Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Entrevista Pokémon ORAS: Nova habilidade Soar, mega-evoluções, longevidade, New 3DS e o futuro

Junichi Masuda e Shigeru Ohmori destacam as novidades dos remakes e muito mais.

A convite da Nintendo, viajamos até à sede da companhia na Europa em Frankfurt para experimentar Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire em antecipação ao lançamento a 28 de novembro. A ocasião também serviu para entrevistar o produtor, Junichi Masuda, diretor de Pokémon X e Y e que está envolvido na série desde os seus primórdios, e Shigeru Ohmori, diretor dos remakes em questão e que trabalha na GameFreak desde 2001 como designer e responsável pelos mapas dos jogos Pokémon.

A entrevista decorreu no início de outubro, quando a mega-evolução de Rayquaza ainda era segredo (isto para justificar a primeira pergunta que agora se tornou irrelevante). As restantes questões focaram-se em vários aspetos destas novas versões, desde a quantidade de conteúdos existentes depois do fim da história, as trocas de Pokémon com os jogos X e Y, a escolha de Pokémon para as mega-evoluções e as principais diferenças que vamos encontrar nos remakes Omega Ruby e Alpha Sapphire.

É essencial que, se querem ficar a par das novidades de Omega Ruby e Alpha Sapphire, leiam a nossa antevisão onde descrevemos e explicamos as novas mecânicas, como o "Sneaking" e PokéNav Plus. Esta entrevista complementa a antevisão contendo novas informações como a habilidade Soar e quantidade de Pokémon disponíveis.

EurogamerTanto Groundon como Kyogre têm agora uma forma Primal Reversion. O Rayquaza também terá uma forma destas?
Shigeru Ohmori

Desta vez, a Primal Reversion é apenas para Groudon e Kyogre. Contudo, um dos pontos centrais da história é explorar os segredos e mistérios da mega-evolução. E por acaso, o Rayquaza tem uma mega-evolução e um grande papel nesta história sobre a mega-evolução.

EurogamerHá quanto tempo estão a desenvolver estes remakes? Estavam a trabalhar neles simultaneamente com Pokémon X e Y?
Shigeru Ohmori

No meu caso, o desenvolvimento começou a 21 de novembro de 2012 quando estava a conversar com o Sr. Masuda e pediu-me para ser o diretor destes remakes de Pokémon Ruby e Sapphire. Claro que, nesse ponto, ainda estávamos muito ocupados com Pokémon X e Y e a trabalhar na versão debug do jogo. Nessa altura, criei sozinho muitas das ideias e conceitos para Omega Ruby e Alpha Sapphire. Quando terminou a produção de X e Y, o pessoal moveu-se para produção de Omega Ruby e Alpha Sapphire, entrando em produção total durante cerca de um ano com 100 membros da equipa.

Shigeru Ohmori à direita e Junichi Masuda à esquerda.
EurogamerComo funcionará o sistema de trocas de Pokémon entre os jogos Omega Ruby/Alpha Sapphire e X/Y?
Shigeru Ohmori

Quando jogaste deves ter reparado que no ecrã inferior existe a MultiNav. Existem três grandes elementos da MultiNav: a DexNav, que te dá informação sobre os Pokémon à tua volta, a TVNav, e a terceira é a PlayNav. Nesta última tem todas as funcionalidades do ecrã inferior de Pokémon X/Y como o PSS, Pokémon-Amie, Super Training e podes comunicar com os jogadores de X e Y para combater e fazer trocas. E depois tens o Wondertrade que também estará presente em Omega Ruby e Alpha Sapphire.

EurogamerEntão não vamos precisar do Pokémon Bank?
Shigeru Ohmori

Como podes comunicar com os jogos X e Y poderás realizar trocas diretamente.

"Se as pessoas estão a usar muito um Pokémon específico, é um factor para desenhar uma mega-evolução e tentar talvez mudar os combates contra-atacando um Pokémon popular" - Shigeru Ohmori

EurogamerPodem explicar o processo de escolher uma mega-evolução?
Shigeru Ohmori

Existe uma variedade de razões pelas quais decidimos que um Pokémon terá uma mega-evolução. Uma delas é observar os combates nos torneios mundiais e Online para descobrir quais são os Pokémon que as pessoas usam mais. Se as pessoas estão a usar muito um Pokémon específico, é um factor para desenhar uma mega-evolução e tentar talvez mudar os combates contra-atacando um Pokémon popular.

Para além disto, temos a história dos jogos, que são sobre explorar as origens da mega-evolução, portanto, os Pokémon que aparecem durante a história são escolhidos para ter uma mega-evolução. Também consideramos o que os jogadores querem ver e tentamos surpreendê-los. São muitas as razões e maneiras de determinar quais são os Pokémon escolhidos.

EurogamerAinda existem mega-evoluções por revelar?
Shigeru Ohmori

Sim, existem muitos Pokémon com mega-evoluções em Omega Ruby e Alpha Sapphire, e algumas ainda não foram reveladas. Esperamos que os jogadores explorem os jogos e os descubram por si próprios.

EurogamerSerá que o Dragonite é uma das mega-evoluções por revelar?
Shigeru Ohmori

Gostas muito do Dragonite, não gostas?

EurogamerSim (risos).
Shigeru Ohmori

Quero guardar algumas surpresas para o jogo, por isso terás que jogar para descobrir.

EurogamerPor que razão o Pikachu é o único Pokémon com fatos especiais para os concursos de beleza?
Shigeru Ohmori

O Pikachu é um dos Pokémon mais conhecidos e tem o mesmo nome em todas as línguas do mundo. Mesmo as pessoas que não jogam, reconhecem-no pela série animada. Queríamos pegar nesta personagem e encontrar mais possibilidades para explorar e novas formas de o mostrar nos jogos. Foi assim que chegamos à ideia de o juntar aos concursos para dar-lhe fatos únicos que podem ser usados nos concursos. O que é interessante é que também podes usar os fatos no modo aventura. Quando vestes o Pikachu com um destes fatos, pode aprender ataques que normalmente não pode aprender. Por exemplo, se entrares num ginásio em que um ataque seja útil, podes vestir-lhe esse fato.

Junichi Masuda

Mas não é qualquer Pikachu que pode vestir estes fatos. É um Pikachu muito especial. Todos os fatos foram feitos à medida para este Pikachu, é o único que pode vesti-los.

EurogamerAcreditam que no futuro, como cada vez mais Pokémon têm mega-evoluções, todos eles terão esta nova forma de evoluir?
Junichi Masuda

Como os Pokémon são tão diferentes, penso que depende do caso. A mega-evolução é causada por esta ligação especial com o treinador. No caso de Groundon e Kyogre, conseguem atingir a Primal Reversion, que é diferente da mega-evolução, sozinhos. Por esta razão, penso que a forma como todos estes Pokémon diferentes vão evoluir depende de cada caso.

EurogamerSerá possível apanhar o Deoxys? Não tenho a certeza, mas penso que nos originais apenas podíamos apanhá-lo através de um evento especial.
Shigeru Ohmori

Já não me lembro como funcionou esse evento, mas penso que poderá ter sido para os jogos FireRed LeafGreen em que houve um evento especial de distribuição.

Shigeru Ohmori

A única coisa que posso dizer agora é que existem muitas surpresas para quem jogou os originais. Existem definitivamente Pokémon lendários que não aparecerem nos primeiros. Quero que os jogadores explorem por si próprios e descubram como estes Pokémon podem ser apanhados.

EurogamerPodem dar-me uma estimativa de quantos Pokémon poderemos apanhar? Talvez sejam mais de metade dos 719 que existem agora?
Shigeru Ohmori

Não te posso dar um número específico, mas posso adiantar que com X/Y e Omega Ruby/Alpha Sapphire poderás apanhar todos os Pokémon e completar a National Dex, só para te dar uma ideia de quantos Pokémon estarão disponíveis.

"Como conseguimos recriar toda a região em 3D, os jogadores vão poder voar com uma nova habilidade chamada Soar e aterrar em qualquer sítio" - Shigeru Ohmori

EurogamerQual é o motivo para não existir um remake do Pokémon Emerald?
Junichi Masuda

Fui o diretor dos originais e foi um projeto muito especial e memorável para mim. A inspiração para a região surgiu-me da terra dos meus avós, a ilha de Kyushu no Japão, que visitava durante o verão para brincar no rio e no oceano. Sendo um projeto tão especial, sabia que queria recriar Ruby e Sapphire nestes remakes. Mas não são simples recriações, adicionamos muitos elementos e, por exemplo, o Rayquaza, que tinha um grande papel no Pokémon Emerald, tem importância nestes novos jogos em adição às novidades que acredito que os jogadores vão gostar.

EurogamerQuais são as principais diferenças entre estes remakes e as versões originais?
Shigeru Ohmori

Obviamente, a maior diferença será na parte visual. O Ruby e Sapphire foram os primeiros jogos nos quais trabalhei na GameFreak. Estive envolvido no desenho dos mapas e ambientes, que eram a duas dimensões naquela época. Agora com estes remakes para a 3DS temos mais capacidade gráfica e atualizamos a região para ser apresentada completamente em 3D. Criamos cenários belos que realmente refletem como a região japonesa de Kyushu é durante o verão. O nosso foco foi recriar essa atmosfera. Os Pokémon dos outros jogos também aparecem agora a três dimensões. Inicialmente penso que o visual será a parte de destaque para todos os jogadores.

Shigeru Ohmori

Outra nova funcionalidade tem por base o conceito dos originais de dois grandes temas: a terra e o oceano. A terra era representada por Groundon e o oceano por Kyogre. Em adição a isto, com Omega Ruby e Alpha Sapphire adicionamos o tema do céu, que é de certo modo representando por Rayquaza. Mas como conseguimos recriar toda a região em 3D, os jogadores vão poder voar com uma nova habilidade chamada Soar e aterrar em qualquer sítio. Nos originais havia muitos sítios, incluindo pequenas ilhas, que não podias alcançar mas que agora podes. Nestes sítios vais encontrar Pokémon que originalmente não estavam lá.

EurogamerQual é a diferença entre esta habilidade e o Fly?
Shigeru Ohmori

Com o Fly escolhes um local e podes voar para aí diretamente. Mas o Soar é uma nova habilidade exclusiva para o Mega Latios e Mega Latias. O jogador viaja nas costas destes Pokémon e podes controlar a direção enquanto voas. Estes Pokémon também têm a habilidade de detetar aonde estão certos Pokémon para que possam guiar-te até eles.

EurogamerTalvez seja demasiado cedo para perguntar, mas será que podemos contar com remakes de Pokémon Pearl e Diamond? Parece ser um passo lógico já que há remakes do Pokémon Blue e Red, Silver e Gold e agora Ruby e Sapphire.
Junichi Masuda

Da minha perspetiva parece que acabei ainda há pouco esses jogos. Parece-me que precisamos de mais tempo antes de pensarmos em remakes (muitos risos).

EurogamerQuanto ao futuro, qual é a vossa visão para Pokémon daqui a dez anos?
Junichi Masuda

Desde o início que Pokémon evoluiu ao par das consolas portáteis da Nintendo. Começamos com o Link Cable no GameBoy, depois avançamos para o Wireless e agora temos o Wi-Fi para a ligação à Internet juntamente com várias funcionalidades novas. Penso que o hardware continuará a evoluir e a esse ritmo vão aparecer novas tecnologias para criar uma jogabilidade e formas de comunicar mais ricas nos jogos Pokémon.

Em simultâneo, criamos sempre os jogos para que possam ser jogados com muitas pessoas e encontrares diversão. Penso que esta continuará a ser a filosofia para os jogos Pokémon no futuro.

"O hardware continuará a evoluir e a esse ritmo vão aparecer novas tecnologias para criar uma jogabilidade e formas de comunicar mais ricas nos jogos Pokémon" - Junichi Masuda

EurogamerDado que disse que o hardware continuará a melhorar, gostou da New 3DS? Está a considerar em criar algum jogo para a nova versão da consola?
Junichi Masuda

É pretendido que Omega Ruby e Alpha Sapphire funcionem ao par de X e Y para que exista compatibilidade. A nossa intenção foi assegurar que a experiência é a mesma em todas as plataformas, a 3DS, New 3DS e 2DS. Por isso não criamos nada especial para a New 3DS nestes jogos. Mas claro que, sempre que é lançado um novo hardware, a tecnologia melhora e é importante que a tecnologia continue a evoluir. Quanto às plataformas para as quais vamos lançar os nossos jogos, queremos manter as pessoas na expectativa. Não temos nada a anunciar por agora.

Com a nova 3DS estou preocupado que demasiados botões possam confundir as crianças, mas penso que funcionará bem.

EurogamerPodem falar sobre os conteúdos disponíveis depois de concluirmos a liga dos Pokémon?
Shigeru Ohmori

Dependendo do objetivo do jogador, existe definitivamente muitas coisas para fazer. Por exemplo, alguém que queira apanhar todos os Pokémon precisará de muito tempo para realizar essa tarefa. Mas acredito que temos imensos conteúdos reservados para aqueles que querem continuar a jogar depois do fim da história, por exemplo, os concursos de beleza. Existe uma sub-história que se desenrola à medida que progrides no ranking, penso que será muito divertido explorar isto para além da história. E também temos as bases secretas, que têm novas funcionalidades e podem ser partilhadas com outros jogadores. Estes são apenas alguns exemplos dos conteúdos dos quais os jogadores vão poder desfrutar.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Awaiting cover image
Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários