Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Riot avança com reboot à história de League of Legends

As decisões tomadas no início estão a limitar a evolução, explica equipa responsável pela narrativa.

A história que fundamenta League of Legends, o MOBA mais popular do mundo, está no processo de ser re-imaginada, sendo a principal razão dada pela Riot Games o arrependimento de decisões feitas no passado que agora impedem a história de evoluir.

Todo o processo que levou a esta decisão, que não foi tomada levemente, foi detalhado no site oficial num entrada do blog com o título "Explorando Runeterra". Se não estão familiarizados com o lore, Runeterra é mundo no qual League of Legends e todos os seus Champions existem.

"Nos primeiros dias de League, criamos um contexto fictício que justificava como os jogadores podiam controlar os Champions nas partidas. Chegamos a conceitos como Summoners, Fields of Justice, Institute of War, e de facto, à própria League of Legends, tudo numa tentativa de dar um contexto fictício para a ação do jogo," escreveu Tommy Gnox, que trabalha na equipa responsável pela dimensão narrativa de League of Legends.

"Pouco depois, estas escolhas iniciais começaram a criar problemas inesperados. Cada novo Champion precisava de uma razão para se juntar aos restantes, e conforme os seus números cresciam, o resultado foi que com o passar do tempo o mundo começou a dar a sensação de ser pequeno, e eventualmente menos interessante".

"As instituições que criamos fomentaram a estagnação criativa, limitando as formas como os Champions, fações e Runeterra poderiam crescer e mudar. Mais ainda, a própria ideia dos Summoners todos poderosos torna os Champions em pouco mais de marionetas controladas por poderes divinos. O contexto que criamos para explicar a ação estava ultimamente a restringir o potencial do desenvolvimento narrativo das personagens que definem o jogo".

Para superar estas limitações, a solução da Riot é criar uma nova narrativa para Runeterra, na qual os Champions e fações têm total liberdade para crescer e evoluir, procurando "aumentar a envergadura da história de League of Legends e buscar um mundo mais dinâmico e abrangente apropriado para as capacidades e personalidades dos nossos Champions".

Embora a história esteja a evoluir, a Riot coloca uma barreira entre esta dimensão e a jogabilidade, sublinhando que são duas coisas diferentes e que uma não deve limitar a outra.

"Não queremos limitar a história por causa da jogabilidade, assim como não queremos limitar a jogabilidade por causa da história" - Riot Games

"Essencialmente, isto significa que o jogo e a história não são cópias um do outro. Como um jogo, League of Legends é sobre criar jogabilidade espetacular, enquanto como uma história é sobre criar personagens profundas e vibrantes, e fações que habitam um mundo expansivo. Não queremos limitar a história por causa da jogabilidade, assim como não queremos limitar a jogabilidade por causa da história - queremos que ambas (e todos os outros elementos de League of Legends) tenham liberdade para que possam ser o melhor possível".

A mudança para uma nova narrativa não significa a história antiga não tenha valor. Sobre isto Tommy Gnox disse que "o lore original de League of Legends permanece uma parte estimada da sua história".

"Desde livros de banda desenhada à literatura clássica, a exploração do mesmo espaço criativo de diferentes e vastas maneiras é uma parte natural do storytelling", disse Gnox, justificando a validade da decisão..

Como fãs de League of Legends, como se sentem relativamente a esta mudança?

Read this next