Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Monster Hunter 4 Ultimate - Antevisão

Já falta pouco para a época da caça!

Monster Hunter Ultimate 4 é uma versão melhorada, definitiva e internacional do exclusivo nipónico para a 3DS Monster Hunter 4. Além disso, o jogo da Capcom é uma versão melhorada e definitiva, porque sendo transversal a toda a família de consolas portáteis 3DS e 2DS é um dos primeiros jogos a fazer uso de algumas funcionalidades exclusivas do novo modelo 3DS, a New 3DS, nomeadamente o C stick e o super estável 3D estereoscópico. Pese embora a especificidade e complexidade das mecânicas desta série que durante anos demorou a arrancar nos mercados ocidentais, hoje o cenário é um pouco diferente, sobretudo depois dos lançamentos mundiais de Monster Hunter Tri (Nintendo Wii) e Monster Hunter 3 Ultimate (Nintendo Wii U e 3DS). Embora Monster Hunter 4 seja um exclusivo regional, a chegada da New 3DS aos mercados ocidentais, depois do grande acolhimento no Japão, perfila-se como uma das razões para receber a nova plataforma com entusiasmo e juntamente com The Legend of Zelda: Majora's Mask, outro título emblemático e porventura mais conhecido diante da audiência ocidental.

É verdade que a assimilação das mecânicas de um Monster Hunter requer algum tempo e hábito, mas apesar das melhorias e inovações pensadas para as recentes evoluções, o sistema central do jogo não mudou significativamente, pelo que o conceito será familiar para os fãs da série. Se jogaram algum dos jogos anteriores, melhor.

Novas espécies de monstros.

Em Monster Hunter o jogador assume o papel de um caçador de monstros, em missões que podem durar largas dezenas de minutos. O conceito de jogo é o típico rpg de acção. O jogador caça para ganhar novos itens, especialmente a carne dos monstros, que para além de funcionar como alimento pode servir para a produção de outros bens. Uma das características do jogo é a exploração de territórios amplos, vastos com a sua biosfera, convidando o jogador a explorar e combater. Para tal terá que forjar armas, criar poções e obter equipamento adequado para derrotar as criaturas mais difíceis.

Na cena de introdução somos contratados e iniciamos a epopeia a bordo de um navio que navega em pleno deserto. O momento inicial arranca com estrondo, pois um monstro de amplas dimensões ameaça destruir a embarcação. É desde logo um apontamento breve sobre a natureza de um dos territórios que seremos convidados a explorar, mas também haverá florestas, grutas, montanhas e um mar gelado, diferentes ambientes que requerem uma preparação em termos de equipamento e armas.

Fica a impressão que em Monster Hunter 4 Ultimate a exploração em termos verticais assumirá um papel mais central. Não só na subida de "socalcos", possibilidade para atravessar o topo de uma densa vegetação, mas também em pequenos detalhes como correr sobre uma rocha, saltar e de seguida aplicar um golpe com a espada no momento da queda, uma técnica perfeita para abater uma criatura que não detectou a nossa presença.

Participação em multiplayer através de guilds

Com uma imensidão de monstros para caçar e capturar através de armadilhas, a imprevisibilidade aos nossos ataques ou tentativas de aproximação cria uma dificuldade adicional, pois todos eles apresentam comportamentos próprios e reagem distintamente quando atacados, alguns deles usando as longas garras ou picadelas venenosas que imediatamente sugam o nosso indicador de saúde e resistência.

As "quests" dividem-se mais uma vez entre graus de dificuldade e podem implicar a recolha de objectos específicos, caça de monstros ou captura através das armadilhas. Vale a pena sublinhar que durante o combate não somos brindados com qualquer barra de saúde do monstro. É uma das marcas mais fortes da série e neste jogo não é excepção. Para debelar as dificuldades advenientes desse processo, é decisivo estudar os monstros e observar o seu comportamento e reacções aos nossos ataques.

Condições extremas geram monstros mais perigosos.

Existe um vasto arsenal de armas. Todas podem ser forjadas e está garantida a tradicional combinação entre escudo e espada, podendo ainda, em alternativa, usar duas espadas ou, se preferirem, um martelo ou espada de exponentes dimensões e que requerem as duas mãos, consumindo muita resistência e reduzindo os movimentos da personagem. É interessante verificar a progressão, aumentando a experiência da personagem e confrontando cada vez mais criaturas medonhas e perigosas. As possibilidades de equipamento impressionam. Uma das grandes novidades é a Insect Glaive, que dispara um Kinsect na direcção do monstro capturando alguns dos seus dados ao mesmo tempo que nos dá uma melhoria das condições de ataque por algum tempo.

Será possível participar em missões com a ajuda dos Palico Felyne, uma raça semelhante à dos gatos e que durante o combate podem proporcionar auxílio e ajuda na montagem de armadilhas e caça dos monstros. Em termos de experiência multiplayer, um dos pontos fortes de Monster Hunter, será possível participar em missões com até 3 amigos, através de rede local ou por via online. No entanto, no momento desta antevisão, ainda não nos é possível aceder às "guilds", onde poderão equipar a personagem e escolher as armas. Apesar da natural equiparação aos jogos anteriores, Monster Hunter Ultimate 4 promete tornar interessante a caça aos monstros, em novos territórios e com bichos entusiasmantes à nossa espera. A utilização do C stick vem ajudar e muito na manobra da câmara, enquanto que o ecrã inferior continua afecto a uma série de dados, mapas e outros indicadores relevantes que podemos personalizar. Se preferirem podem até aceder por ali ao C stick. A caça vai abrir em breve.

Read this next