Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

F1 2015 irrompe na nova geração com grandes melhorias

O nosso primeiro contacto com o jogo da Codemasters.

Em termos de experiências automobilísticas para as plataformas da nova geração, a oferta nunca foi tão significativa. Desde Forza Horizon 2, passando por Driveclub (apesar dos problemas aquando o lançamento, impôs um patamar gráfico impressionante), até ao quase a rebentar Project Cars, que pretende ser uma espécie de contributo definitivo dentro do género pela mão da Slightly Mad Studios, apoiada pela Bandai Namco, temos agora os jogos baseados nas licenças oficiais. F1 2015 vai chegar pela primeira à PS4, Xbox One e PC, e pretende captar da melhor forma possível o actual mundo da Fórmula 1.

A escolha das plataformas da nova geração para F1 2015 pecará talvez por tardia, depois de um 2014 a perder gás e popularidade. Talvez a decisão tenha contornos similares à opção de Alonso em abandonar a Ferrari e passar para uma McLaren que não passa dos últimos lugares enquanto se debate com sérios problemas de adaptação ao novo propulsor da Honda. Vettel, depois de um ano nefasto, surge revigorado numa Ferrari também ela apostada em se reerguer das trevas. De resto a Mercedes permanece intocável na frente e Hamilton parece não dar chances ao seu colega Nico Rosberg. É com este cenário em fundo, numa altura em que a Fórmula 1 está quase a chegar à Europa (este fim de semana despede-se do médio oriente para regressar lá para o final da temporada) que a Codemasters vai ultimando o seu jogo de corridas, prosseguindo numa toada de simulação, com um grafismo capaz de descrever com mais segurança e solidez os bólides e o seu andamento em pista.

Lewis Hamilton preteriu o nº 1 de campeão e manteve o seu 44.

Se considerarmos F1 2014 como um jogo intermédio, é provável que a Codemasters o tenha lançado com o intuito de conservar o espaço adquirido pela licença e simultaneamente captar a atenção dos fãs. Para 2015 as evoluções são bastante significativas, podendo ser este o jogo a evidenciar o maior salto qualitativo dentro da série. Desde a física, aderência do carro à pista, passando pelas condições climatéricas adversas, algo que a Codemasters destaca particularmente, quase todos os elementos que integram a condução do veículo foram alterados, com vista a tornar a experiência mais realista mas também desafiante.

Os monolugares perderam o barulho característico dos motores de 2013, mas dentro do cockpit continua a ser bem audível o ruído motor, assim como o barulho dos pneus em derrapagem quando cometemos algum excesso. Desde o contacto com a gravilha, passagem por zonas acumuladas com água, zonas fora da trajectória onde há mais borracha, todos estes factores afectam o desempenho e a obtenção da volta rápida. Claro que muitos dos parâmetros podem ser alterados, numa garantia de equilíbrio que não assustará os fãs causais, mas para quem habitualmente joga num pc e com um volante, estas melhorias serão sentidas.

Senti os efeitos de uma forte bátega sobre o circuito citadino de Singapura, numa demonstração que a Codemasters preparou para o evento Level Up, em Madrid, ainda que o volante estivesse mal afinado. Uma curva mais apertada só podia ser negociada rodando várias vezes o volante, o que ao fim de uma volta era o cabo dos trabalhos, sendo mais difícil manter o carro nos limites. Mas desta vez a chuva não causa uma quebra na frame rate, mesmo quando partimos no meio de um pelotão compacto e quase todo em aceleração na recta, lançando jactos de água que obliteram literalmente o campo de visão. Travar com sucesso à chuva requer cuidado no contacto com o pedal. Acelerações a fundo não são toleradas e fazer um pião é a coisa mais fácil do mundo.

Em 2015 entra o circuito no México: Autódromo Hermanos Rodriguez.

Em termos gráficos, os carros estão muito mais renderizados, os efeitos de luz claramente superiores, reflectindo-se nos placards publicitários, molhados pela queda da chuva. As capturas dos carros em ângulos de repetição transmitem mais realismo, na senda de uma transmissão televisiva e a corrida flui a uns impressionantes 60fps.

Quanto a modos de jogo, não foram revelados grandes detalhes. Haverá um modo para principiantes e dentro da demonstração com base no Grande Prémio de Singapura a nossa participação ocorreu a partir da opção "quick race". No entanto, os jogadores interessados numa experiência mais agressiva terão à sua disposição uma opção para "profissionais". É quase escusado dizer que a temporada 2015 estará completa, com todos os pilotos e circuitos. Como extra a Codemasters preparou um conteúdo que integra a temporada passada completa.

O jogo vai ser lançado a 12 de Junho de 2015, numa altura em que a Fórmula 1 percorre o centro da Europa, sendo por isso uma óptima oportunidade para chegar aos fãs da modalidade rainha do desporto automóvel. F1 2015 introduz grandes melhorias, sendo expectável um aumento de qualidade quando comparado com os jogos anteriores, agora que a série entra definitivamente na nova geração.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

F1 2015

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários