Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sony: Realidade virtual vai ter um impacto tão grande quanto os gráficos 3D

Yoshida diz que é um passo tão à frente nos jogos que é quase injusto.

Segundo as palavras de Shuhei Yoshida, presidente dos Worldwide Studios da Sony, a tecnologia de realidade virtual como a que é utilizada no Project Morpheus é um passo tão à frente na forma de como os jogos tradicionais funcionam que é quase injusta.

Numa entrevista conduzida pelo The Verge, Yoshida falou sobre o futuro da realidade virtual. "Nós temos algo aqui que nunca experienciámos. Ao trabalhar no desenvolvimento de jogos, tentamos criar sempre um novo tipo de experiência, e ter a tecnologia de realidade virtual é quase injusto."

Os produtores de jogos podem rapidamente criar novas ideias, em parte graças a motores de jogo como o Unity, disse Yoshida.

Durante a entrevista Yoshida contou também que a Sony não tem apenas um interesse fugaz na realidade virtual. "Para a Sony Computer Entertainment, a realidade virtual e o Morpheus são áreas muito entusiasmantes para nós, tal como o cloud gaming com o PS Now, ou outros serviços de rede," disse ele. "Estamos muito focados em trazer essa experiência aos consumidores."

Tanto o Project Morpheus como o rival Oculus Rift, são produtos em desenvolvimento e que ainda não se sabe quando serão lançados para o público em geral. Da parte da Sony, Yoshida diz que estão muito satisfeitos com a forma de como a actual versão do headset está a funcionar, mas ainda irão fazer mais modificações até que o Project Morpheus esteja pronto para ser lançado.

Além disso, antes do dispositivo chegar ao mercado, a Sony precisa de ter um bom alinhamento de jogos para o mesmo. E é aí que está o maior desafio, uma vez que, segundo Yoshida, fazer um jogo para o Morpheus é muito diferente de fazer um jogo para uma consola tradicional.

"Todos os produtores que tenham começado a trabalhar na realidade virtual tiveram de reaprender aquilo que aprenderam ao longo dos anos enquanto faziam jogos," disse ele. "Muita da tecnologia e material pode ser usado novamente, mas a abordagem tem de ser muito diferente. Se os jogos ou aplicações forem mal desenhados, as pessoas ficam com enjoos, o que é algo muito mau de se ter como introdução."

Para Yoshida a realidade virtual pode ter um impacto tão brutal na industria de videojogos quanto as placas gráficas 3D tiveram quando chegaram há 20 anos.

"As placas gráficas 3D tiveram um impacto enorme, mas os produtores ainda estão a aprender como usar gráficos 3D em jogos como Grand Theft Auto ou The Last of Us, 20 anos após o lançamento da PS1," disse ele.

Por fim Yoshida ressalvou que para o Project Morpheus apelar às massas precisa de ser um produto acessível quando for lançado.

Read this next