação.

Embora haja muito por descobrir, dentro do sistema de combate e modos de jogo reservados para a versão final, as primeiras impressões derivadas do contacto com esta demonstração são bastante positivas. Não será seguramente o último jogo com a personagem Naruto, mas o derradeiro trabalho da CyberConnect2 com Ultimate Ninja Storm mostra-nos uma produção pensada e produzida para os fãs, embora e como já referi, possa seduzir os jogadores que eventualmente desconheçam a série, dada a sua orientação para a acção e fidelidade ao anime.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários