Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Realizador de Final Fantasy Type-0 HD fala do conceito vida e morte do jogo

Hajime Tabata diz que com este jogo queriam tratar de temas mais sérios e adultos.

Depois de ter sido solicitado durante anos pelos jogadores ocidentais da PSP, neste mês de março vai chegar às lojas Final Fantasy Type-0 HD, será lançado, não numa consola portátil, mas nas consolas PS4 e Xbox One.

Este jogo, que foi lançado originalmente na portátil da Sony, aposta num estilo mais obscuro, com temas mais sérios e maduros que os que costumamos ver noutros jogos da série. Hajime Tabata, realizador do jogo, falou sobre alguns aspectos da temática do jogo e em especial ao ênfase que se faz à vida e à morte.

Com o original, Hajime Tabata e a sua equipa queriam dar uma mudança radical quanto à temática e conceito. Falar sobre temas como a vida e a morte, a fragilidade da vida humana, a sensação de estar numa situação perigosa tornou-se o tema principal de Final Fantasy Type-0 HD.

Claro que para poder recriar isso na perfeição tudo teve que ter um equilíbrio, onde se incluem os personagens, desenhados de tal forma que as suas reacções fossem o mais naturais possível, ou seja, que se comportassem de forma completamente humana perante as diferentes situações de perigo.

"Tinha muita vontade de fazer um jogo de Final Fantasy que representasse de forma real a vida e a morte - o valor da vida - de uma forma muito mais madura, um estilo mais sério. Essa era parte da motivação. Pensei em tentar representar isso e descobrir como mostrar isso de uma forma séria, a sensação de perigo e fragilidade da vida, obrigou-te a representar personagens de uma forma muito humana e torná-los credíveis como pessoas."

Tabata falou também do sistema de jogo e da sua influência neste novo conceito para a série. Segundo ele, ao juntar estes dois estilos tornou a obra mais obscura, algo que não estava nos planos iniciais da Square Enix. O sistema de combate criado para o jogo é muito parecido com o de Crisis Core, também lançado na PSP, e voltou a usar o sistema ATB. Este jogo permite usar até um máximo de 12 personagens, dos quais podemos usar três em combate.

"Penso que o sistema de jogo e combate enfatizou também essa fragilidade, portanto depois de termos isso tudo junto, no final acabámos por ter um jogo muito escuro... mas esse nunca foi o plano original!"

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários