Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

"Sucesso The Order 1886 ditará se iremos explorar mais o jogo"

Mas Ru Weerasuriya afirma "temos estado a trabalhar em mais dois ou três que estão em fase de incubação".

Ontem decorreu em Lisboa o evento de apresentação, antes do lançamento, de The Order 1886, onde Ru Weerasuriya, o CEO da Ready At Dawn, e Andrea Pessino, co-fundador do estúdio, estiveram presentes para poderem falar sobre a produção do jogo.

Tivemos a oportunidade de entrevistar Ru Weerasuriya, que demonstra uma enorme paixão pela indústria de videojogos, bem como pela produção naquilo que poderá ser o antes e depois do estúdio Ready at Dawn.

A entrevista centrou-se principalmente na dificuldade que o estúdio teve em iniciar um projeto deste tamanho. Não nos podemos esquecer que The Order 1886 é o primeiro IP do estúdio, tendo antes produzido jogos debaixo de séries já conhecidas, como God of War e o Spin Off Daxter para a PSP. Os jogos do estúdio têm qualidade, mas saltar de uma portátil como a PSP diretamente para a nova geração de consolas foi uma enorme tarefa. "O maior desafio foi na verdade o tamanho da equipa, a sua formação. Mas é isto que somos. Como dizes fizemos brilhar a PSP com esses jogos, e é isso que estamos a fazer na PS4. Um novo IP traz muita pressão, pois as pessoas vão-se perguntar o que é isto, será que vão gostar", comenta Ru Weerasuriya.

Como novo IP o estúdio iniciou uma nova jornada, jornada essa que Ru Weerasuriya afirma que tiveram em primeiro lugar de convencer todas as pessoas do estúdio sobre se seria possível, e só depois poderão convencer o público. Aliás, Ru comentou que uma dessas ajudas veio da Sony, na forma como eles apoiaram o projeto. "Nós tínhamos a ideia, o conceito, a história e sabíamos para onde queríamos ir. Dissemos ´é isto que queremos fazer´, e é incrível ter uma empresa que nos diga, 'ok vamos avançar´. Isto trouxe um medo, e este medo foi o que nos ajudou a trabalhar arduamente, a ir aos pormenores, pois não podemos falhar".

Ru Weerasuriya um apaixonado pela indústria de videojogos.

"Nós tínhamos a ideia, o conceito, a história e sabíamos para onde queríamos ir. Dissemos ´é isto que queremos fazer´, e é incrível ter uma empresa que nos diga, 'ok vamos avançar'"

Uma pergunta inevitável, a uma semana de lançamento do jogo, é se o sucesso de The Order 1886 ditará o futuro do estúdio, ou do próprio jogo como série. Como seria de esperar Ru Weerasuriya tentou fugir um pouco à questão, principalmente no que se refere a sequelas. Mas completou afirmando e admitindo que "É claro que poderá ser uma mudança, mas na verdade este jogo já nos ensinou muita coisa como estúdio, como fazer as coisas. Mas sim, o sucesso deste IP, deste jogo, ditará se iremos explorar mais o jogo. Nós exploramos muitas coisas com este jogo, muita história, e podemos explorar mais para além dos jogos, noutros media, talvez. Este é o nosso primeiro IP original, mas na verdade temos estado a trabalhar em mais dois ou três que têm estado na fase de incubação, que nos dão um pouco de espaço para podermos saber o que fazer a longo prazo. Talvez um novo IP".

The Order 1886 é um dos jogos atuais mais bonitos e bem conseguidos a nível gráfico, revelando um enorme detalhe dos ambientes, fidelidade da cidade de Londres e uso de tecnologia avançada para nos trazer uma história credível que prenda o jogador. Mas este é um dos primeiros jogos para a PS4, a chamada primeira verdadeira fornada, e sobre o futuro, o que deixa antever jogos cada vez mais detalhados e vivos. Ru Weerasuriya é da mesma opinião, partilhando que se sente entusiasmado para com o futuro, o que será lançado daqui a dois anos. Afirma que está constantemente a ver o que os outros estúdios estão a fazer, principalmente na questão da diversidade de aspetos que os videojogos fornecem, como gameplay, história, bandas sonoras, e quebrar com certas regras.

"Honestamente o que vocês estão a fazer, em tirar a pontuação das análises, é muito importante para a indústria. Já era tempo."

Cover image for YouTube videoThe Order 1886: New Gameplay - 15 minutes 1080p

"É como The Order 1886, é a experiência. Não é apenas o gameplay, ou a história, é o seu conjunto. Estás a jogar e não sentes paragens, não vês diferenças entre as cut-scenes e estás logo a jogar", remata Ru Weerasuriya.

Por último falámos um pouco sobre a ausência de pontuação nas análises dos videojogos, desde o início deste mês de fevereiro. Ru Weerasuriya está bem apercebido destas mudanças a nível editorial, não só na questão das notas, mas também na forma como se analisa o produto, estando mais diretos com os jogadores, jogar a mesma experiência.

Sobre o caso particular do Eurogamer, Ru Weerasuriya comentou, "Honestamente o que vocês estão a fazer, em tirar a pontuação das análises, é muito importante para a indústria. Já era tempo. Honestamente tenho dito há muito tempo, que atribuir uma medida a um jogo é algo difícil. É como olharmos para o filme Avatar e dizer 'é um 90/100? ou 80/100?', é muito difícil fazer estes cálculos, e nenhum analista de cinema o fez. É por isso que as coisas poderão mudar em função daquilo que vocês estão a fazer. É algo como dizeres a um amigo 'compra este jogo é divertido', é isso que todos fazemos, é isso que recomendamos não importando a nota.".

The Order 1886 será lançado no dia 20 de fevereiro em exclusivo para a PlayStation 4.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Order: 1886

PS4

Related topics
PS4
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários