Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Konami faz um ponto da situação sobre o caso Kojima

Tudo faz parte de uma reestruturação da companhia.

A conta japonesa do Twitter de Metal Gear emitiu uma série de comunicados relacionados com a situação de Hideo Kojima e do seu estúdio, no contexto de suspeitas de litígio e separação.

A Konami reconheceu que houve mudanças, mas que isso supostamente faz parte da integração de vários ramos da sede da companhia. Esclareceu também que as redes sociais de Metal Gear continuam a cargo das mesmas pessoas e sublinhou que Hideo Kojima ainda é o principal responsável por Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

"De acordo com recentes mudanças na organização de toda a Konami, a Kojima Productions, assim como outras companhias internas de produção mudaram de nome para se integrarem com a estrutura de trabalho corporativa," disse um porta-voz da companhia japonesa."O nome e a organização mudaram, mas tal como antes, MGSV: TPP vai continuar a ser um trabalho do Kojima e dos membros da equipa de trabalho existente."

É importante assinalar que um dos sinais mais alarmantes de que poderia haver problemas foi que a Konami retirou gradualmente os logótipos e referências a Hideo Kojima e à Kojima Productions.

"Como é natural, o realizador Kojima está a jogar, a ver todos os pequenos detalhes e a dar instruções à sua equipa enquanto completam o jogo. Levar os pensamentos e ideias de Kojima a um jogo de mundo aberto do tamanho de TPP é incrivelmente difícil, o realizador e a equipa que está lá desde o início, continuarão unidos para terminar o jogo, por isso por favor, dêem-lhes o apoio que precisam," finalizou.

Apesar da Konami, mais uma vez, não ter esclarecido qual a posição de Kojima dentro da companhia, existem fortes possibilidades de que toda a equipa, incluindo o próprio Kojima, trabalhem como funcionários externos e que após o lançamento de The Phantom Pain eles abandonarão a companhia.

Cabe também sublinhar que recentemente, numa conversa com o site japonês Gamespark, um porta-voz da companhia reconheceu que as comunicações dos membros da equipa estão restringidas com o propósito de que esta esteja focada a 100% no jogo. Para piorar ainda mais a situação esse porta-voz preferiu não tecer qualquer tipo de comentário sobre o estado contratual de Hideo Kojima.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários