A Sucker Punch explica os aumentos de framerate no DLC de inFamous: Second Son

First Light corre mais rápido que Second Son - Será que estas melhorias serão também implementadas no jogo original?

Na nossa análise de performance a inFamous First Light, fizemos uma descoberta interessante: O seu DLC corre notoriamente mais rápido que Second Son, com um aumento geral de 12% em taxa de fotogramas nos testes lado a lado que apresentamos em baixo.

Quisemos descobrir o porquê - será que a menor escala do DLC ajudou a aumentar o framerate, ou será que a Sucker Punch otimizou o motor de jogo? E em cima disso, se o produtor de facto otimizou o motor de jogo, será que poderemos ver essas melhorias no jogo original? Contactamos a Sony e Sucker Punch para pedir esclarecimentos acerca deste assunto.

“Para First Light, fizemos algumas otimizações aos shaders e isso acelerou as coisas” - disse o produtor. "As melhorias mais notáveis foram feitas no nosso shader “water ripple” , e no modo de como fazemos o encoding/decoding no buffer gráfico. Para além disso, o DUP não tem fortificações tão grandes neste capítulo do jogo e isso tem um impacto significativo.

inFamous na PS4 usa rendering baseado em física para modelar a luz, onde os vários componentes do cenário, incluindo as propriedades dos materiais e o modo de como estes interagem com luz, estão todas contidas no buffer de geometria antes do processamento. Pelo que parece aqui as otimizações resultam num aumento significativo da performance: enquanto que ausência de fortificações no jogo contribui para aumentar o framerate, no vídeo ainda vemos aumentos substanciais de performance onde essas áreas também não estão presentes no jogo original.

: Esta tour do panorama da cidade de Seattle demonstra o que inFamous First Light corre mais rápido que o jogo original em situações idênticas. Queríamos descobrir porquê.

First Light Second Son
Frame-Rate mais baixo 33fps 28fps
Frame-Rate mais alto 49fps 45fps
Frame-Rate médio 40.36fps 35.92fps

Então será que estas melhorias podem ser incluídas no jogo original? Teoricamente, sim, mas a logística envolvida para tornar isso numa realidade não o deve de permitir.

"Quanto a fazermos um patch para Second Son, é pouco provável porque a atualização teria um tamanho de cerca de 60% do jogo completo - muitos gigabytes” - explica a Sucker Punch. “Estas melhorias são o resultado de embebermos os shaders dentro do próprio conteúdo da cidade, e por isso não nos basta aplicar uma atualização para resolver as coisas”."

Então será que estas melhorias em First Light melhoram a experiência de jogo quando comparados com Second Son? No geral, há um aumento de 5 fps quando o jogo está a correr com o framerate desbloqueado, algo que não é totalmente aparente. Onde sentimos mais a diferença foi em áreas onde o motor de jogo está sobre stress, pois First Light mantêm se mais facilmente acima dos 30 fps que o seu antecessor. A melhoria também é notória quando se joga com a opção de 30 fps fixos activados: a ação é muito mais fluída que em Second Son.

Em suma, podemos afirmar que o efeito é bastante subtil mas significante, demonstrando o quanto as otimizações feitas ao motor de jogo podem afectar a performance do jogo. Também é de salientar a rapidez com que estes produtores talentosos estão tirar cada vez mais e melhor partido do hardware da PS4.

Aqui podemos ver como inFamous First Light se comporta em algums clips de jogo mais gerais.

Publicidade

Salta para os comentários (6)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (6)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários