Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Liga PlayStation já arrancou

Um novo formato de e-sports dedicado à consola da Sony, dá os seus primeiros passos em Portugal.

A crescente popularidade dos e-sports não tem passado despercebido à indústria dos videojogos. Por isso, faz cada vez mais sentido que as grandes marcas se associem a estas modalidades. Esse parece ter sido o ponto de partida para a criação da Liga PlayStation, uma iniciativa da inteira responsabilidade do braço ibérico da Sony Computer Entertainment.

Esta plataforma, onde já se podem inscrever em ligaplaystation.pt, pretende trazer, não só os jogadores profissionais mas também os das mais diversas categorias, para a PlayStation 4. "É uma liga democrática" foi a expressão mais ouvida no evento de revelação, que decorreu no Estádio da Luz em Lisboa, e que contou com a presença de James Armstrong, Senior VicePresident para o Sul da Europa e Managing Director de Portugal e Espanha, Jorge Huguet, Marketing Director para o território ibérico e Luís Bento, Interactive Media Manager para Portugal e Espanha.

O acesso à Liga PlayStation é feito com os mesmos dados de utilizador da PlayStation Network (desde que tenham uma conta PlayStation Plus ativa, como é óbvio). Uma vez inscritos, é possível aceder a diferentes tipos de competições, seja através de matchmaking ou torneios de eliminação direta.

Luís Bento, Interactive Media Manager de Portugal e Espanha.

Para já, a lista inclui tantos exclusivos PlayStation como jogos third party. A oferta inicial inclui os inevitáveis FIFA 15 e PES 2015, assim como Driveclub, Injustice: Gods Among Us, NBA 2K 15, UFC e Dragon Ball Xenoverse. Também Battlefield: Hardline, com lançamento agendado para esta semana, e Mortal Kombat X, vão integrar a Liga PlayStation. O plano da marca é ir aumentando esta lista, de acordo com o calendário de lançamentos.

A integração com as diversas redes sociais, e a partilha de resultados dentro do própria Liga PlayStation, estão garantidos. Até porque competição sem a possibilidade de nos gabar-nos...não é a mesma coisa. Não faltarão, igualmente, as transmissões via Twitch das partidas dos melhores jogadores e das finais dos torneios, através da PlayStation TV.

"Sabemos da importância que os e-sports têm vindo a assumir nos últimos anos" - Filipe Marques, SCE Portugal

Claro está, os prémios são o grande aliciante da Liga PlayStation. Os vencedores das diferentes competições serão divididos no mesmo tipo de categorias que os troféus PlayStation, com prémios que podem ir até aos mil euros de crédito na PlayStation Network, subscrições de um ano para o Plus, para o primeiro classificado da tabela geral. Alguns jogos vão incluir ainda recompensas específicas, como FIFA points para FIFA 15 por exemplo.

Depois do sucesso em Espanha, onde a Liga PlayStation foi lançada em outubro do ano passado - FIFA 15 foi o título mais jogado, com mais de 20 mil partidas durante a primeira temporada - as expetativas são altas para Portugal. Filipe Marques, da Sony Computer Entertainment Portugal, prefere não avançar com estimativas, mas adianta que o objetivo é "aproximar-nos o máximo daquilo que foi feito em Espanha, tendo em conta as diferenças da dimensão dos mercados obviamente". "Sabemos da importância que os e-sports têm vindo a assumir nos últimos anos", acrescenta Filipe Marques, "sentia-mos que tinhamos a responsabilidade e a capacidade para tornar os e-sports em algo mais democrático, fazendo-os chegar a mais pessoas, para além dos jogadores profissionais que também temos todo o gosto em acolher na nossa plataforma. No fundo queremos colocar ainda mais pessoas a jogar, porque é esse o nosso ADN".

Esta é claramente uma aposta para continuar e a expansão da Liga PlayStation está no horizonte da marca. É de louvar que esta plataforma faça o seu arranque na Península Ibérica, tendo contado com um envolvimento profundo de elementos portugueses da equipa da Sony Computer Entertainment. Com toda a certeza que mais países se seguirão.

Read this next