Depois dos vários rumores ao longo da semana, a Reuters publicou que a Microsoft terá adquirido a Mojang, companhia sueca responsável pelo bem sucedido Minecraft, pela módica quantia de 2.5 mil milhões de dólares.

Este valor é ainda superior ao que os rumores apontavam, e segundo a Reuters o anúncio da aquisição vai-se realizar na próxima segunda-feira.

Esta aquisição terá como objectivo principal potenciar a divisão mobile da Microsoft, que conseguiu captar apenas uma pequena fatia de mercado com os seus telemóveis Windows Phone e os seus Tablets Surface, contra o domínio dos sistemas Android e iOS.

Segundo fontes da Reuters, o objectivo a longo prazo não seria beneficiar as consolas Xbox mas sim potenciar a sua divisão mobile, começando com versões do jogo para as plataformas Windows Phone. Há que relembrar que 40% das vendas totais de Minecraft são provenientes dos dispositivos móveis, onde habitualmente ocupa os primeiros lugares das aplicações mais vendidas.

A confirmar-se, esta será a maior aquisição da década relacionada com os videojogos, e a terceira grande aquisição do ano, depois da compra da Oculus Rift pelo Facebook por 2 mil milhões de dólares e da recente aquisição do Twitch por parte da Amazon por algo perto dos mil milhões.

Os mesmos rumores que adiantavam esta semana a aquisição, também apontavam que Markus Persson, o grande responsável pelo sucesso de Minecraft, deixaria a Mojang caso a aquisição se concretizasse.

Publicidade

Sobre o Autor

Luís Alves

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Mais artigos pelo Luís Alves