Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

World of Warcraft: Warlords of Draenor - Análise

De volta às origens.

Tal como esperado, já está no ar a quinta e a mais recente expansão do World of Warcraft, com o nome Warlords Of Draenor. A expansão tem o seu início nas proximidades do Dark Portal, através do qual ambas as fações recuam 35 anos no tempo para Draenor, que será o palco de todas as futuras ações. O presente vira agora passado e, situando-nos na escala cronológica: estamos ainda antes da primeira expansão - The Burning Crusade, onde o planeta Draenor dará origem ao já conhecido Outland. Com este recuo temporal temos, então, a fantástica oportunidade de observar toda a beleza de Draenor antes deste ser completamente destruído.

Shadowmoon Valley - Draenor

Logo após atravessarmos a barreira temporal temos o nosso primeiro contato com Draenor: Tanaan Jungle. Esta zona pioneira serve-nos como uma espécie de apresentação do novo planeta, com o intuito de nos habituarmos às novas vistas e, claro, de conhecermos pessoalmente os Warlords. Excluindo as quests do pre-patch, esta é, também, a nossa primeira oportunidade de enfrentar o novo inimigo: a Iron Horde, que agora tem do seu lado todo o equipamento futurístico que lhes foi disponibilizado pelo Garrosh Hellscream, após a sua fuga no tempo. Depois de concluir esta parte introdutória da Tanaan Jungle, as duas fações seguem caminhos diferentes: Horde ruma até Frostfire Ridge, enquanto Alliance segue a sua estrada para Shadowmoon Valley.

Um dos principais focos de Warlords of Draenor é o aumento do nível máximo, que passa a ser 100, em vez de 90, sendo que a aventura dos jogadores não acaba quando estes atingem o mais elevado nível. Para os pioneiros deste MMORPG e, também, para os jogadores mais antigos que decidiram regressar ao mundo de Warcraft, esta nova expansão inclui um Level 90 Character Boost que nos dá a oportunidade de evoluir uma e apenas uma personagem à nossa escolha para o nível 90, para que possamos desfrutar de todas as alterações desta nova expansão o mais rapidamente possível.

Com o lançamento da nova expansão, a Blizzard também aproveitou para melhorar o aspeto gráfico das personagens. Não só o seu aspeto visual como também as animações sofreram uma evolução, tornando o jogo mais atual. Apenas os Goblins, Worgens e Pandaren não sofreram qualquer evolução, visto já estarem bastante atualizados. Resta apenas a atualização dos Blood Elves que já está mesmo à porta, entretanto podemos ter acesso ao Sneak Peek do seu novo aspeto visual divulgado pela Blizzard.

Upgrade visual dos Blood Elves

Sendo este o nosso primeiro contato com o planeta Draenor, não existe nada como explorá-lo ao máximo. O mundo divide-se em 8 diferentes zonas que estão à nossa espera: Frostfire Ridge, Shadowmoon Valley, Gorgrond, Spires of Arak, Nagrand, Talador, Tanaan Jungle e a zona de PVP - Ashran. É óbvio que, com o acesso a novas zonas, vamos enfrentar novos perigos e novas missões, tanto principais como secundárias, que interagem entre si de uma forma soberba, dando grande importância a todos os objetivos sem que os jogadores possam sentir a vontade de ignorar uma ou outra missão secundária.

É, também, precisamente nesta expansão que a nossa personagem atinge, finalmente, a devida importância no decorrer de toda a história. A ideia de que somos personagens inúteis no mundo de MMORPGs é completamente quebrada com o lançamento de Warlords of Draenor, onde o nosso impacto individual é mais do que evidente. Compreender a história do jogo é, agora, mais fácil do que nunca com o auxílio das cut-scenes que nos são apresentadas nesta nova expansão. Cut-scenes curtas, que nos prendem ao ecrã do início ao fim são uma grande mais valia para o jogo, deixando nos de boca aberta e, com ainda mais vontade de seguir em frente, à conquista do novo planeta.

Viajar no tempo para impedir a invasão dos Orcs a Azeroth é uma missão com alto grau de dificuldade, e é precisamente para nos auxiliar neste objetivo que surge a grande novidade do jogo - a Garrison - uma espécie de base para cada jogador, que o vai acompanhar ao longo de todo o jogo. Cada fação tem uma Garrison à sua disposição e, devido ao sistema de Phasing, estas Garrisons também se tornam, de certa forma, individuais para cada jogador. Isto é, estas situam-se exatamente no mesmo sítio para todos (da mesma fação, claro), mas ao entrar na Garrison cada jogador entra na sua própria realidade, diferente de todos os outros, onde pode customizar o seu interior sem interferir em nenhum outro.

"Não restam dúvidas de que Warlords of Draenor é uma das expansões mais inovadores e bem conseguidas pela Blizzard"

Claro que, para não nos sentirmos sós dentro desta fortaleza, podemos sempre convidar amigos para usufruírem do nosso lar e, também, para nos ajudarem na nossa evolução. Dentro da nossa Garrison, controlamos a construção de diferentes edifícios que serão fulcrais na nossa batalha contra Iron Horde. Estes edifícios têm, também, 3 niveis de melhoria para que a nossa evolução seja mais rápida à medida que o tempo passa. Também os followers que encontramos ao longo da nossa aventura poderão ser usados na Garrison para completar as diferentes missões, sublinhando o nosso impacto no jogo. À medida que os nossos followers completam missões, ganham experiência o que vai, também, elevar o grau das próximas missões. Mas é claro que a dificuldade da missão é diretamente proporcional ao prémio final, sendo que não missões mais avançadas os nossos followers poderão voltar para casa com itens épicos e essenciais no nosso progresso.

Uma das grandes novidades da nova expansão foi a melhoria do Group Finder. Encontrar um grupo para completar uma quest nunca foi tão fácil, não só pelas melhorias do interface como também pela introdução das relações entre jogadores de diferentes servidores. No interface do Group Finder temos, agora, vários filtros que nos permitem fazer restrições e organizar o nosso grupo à nossa maneira e, após postarmos o nosso pedido de ajuda, poderemos juntar-nos a jogadores de outros servidores para poder completar rapidamente a quest e seguir na partida, poupando uma enorme quantidade de tempo.

Não restam dúvidas de que Warlords of Draenor é uma das expansões mais inovadoras e bem conseguidas pela Blizzard, que foi em encontro com os jogadores, agradando-os maioritariamente e, mantendo-se fiel à história do World of Warcraft conseguiu rejuvenescer um jogo que já tem mais de uma década de idade. Warlords of Draenor é um dos pontos mais altos de todo o universo Warcraft.

9 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Vladyslav Reznikov avatar

Vladyslav Reznikov

Redator

O newbie da Eurogamer, mas que já tem anos de vida no universo online. Amante de MMOs e FPS, mas não deixa de viver a realidade com o seu interesse pela música, nomeadamente guitarra elétrica.

Comentários